Ilustração sobre a Localidade

Pó d'Enguias

O grupo que anda a agitar Aveiro

Uns vieram para estudar, outros para viver. À primeira vista, parece o grupo dos outsiders. Mas não é. Nele também há quem sempre tenha tido Aveiro por morada. Eles são o Pó d'Enguias , tempero usado na caldeirada à moda da cidade que, agora, dá nome a uma associação informal de comerciantes. Foi, aliás, a partir desse "nada" que "mal se nota" mas "faz toda a diferença" que surgiu este movimento de comércio tradicional, "fora do circuito". Para dar "um outro sabor" à cidade, nota-se.
 
Uma reunião de espaços novos e alternativos com um objetivo comum: "mexer com Aveiro". Do grupo fazem parte 13 projetos, entre lojas, associações, cafés, um bar e uma livraria. Abriram as portas nos últimos dois anos e pouca distância os separa, pelo que se aconselha reservar um par de horas para a visita. Já lá vamos. A ideia de criar um circuito surgiu numa conversa, à mesa do Biscoito , que é café, mas também ateliê e galeria. À noite, encontram-se aqui muitos dos novos protagonistas do comércio da cidade. Todos sentiam falta de alguma agitação. E, de "uma certa afinidade" entre eles surgiu "a vontade de fazer mais".
 
Começaram por "questionar a intervenção" e o "meio de dinamizar culturalmente a cidade", conta Telma Feio, do Biscoito. Daí a reunir todos debaixo de um mesmo nome foi um "piscar de olhos". Cada um deu o seu contributo e "as ideias foram aparecendo".
Para se darem a conhecer a turistas e a quem vive em Aveiro, optaram por publicar um jornal, bilingue, com apenas quatro páginas. Nele, incluíram onze projetos, aos quais se juntaram, recentemente, mais dois, a Vélogic e a Casa da Ria . "Os turistas circulam por esta zona, mas sentem-se um pouco perdidos ", explica Margarida Torres, uma das sócias de A Porta Verde, loja de artigos vintage. Agora, terão por onde se orientar.
 
 
Ler mais: http://visao.sapo.pt/o-grupo-que-anda-a-agitar-aveiro=f762212#ixzz2o9fDWq4u
 
Facebook: https://www.facebook.com/Podenguias

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Circulação de comboios na Linha de Cascais suspensa devido a avaria
Avaria eléctrica no Cais do Sodré obriga a suspender circulação na Linha de Cascais até Algés. Não se sabe quando é que a circulação será retomada.

Julgados por maus-tratos no Lar do Comércio, em Matosinhos, conhecem hoje acórdão
Um ex-presidente da direcção e uma ex-directora de serviços do Lar do Comércio vão conhecer a decisão do processo em que estão acusados de maus-tratos.

Sim, nós vamos resistir
Em democracia não chega ser-se o mais votado para ganhar. Quanto mais cedo aceitarmos esta realidade mais rapidamente poderemos começar a enfrentar e resolver o problema. Opinião de Miguel Costa Matos

Autobiografia do Papa Francisco aponta renúncia como “hipótese distante”
Papa escreveu uma carta de demissão, mas a renúncia é improvável. Autobiografia desmente conspirações relacionadas com o Vaticano e fala das duas mulheres por quem Bergoglio se apaixonou na juventude.

Primavera começa quarta-feira com aguaceiros e temperaturas acima dos 20ºC
Primeiro dia da Primavera terá céu nublado, aguarceiros, trovoada, algum vento e temperaturas acima dos 20ºC. Na sexta-feira, pode chegar aos 25ºC. Hora vai mudar no fim-de-semana da Páscoa.

Guarda prisional agredido por recluso em Coimbra
Homem a cumprir pena por agressões e violência doméstica atacou ao soco um guarda prisional em Coimbra. O agente está internado e o homem está em isolamento. É o 11.º caso desde o início do ano.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade