REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

PERFIL

Concelho de Aveiro

Aveiro - Perfil

Aveiro é a capital de uma região contemplada pela mãe natureza com diferentes paisagens que se combinam de modo exemplar. Região onde a montanha, sulcada de profundos vales, abraça as terras. Onde as planícies, assumindo a sua vaidade, parecem mudar de roupagem a cada hora do dia pela diferente luminosidade que as envolve. E onde o mar percorre a costa convidando os turistas a desfrutarem dos seus atractivos próprios.
Aveiro é também a Veneza portuguesa, com a formosa Ria a banhar os povoados e a metrópole urbana. Mas aqui não são as Gôndolas os veículos que transportam residentes e visitantes. Aproveitando o facto de estar edificada sobre uma planície, Aveiro convida os transeuntes a deslocarem-se de bicicleta, quase obrigando-nos a designá-la de a "Amesterdão lusitana". E por todos os cantos nos sorriem as famosas Buga - bicicletas self-service - disponíveis a todos quantos se entreguem à arte de pedalar como estilo urbano de vida.
Um passeio é uma descoberta: de modernas zonas urbanas, onde as construções progressistas são marcadas fortemente pela luz e colorido da paisagem envolvente. O Fórum, em jeito de Ágora grega e o pólo universitário são dos melhores exemplos. 
Em simbiose com este modelo futurista está o tipicismo dos bairros da beira-ria, que nos fazem pensar que a tradição ainda é o que era. Juntos, estes dois estilos de urbanismo fazem da nossa "Veneza" a cidade onde a tradição e a actualidade se combinam num idílio fértil e feliz.

Demografia

O concelho de Aveiro tem registado, ao longo das últimas décadas, um crescimento regular da população residente. A título de exemplo, entre 1960 e 1981, a população aumentou 31%, variação esta superior à média de Portugal Continental (13%) e do distrito (19%).
O volume da população residente registado em 1981 ultrapassava os sessenta mil, de acordo com os resultados do Censo desse ano. Já os resultados provisórios do Censo de há dez anos atrás - porque estes dados são sempre analisados com anos de distância - apontam para um número da ordem dos setenta mil, a que corresponde um crescimento de, aproximadamente, 11%. 
A distribuição da população concelhia tem vindo a evoluir no sentido da concentração em vários núcleos urbanos, com especial relevância no que respeita à cidade, tendência esta que favorece a dotação de infra-estruturas e equipamentos.
Assiste-se também à persistente queda da natalidade, fenómeno que, aliás, é bem visível em quase todos os centros urbanos do país. Contudo, a cidade tem registado um forte crescimento demográfico resultante de movimentos migratórios atraídos pela sua grande dinâmica económica e social e, sobretudo, pela Universidade.


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Viagem a um Portugal desconhecido
Costa Nova II — Atlantic Soul & Funk Gems From Portugal 71-79 mostra-nos numa história que não conhecíamos desta forma, feita por nomes desconhecidos, outros esquecidos na voragem do tempo, outros que conhecemos bem, mas não neste contexto. “É uma época tão espantosa e tão rápida que eu me vi aflito para a conseguir apreender”, diz Herman José, na altura baixista e compositor, não humorista. Que país era, afinal, aquele que esta música nos revela?

Alfândega da Fé faz a Festa da Cereja no mercadinho e online
Nasce o Mercadinho Cereja&Co., que além de plataforma de vendas online irá propor actividades ao ar livre: entre gastronomias, paddle nos Lagos do Sabor, BTT e caminhadas, animação virtual e até a meia maratona da cereja.

Eduardo Cabrita garante que SIRESP vai continuar a funcionar após 30 de Junho
Ministo confirmou que a rede de comunicações de emergência continuará a funcionar de acordo com o modelo institucional que “o Governo tem neste momento já em processo legislativo”.

Telma Monteiro garante medalha nos Europeus ao apurar-se para a final
A judoca portuguesa tentará conquistar a sua 15.ª medalha da carreira na competição.

Com a ajuda da UE, Governo promete investimento público ao nível pré-troika
Fundo de recuperação europeu, novas poupanças com juros e despesa corrente a crescer menos que o PIB são, no papel, a receita do Governo para reduzir o défice ao mesmo tempo que aumenta o investimento público

Físico Vítor Cardoso ganha bolsa de 5,3 milhões de euros na Dinamarca
Além de manter o seu grupo de investigação em Lisboa, com o novo financiamento o investigador português vai poder criar um grupo em Copenhaga. E assim continuar a bisbilhotar o interior dos buracos negros.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade