Ilustração sobre a Localidade

FORÇA PORTUGAL!!!! O ORGULHO DE SER PORTUGUÊS!

 

FORÇA PORTUGAL!!!!
O ORGULHO DE SER PORTUGUÊS!

Assunto: FW: [parquedacidade-privado] ppa e crianças


Estádios e Hospitais 
Terça-feira, 2 de Abril de 2002 

Dezasseis milhões de contos é a quantia que falta ao Futebol Clube do Porto para garantir a construção do seu novo estádio. 

Dezasseis milhões de contos é a quantia prevista pelo Governo para garantir a construção do Hospital Materno-Infantil do Norte. 

O primeiro é um grande e dispendioso projecto desportivo, integrado no plano do campeonato de futebol da Europa, vulgo Euro 2004. 

O segundo é um valiosíssimo projecto de assistência à saúde das mães e das crianças da cidade do Porto e Norte de Portugal. 

O primeiro substituirá o velho mas conservado Estádio das Antas, com meio século de vida. 

O segundo substituirá o velho e bem cuidado Hospital de Maria Pia, com 120 anos de idade. 

O primeiro foi concebido e projectado há cerca de dois anos. 
Do segundo fala-se há mais de vinte anos. 
O primeiro estará certamente construído em 2004. 
O segundo está agendado para as calendas. 
O primeiro está integrado num projecto urbanístico de recuperação da zona oriental da cidade e tem forte pendor comercial. 

O segundo está no coração da cidade substituiu bairros sociais e não tem interesses acessórios. 

O primeiro, aposto, tem o seu financiamento assegurado. 
O segundo enfrenta as habituais dificuldades. 
O primeiro tem PPA (Plano de Pormenor das Antas) que trata das acessibilidades e de outras coisas tais. 

O segundo também tem PPA (Programa de Promoção do Acesso) que trata de reduzir as listas de espera e que eu saiba nada mais. 

O primeiro está envolvido em acesa polémica e despertou o interesse e participação dos portuenses. 

O segundo é lamentavelmente desconhecido e ninguém questionou as razões do seu atraso. 
O primeiro tem muitos dragões ruidosos a apoiá-lo. 
O segundo tem poucos cidadãos corajosos a ajudá-lo. 
Ambos vão ter multidões. 
Ambos vão jubilar nas vitórias. 
Ambos vão chorar nas derrotas. 
Ambos vão ser lugar de disputa, alegrias, tristezas e esperanças. 
Ambos são a montra da nossa sociedade e da nossa cultura. 
Ambos são testemunho da nossa incapacidade de estabelecer prioridades e 
decidir sobre os verdadeiros interesses colectivos. 

Explosivos e emocionais, embarcamos em aventuras e fantasias sem olhar para as realidades aqui mesmo à nossa porta. Mas foi assim que demos novos mundos ao Mundo...

Que triste espectáculo este do Euro 2004, que faz mais estádios do que os necessários e vai gastar o que não temos. Que retirou ao país a oportunidade do debate político sério e sereno e fez esquecer as grandes questões nacionais. E não há quem mostre o caminho da razão!... 

José Manuel Pavão, Médico e director do Hospital de Crianças Maria Pia 
Porto 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

PISA 2025: o perigo das verdades pela metade
Estes resultados dizem-nos onde estamos e como evoluímos; não dizem, por si, por que razão chegámos aqui. É nesse salto que começam as explicações rápidas, as soluções miríficas e os mitos. Opinião de Francisco Miranda Rodrigues

Uma abordagem temerária às contas públicas
Uma coisa é aceitar o défice como um percalço de projecção ou de execução, outra coisa é aceitá-lo como resultado de manobras temerárias face à corrente dos tempos. Opinião de Ricardo Arroja

O paradoxo de Simpson
Os dados do PISA 2025 mostram que, na IA, não importa apenas quanto os alunos a utilizam, mas sobretudo como a utilizam. Opinião de João Marôco

Perfil das ministras: são mais especializadas e têm pastas menos centrais
As mulheres têm chegado mais especializadas ao Governo, mas continuam a ter menos acesso às pastas centrais, onde o peso partidário e a confiança política pesam mais.

Afinal, quem ensina quem?
Os anos ensinam que a sala de aula é um lugar de reciprocidade. Que os alunos nos formam tanto quanto nós os formamos. Não falo de conteúdos. Falo de outra coisa. Crónica de Luísa Soares

Projecto reformulado da Central Solar Sophia reduz área e potência
Ouvir detalhadamente o que querem as populações locais foi a estratégia seguida pela BP Lightsource, face a chumbos na avaliação ambiental e protestos populares. Mas deixa cair a central Beira.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade