Ilustração sobre a Localidade

PERFIL

Concelho de Aveiro

Aveiro - Perfil

Aveiro é a capital de uma região contemplada pela mãe natureza com diferentes paisagens que se combinam de modo exemplar. Região onde a montanha, sulcada de profundos vales, abraça as terras. Onde as planícies, assumindo a sua vaidade, parecem mudar de roupagem a cada hora do dia pela diferente luminosidade que as envolve. E onde o mar percorre a costa convidando os turistas a desfrutarem dos seus atractivos próprios.
Aveiro é também a Veneza portuguesa, com a formosa Ria a banhar os povoados e a metrópole urbana. Mas aqui não são as Gôndolas os veículos que transportam residentes e visitantes. Aproveitando o facto de estar edificada sobre uma planície, Aveiro convida os transeuntes a deslocarem-se de bicicleta, quase obrigando-nos a designá-la de a "Amesterdão lusitana". E por todos os cantos nos sorriem as famosas Buga - bicicletas self-service - disponíveis a todos quantos se entreguem à arte de pedalar como estilo urbano de vida.
Um passeio é uma descoberta: de modernas zonas urbanas, onde as construções progressistas são marcadas fortemente pela luz e colorido da paisagem envolvente. O Fórum, em jeito de Ágora grega e o pólo universitário são dos melhores exemplos. 
Em simbiose com este modelo futurista está o tipicismo dos bairros da beira-ria, que nos fazem pensar que a tradição ainda é o que era. Juntos, estes dois estilos de urbanismo fazem da nossa "Veneza" a cidade onde a tradição e a actualidade se combinam num idílio fértil e feliz.

Demografia

O concelho de Aveiro tem registado, ao longo das últimas décadas, um crescimento regular da população residente. A título de exemplo, entre 1960 e 1981, a população aumentou 31%, variação esta superior à média de Portugal Continental (13%) e do distrito (19%).
O volume da população residente registado em 1981 ultrapassava os sessenta mil, de acordo com os resultados do Censo desse ano. Já os resultados provisórios do Censo de há dez anos atrás - porque estes dados são sempre analisados com anos de distância - apontam para um número da ordem dos setenta mil, a que corresponde um crescimento de, aproximadamente, 11%. 
A distribuição da população concelhia tem vindo a evoluir no sentido da concentração em vários núcleos urbanos, com especial relevância no que respeita à cidade, tendência esta que favorece a dotação de infra-estruturas e equipamentos.
Assiste-se também à persistente queda da natalidade, fenómeno que, aliás, é bem visível em quase todos os centros urbanos do país. Contudo, a cidade tem registado um forte crescimento demográfico resultante de movimentos migratórios atraídos pela sua grande dinâmica económica e social e, sobretudo, pela Universidade.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Onde está o 25 de Abril na sua vida? Estes políticos respondem
O PÚBLICO falou com vários responsáveis políticos de diferentes gerações, dos 20 aos 74 anos, para lhes perguntar em que é que o 25 de Abril está presente nas suas vidas.

No último piso do Myriad by Sana está o spa com vista para o Tejo e Parque das Nações
A proposta para esta altura do ano é um tratamento para o Verão, mas há outras sugestões de massagem que, caso sejam superiores a 60 minutos, abrem as portas do spa durante o dia todo.

Mostrem-nos que não se esqueceram de Abril
O meu avô pediu antes de falecer para que não sepultassem o que ele ajudou a construir. Quem irá assegurar o futuro? Quem não conhece o passado? Não me parece. Crónica de Daniela Salgueiro Maia

Acento Coffee: os russos que trouxeram para Lisboa a sua paixão pelo café
Numa cidade onde, acredita Sasha, um dos sócios deste espaço no Saldanha, há muito espaço para o café de especialidade crescer, a Acento aposta no trabalho com as torrefacções nacionais.

Comité insta Estados a proteger pessoas trans nas prisões
Comité para a Prevenção da Tortura do Conselho da Europa observa grande disparidade de tratamento. Portugal já respeita identidade de género nas prisões.

Há 50 anos fez-se História. A festa é hoje
Como vai ficar para a história o dia em que o 25 de Abril fez 50 anos? A resposta a esta pergunta só a saberemos no final do dia de hoje. Estaremos por aqui a acompanhar tudo Ao Minuto.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade