REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Pó d'Enguias

O grupo que anda a agitar Aveiro

Uns vieram para estudar, outros para viver. À primeira vista, parece o grupo dos outsiders. Mas não é. Nele também há quem sempre tenha tido Aveiro por morada. Eles são o Pó d'Enguias , tempero usado na caldeirada à moda da cidade que, agora, dá nome a uma associação informal de comerciantes. Foi, aliás, a partir desse "nada" que "mal se nota" mas "faz toda a diferença" que surgiu este movimento de comércio tradicional, "fora do circuito". Para dar "um outro sabor" à cidade, nota-se.
 
Uma reunião de espaços novos e alternativos com um objetivo comum: "mexer com Aveiro". Do grupo fazem parte 13 projetos, entre lojas, associações, cafés, um bar e uma livraria. Abriram as portas nos últimos dois anos e pouca distância os separa, pelo que se aconselha reservar um par de horas para a visita. Já lá vamos. A ideia de criar um circuito surgiu numa conversa, à mesa do Biscoito , que é café, mas também ateliê e galeria. À noite, encontram-se aqui muitos dos novos protagonistas do comércio da cidade. Todos sentiam falta de alguma agitação. E, de "uma certa afinidade" entre eles surgiu "a vontade de fazer mais".
 
Começaram por "questionar a intervenção" e o "meio de dinamizar culturalmente a cidade", conta Telma Feio, do Biscoito. Daí a reunir todos debaixo de um mesmo nome foi um "piscar de olhos". Cada um deu o seu contributo e "as ideias foram aparecendo".
Para se darem a conhecer a turistas e a quem vive em Aveiro, optaram por publicar um jornal, bilingue, com apenas quatro páginas. Nele, incluíram onze projetos, aos quais se juntaram, recentemente, mais dois, a Vélogic e a Casa da Ria . "Os turistas circulam por esta zona, mas sentem-se um pouco perdidos ", explica Margarida Torres, uma das sócias de A Porta Verde, loja de artigos vintage. Agora, terão por onde se orientar.
 
 
Ler mais: http://visao.sapo.pt/o-grupo-que-anda-a-agitar-aveiro=f762212#ixzz2o9fDWq4u
 
Facebook: https://www.facebook.com/Podenguias


loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Quer pagar menos IRC?
A descida do IRC é fundamental, não só para evitar esta fuga à tributação nacional, mas também para promover o investimento, que potencia a arrecadação de receitas fiscais de diversas formas, além de promover o emprego qualificado.

Quercus e moradores denunciam abate de árvores centenárias em Vila Nova de Paiva
A associação ambiental denuncia o abate de um conjunto de tílias centenárias junto ao edifício da Câmara Municipal para que sejam construídos mais lugares de estacionamento para a feira quinzenal. A autarquia afirma que as árvores põem em causa a segurança dos cidadãos.

Medina quer manter Salgado à frente da empresa municipal de obras
Ex-vereador tinha manifestado vontade de ficar na administração da SRU e presidente da câmara acedeu. A proposta é discutida na quinta-feira e sujeita a voto secreto. PCP quer aproveitar a ocasião para reforçar poderes de escrutínio de operações urbanísticas.

Portuguesa com missão de poupar água ganha prémio de inovação europeu
A vitória foi atribuída pelo trabalho na Trigger Systems, um sistema de rega inteligente que já ajudou a Câmara de Lisboa a poupar mais de 100 mil euros em água.

“Uma eleição sem observação independente é meio duvidosa”
Ericino de Salema é o director para Moçambique do Instituto Eleitoral para a Democracia Sustentável em África.

Eleições em Moçambique: “enchimento de urnas” e mesas vazias em Gaza
Centro de Integridade Pública denuncia vários casos de pessoas apanhadas com votos preenchidos com a cruz na Frelimo. Líder da Renamo sublinha que não aceitará “resultados duvidosos”. Em Maputo e na Matola, a eleição decorreu sem problemas de maior.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade