Ilustração sobre a Localidade

PERFIL

Concelho de Aveiro

Aveiro - Perfil

Aveiro é a capital de uma região contemplada pela mãe natureza com diferentes paisagens que se combinam de modo exemplar. Região onde a montanha, sulcada de profundos vales, abraça as terras. Onde as planícies, assumindo a sua vaidade, parecem mudar de roupagem a cada hora do dia pela diferente luminosidade que as envolve. E onde o mar percorre a costa convidando os turistas a desfrutarem dos seus atractivos próprios.
Aveiro é também a Veneza portuguesa, com a formosa Ria a banhar os povoados e a metrópole urbana. Mas aqui não são as Gôndolas os veículos que transportam residentes e visitantes. Aproveitando o facto de estar edificada sobre uma planície, Aveiro convida os transeuntes a deslocarem-se de bicicleta, quase obrigando-nos a designá-la de a "Amesterdão lusitana". E por todos os cantos nos sorriem as famosas Buga - bicicletas self-service - disponíveis a todos quantos se entreguem à arte de pedalar como estilo urbano de vida.
Um passeio é uma descoberta: de modernas zonas urbanas, onde as construções progressistas são marcadas fortemente pela luz e colorido da paisagem envolvente. O Fórum, em jeito de Ágora grega e o pólo universitário são dos melhores exemplos. 
Em simbiose com este modelo futurista está o tipicismo dos bairros da beira-ria, que nos fazem pensar que a tradição ainda é o que era. Juntos, estes dois estilos de urbanismo fazem da nossa "Veneza" a cidade onde a tradição e a actualidade se combinam num idílio fértil e feliz.

Demografia

O concelho de Aveiro tem registado, ao longo das últimas décadas, um crescimento regular da população residente. A título de exemplo, entre 1960 e 1981, a população aumentou 31%, variação esta superior à média de Portugal Continental (13%) e do distrito (19%).
O volume da população residente registado em 1981 ultrapassava os sessenta mil, de acordo com os resultados do Censo desse ano. Já os resultados provisórios do Censo de há dez anos atrás - porque estes dados são sempre analisados com anos de distância - apontam para um número da ordem dos setenta mil, a que corresponde um crescimento de, aproximadamente, 11%. 
A distribuição da população concelhia tem vindo a evoluir no sentido da concentração em vários núcleos urbanos, com especial relevância no que respeita à cidade, tendência esta que favorece a dotação de infra-estruturas e equipamentos.
Assiste-se também à persistente queda da natalidade, fenómeno que, aliás, é bem visível em quase todos os centros urbanos do país. Contudo, a cidade tem registado um forte crescimento demográfico resultante de movimentos migratórios atraídos pela sua grande dinâmica económica e social e, sobretudo, pela Universidade.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Oposição reivindica vitória nas eleições legislativas de São Tomé e Príncipe
Ainda sem resultados oficiais das eleições de domingo, Américo Barros, líder do MLSTP, promete “não decepcionar o povo”.

Burla do “falso Zé Amaro” chega a tribunal, vítima entregou 150 mil euros
Mulher achava que estava a falar com o cantor na Internet, entregando poupanças aos impostores. Rede costa-marfinense na origem da burla.

DGS: creches devem garantir condições para continuidade do aleitamento materno
Direcção-Geral da Saúde lançou o primeiro manual com orientações para a alimentação em creches e outras respostas sociais, que recomenda a limitação da oferta de alimentos ultraprocessados.

Tratamento de gémeas luso-brasileiras: Ministério Público deduziu acusação contra quatro arguidos
Três dos arguidos estão indiciados pelos crimes de “prevaricação em concurso aparente com o crime de abuso de poderes” e uma arguida pela prática de “um crime de burla qualificada”.

Itália vive pico repentino de feminicídios em mês e meio, apesar de nova legislação
País registou 16 casos em Agosto e Setembro, face a seis no período anterior. Especialistas criticam falta de prevenção e preparação para aplicação da lei, que prevê prisão perpétua para condenados.

Universidades abrem mais mil vagas para profissionalização em serviço de professores
Os cursos deverão arrancar em Outubro mas, segundo a tutela, cerca de 80% das 1036 vagas já estão preenchidas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade