REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Pó d'Enguias

O grupo que anda a agitar Aveiro

Uns vieram para estudar, outros para viver. À primeira vista, parece o grupo dos outsiders. Mas não é. Nele também há quem sempre tenha tido Aveiro por morada. Eles são o Pó d'Enguias , tempero usado na caldeirada à moda da cidade que, agora, dá nome a uma associação informal de comerciantes. Foi, aliás, a partir desse "nada" que "mal se nota" mas "faz toda a diferença" que surgiu este movimento de comércio tradicional, "fora do circuito". Para dar "um outro sabor" à cidade, nota-se.
 
Uma reunião de espaços novos e alternativos com um objetivo comum: "mexer com Aveiro". Do grupo fazem parte 13 projetos, entre lojas, associações, cafés, um bar e uma livraria. Abriram as portas nos últimos dois anos e pouca distância os separa, pelo que se aconselha reservar um par de horas para a visita. Já lá vamos. A ideia de criar um circuito surgiu numa conversa, à mesa do Biscoito , que é café, mas também ateliê e galeria. À noite, encontram-se aqui muitos dos novos protagonistas do comércio da cidade. Todos sentiam falta de alguma agitação. E, de "uma certa afinidade" entre eles surgiu "a vontade de fazer mais".
 
Começaram por "questionar a intervenção" e o "meio de dinamizar culturalmente a cidade", conta Telma Feio, do Biscoito. Daí a reunir todos debaixo de um mesmo nome foi um "piscar de olhos". Cada um deu o seu contributo e "as ideias foram aparecendo".
Para se darem a conhecer a turistas e a quem vive em Aveiro, optaram por publicar um jornal, bilingue, com apenas quatro páginas. Nele, incluíram onze projetos, aos quais se juntaram, recentemente, mais dois, a Vélogic e a Casa da Ria . "Os turistas circulam por esta zona, mas sentem-se um pouco perdidos ", explica Margarida Torres, uma das sócias de A Porta Verde, loja de artigos vintage. Agora, terão por onde se orientar.
 
 
Ler mais: http://visao.sapo.pt/o-grupo-que-anda-a-agitar-aveiro=f762212#ixzz2o9fDWq4u
 
Facebook: https://www.facebook.com/Podenguias

COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Foi vice-presidente do Gazprombank. Agora, quer lutar contra a Rússia na Ucrânia
Igor Volobuyev é um dos raros membros da elite política e empresarial russa a criticar abertamente a guerra.

Detido suspeito da invasão racista do debate de alunos do Liceu Camões
Jovem de 17 anos partilhou em diversas plataformas digitais propaganda Neonazi, assume-se como defensor da “supremacia branca”. Ataque aconteceu no ano passado. Partilhou o link da reunião em diversos canais e redes sociais, com o objectivo de perturbarem o debate com outros utilizadores.

Prospecção mineira chega ao litoral alentejano
Movimento Juntos pelo Cercal opõe-se às intenções de fazer pesquisa mineira nos concelhos de Sines, Santiago do Cacém e Odemira.

Trump sofre pesada derrota política em eleições primárias na Georgia
Três candidatos apoiados pelo ex-Presidente dos EUA — a governador, secretário de estado e procurador-geral — foram derrotados por republicanos que se opuseram às queixas infundadas de fraude eleitoral na eleição presidencial de 2020.

É um sinal de esperança: as borboletas-monarca alargaram a sua pegada no México
Apesar do alargamento no México, esta espécie de borboleta enfrenta um declínio gradual há décadas. As alterações climáticas, a desflorestação e os pesticidas são alguns dos responsáveis pela perda de biodiversidade no mundo dos insectos.

Aprovados programas de apoio à eficiência energética na habitação do Livre e do PAN
Partidos tiveram que alterar substancialmente as suas propostas para que o PS lhes desse o seu voto contra. PCP viu ser aprovada (mas parcialmente) a sua primeira proposta sobre a preferência de venda de imóveis penhorados a autarquias locais.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade