Ilustração sobre a Localidade

CARTA DE UMA MÃE ALENTEJANA PARA O FILHO QUE ESTÁ NA BÓSNIA

Mê querido filho!

Escrevo-te algumas linhas apenas para saberes que tou viva!
Estou-te a escrever devagar, pois sei que nã sabes ler depressa.
Nã vais reconhecer a nossa casa quando voltares ´, pois nós mudámo-nos! Temos uma ~máquina de lavar rôpa, mas nã trabalha muito bem. A semana passada, pus lá 14 camisas, puxei a correnti e nunca mais as vi!
Acerca do tê pai, ele arranjou um bom emprego... Tem 1500 homens debaixo dele..., pois agora ele está cortando a relva no cemitério!
A magana da tua irmã Maria teve bébé esta semana. Mas sabes ê nã consegui saber se é menino ou menina. Portanto, nã sei se és tio ou tia!
O tê ti Patrício afogô-se, a semana passada, num depósito de vinho, lá na adega cuprativa! Alguns compádris tentáram salvá-lo, mas sabes, ele lutou bravamente contra eles. O corpo foi cremado, mas levou três dias p'ra apagar o incêndio!
Na 5ªfêra, fui ao médico e o tê pai foi comigo! O médico pôs-me um pequeno tubo na boca e disse p'ra nã falari durante dez minutos. Atão, nã sabes que o tê pai se ofereceu logo p'ra comprar o tubo ao médico!
Esta semana choveu duas vezes! Na 1ª choveu durante três dias, na 2ª durante quatro dias. Na 2ªfêra, teve tanto vento, que uma das galinhas pôs o mesmo ovo 4 vezes!
Recebemos uma carta do cangalheiro que informava de que o último pagamento do enterro da tua avó nã for fêto, devolvem-na!
Olha mê filho, cuida de ti! Nã te esqueças de beber o lête todas as nôtes, antes de enterrares os cornos na fronha!

Um bêjo...

JOAQUINA DO CHAPARRO

P.S.- Era p'ra temandar 5 contos, mas já tinha fechado o envelope e nã tos mandei! Olha, fica p'ra próxima, porra!

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Já não há nada a fazer: vamos todos morrer afogados em arroz malandrinho

Irão pode guardar trunfos no Mar Vermelho: os houthis e o estreito de Bab el-Mandeb
Aliados do Irão como o Hezbollah ou as milícias xiitas do Iraque já atacaram EUA e Israel, mas os houthis não o fizeram e alguns especialistas dizem que podem preferir não intervir.

Brasileira cria rede de apoio digital para dar suporte a cuidadores de pacientes
Projeto de Marina Ortiz Caiuby busca conectar cuidadores, oferecer apoio emocional e estimular empresas e hospitais a desenvolver programas estruturados para quem assume esse papel.

O primeiro teste à coabitação entre Seguro e Montenegro
É importante que o primeiro-ministro agarre as negociações, de modo a conseguir assinar um acordo na concertação social. Opinião de São José Almeida

Ao Maat Saxophone Quartet não basta fazer música, “precisamos de falar com o público”
Este fim-de-semana, a Fundação Calouste Gulbenkian volta a abrir portas a seis novas rising stars. Entre elas, o pianista georgiano Giorgi Gigashvili e os portugueses Maat Saxophone Quartet.

Rituais de travessia
Estar aqui é uma escolha. Desato o que me prende nas pontas dos extremos e aprendo a caminhar no encontro entre continentes. Opinião de Vivien Merciel Suarez

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade