Ilustração sobre a Localidade

Oliveira de Azeméis

Oliveira de Azeméis é uma cidade portuguesa, localizada no concelho homónimo da Área Metropolitana do Porto (NUTS III do Entre Douro e Vouga) da Região Norte, a cerca de 208 metros de altitude e com pouco mais de 20 000 habitantes. A cidade estende-se pelo território da recém-criada freguesia de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail, bem como São Roque (numa pequena extensão).

É sede de um município com 161,10 km² de área e 68 611 habitantes (2011), subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Arouca, a leste por Vale de Cambra e Sever do Vouga, a sul por Albergaria-a-Velha, a oeste por Estarreja e Ovar e a noroeste por Santa Maria da Feira e São João da Madeira.

 

História

Oliveira de Azeméis foi elevada a cidade em 16 de maio de 1984. Vila nobre e antiga, possui uma belíssima Matriz de São Miguel e várias casas nobres, numa das quais perto da Matriz, se alojou El-Rei D. Pedro V, em viagem pelo Norte (é hoje a Casa da família Albuquerque). Outro acontecimento importante foi a construção do Santuário e Parque de Nossa Senhora de La Salette,ex-libris monumental e natural.

Oliveira de Azeméis é, de acordo com a lei nº 46/2008, parte integrante da Área Metropolitana do Porto.

(*) Source Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Hamas publica vídeo de refém sequestrado desde 7 de Outubro
Hersh Goldberg-Polin, de 23 anos, foi raptado de Israel no dia 7 de Outubro. No vídeo, pede pede ao governo israelita que o ajude a regressar a casa.

Pai morre e filho fica ferido após serem atropelados por charrete da Romaria a Cavalo
Acidente aconteceu no campo de futebol de Landeira. De acordo com a GNR, os cavalos andaram sozinhos com a charrete e acabaram por colher as duas pessoas. Os animais ter-se-ão assustado.

Parlamento Europeu adopta directiva do trabalho em plataformas digitais
A nova directiva foi aprovada por larga maioria e tem como objectivo combater o falso trabalho por conta própria.

Aprovadas regras mais apertadas (e vinculativas) para a qualidade do ar na Europa
Parlamento Europeu aprovou finalmente limites mais rigorosos para a poluição atmosférica, que serão vinculativos e devem ser cumpridos até 2030. Cidadãos podem ser indemnizados por problemas de saúde.

Quem é Fernando Araújo, o médico e gestor que se demitiu da direcção do SNS?
Foi secretário de Estado Adjunto e da Saúde, quando Adalberto Campos Fernandes assumiu a pasta e presidiu ao conselho de administração do Hospital de São João no período mais intenso da pandemia.

Violação grave do código de conduta do Governo poderá implicar demissão
O novo código de conduta foi publicado esta quarta-feira e prevê que os membros do Governo devem respeitar a honestidade e integridade nas suas comunicações públicas, incluindo redes sociais.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade