Ilustração sobre a Localidade

PERFIL

Concelho de Aveiro

Aveiro - Perfil

Aveiro é a capital de uma região contemplada pela mãe natureza com diferentes paisagens que se combinam de modo exemplar. Região onde a montanha, sulcada de profundos vales, abraça as terras. Onde as planícies, assumindo a sua vaidade, parecem mudar de roupagem a cada hora do dia pela diferente luminosidade que as envolve. E onde o mar percorre a costa convidando os turistas a desfrutarem dos seus atractivos próprios.
Aveiro é também a Veneza portuguesa, com a formosa Ria a banhar os povoados e a metrópole urbana. Mas aqui não são as Gôndolas os veículos que transportam residentes e visitantes. Aproveitando o facto de estar edificada sobre uma planície, Aveiro convida os transeuntes a deslocarem-se de bicicleta, quase obrigando-nos a designá-la de a "Amesterdão lusitana". E por todos os cantos nos sorriem as famosas Buga - bicicletas self-service - disponíveis a todos quantos se entreguem à arte de pedalar como estilo urbano de vida.
Um passeio é uma descoberta: de modernas zonas urbanas, onde as construções progressistas são marcadas fortemente pela luz e colorido da paisagem envolvente. O Fórum, em jeito de Ágora grega e o pólo universitário são dos melhores exemplos. 
Em simbiose com este modelo futurista está o tipicismo dos bairros da beira-ria, que nos fazem pensar que a tradição ainda é o que era. Juntos, estes dois estilos de urbanismo fazem da nossa "Veneza" a cidade onde a tradição e a actualidade se combinam num idílio fértil e feliz.

Demografia

O concelho de Aveiro tem registado, ao longo das últimas décadas, um crescimento regular da população residente. A título de exemplo, entre 1960 e 1981, a população aumentou 31%, variação esta superior à média de Portugal Continental (13%) e do distrito (19%).
O volume da população residente registado em 1981 ultrapassava os sessenta mil, de acordo com os resultados do Censo desse ano. Já os resultados provisórios do Censo de há dez anos atrás - porque estes dados são sempre analisados com anos de distância - apontam para um número da ordem dos setenta mil, a que corresponde um crescimento de, aproximadamente, 11%. 
A distribuição da população concelhia tem vindo a evoluir no sentido da concentração em vários núcleos urbanos, com especial relevância no que respeita à cidade, tendência esta que favorece a dotação de infra-estruturas e equipamentos.
Assiste-se também à persistente queda da natalidade, fenómeno que, aliás, é bem visível em quase todos os centros urbanos do país. Contudo, a cidade tem registado um forte crescimento demográfico resultante de movimentos migratórios atraídos pela sua grande dinâmica económica e social e, sobretudo, pela Universidade.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Trump fez defesa dos primeiros 11 meses de mandato (e não declarou guerra à Venezuela)
Presidente dos EUA discursou na Sala Oval para reivindicar feitos económicos que a Reserva Federal e a própria Casa Branca não confirmam. Não houve a declaração de guerra prevista por Tucker Carlson.

Spinumviva. Director do DCIAP garante que ninguém foi obrigado a entregar documentos
Director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal, Rui Cardoso, sublinhou que, sobre a averiguação preventiva, não houve fundamento para abrir um inquérito.

Polícia dos EUA procura suspeito do homicídio do professor do MIT Nuno Loureiro
Dezenas de pessoas reuniram-se fora do prédio de Loureiro na noite de terça-feira, muitas com velas na mão, para homenagear a vida do professor, morto a tiro em casa.

A escritora do futuro
Jane Austen limpou a língua inglesa. Universalizou-a. Libertou-a da passagem do tempo. Basta lê-la durante uma hora ou duas para ficar influenciado. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Trump diz que Venezuela retirou direitos petrolíferos aos EUA e que quer recuperá-los
Presidente dos EUA alegou a perda “ilegal” de direitos energéticos, disse que empresas americanas foram expulsas e afirmou querer recuperar o petróleo que, segundo ele, foi retirado ao país.

Estónia iniciou construção de bunkers na fronteira com a Rússia
A construção começou na semana passada. Na próxima fase, serão construídos mais 23 bunkers, estando previsto que, até ao final de 2027, sejam instalados no país um total de 600 abrigos subterrâneos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade