REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Santa Maria da Feira

Santa Maria da Feira é uma cidade portuguesa da Grande Área Metropolitana do Porto, região Norte e sub-região de Entre Douro e Vouga, com cerca de 18 000 habitantes2 , estando integrada no Distrito de Aveiro.

É sede de um município com 213,45 km² de área e 139 312 habitantes (2011)1 , subdividido desde a reorganização administrativa de 2012/2013 em 21 freguesias.3 O município é limitado a norte pelos municípios de Vila Nova de Gaia e de Gondomar, a leste por Arouca, a sueste por Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, a sul e a oeste por Ovar e a oeste por Espinho. O município de Santa Maria da Feira, para além da cidade sede (Santa Maria da Feira), inclui duas cidades (Fiães e Lourosa) e 12 vilas (Argoncilhe, Arrifana, Canedo, Lobão, Mozelos, Nogueira da Regedoura, Paços de Brandão, Rio Meão, Santa Maria de Lamas, São João de Vêr, São Paio de Oleiros. Souto).


História
A Terra de Santa Maria, situada no cruzamento dos eixos Norte-Sul e Litoral-Interior dispõe de um posicionamento geográfico que, desde épocas remotas, fez desta região local de encontro e de passagem de muitos povos. Comprovam-no a existência das vias romanas que ligavam Lisboa a Braga (marco milenário encontrado em Ul) e o Porto a Viseu. Estas vias de comunicação continuaram a ser utilizadas durante toda a Idade Media e até ao século passado.

Após a reconquista, com base na antiga divisão administrativa dos conventos, três pólos de desenvolvimento se evidenciaram na região: O Mosteiro de Cucujães, o Mosteiro de Arouca e o Castelo da Feira.

O Castelo da Feira, sendo um local de pagamento de tributo era local privilegiado de comércio de produtos vários, pelo que em seu redor se foi instalando a população, dando origem à actual cidade de Santa Maria da Feira.

O povoamento da Terra de Santa Maria é já muito antigo, como o atestam a presença de vários monumentos funerários (mamoas), que remontam ao IV-V milénio antes de Cristo, bem como castros (povoações fortificadas) pré-romanos ou romanizados. O império trouxe as vias romanas, por necessidades militares ou comerciais e são ainda visíveis vários traços de vias e pontes dessa época, muitos dos quais ainda bem conservados.

Da Idade Média ficaram-nos testemunhos da arquitectura militar, de que o Castelo da Feira será o mais imponente e representativo. Mas é na arquitectura religiosa que a monumentalidade atinge a sua máxima expressão: conventos, igrejas e cruzeiros — do românico ao barroco — são muitas vezes o espelho do passar do tempo, através de intervenções sofridas em épocas variadas.

Até à sua elevação a cidade em 14 de Agosto de 1985, era conhecida como Vila da Feira.

É aqui, mais concretamente na freguesia de Espargo, que se localiza o maior e mais moderno centro de congressos do país, o Europarque, e um centro de ciência, o Visionarium, ambos pertencentes à Associação Empresarial de Portugal. Prepara-se neste momento o projecto de ampliação do Europarque, com vista à recepção de vários serviços na zona envolvente ao actual complexo.

 

(*) Source Wikipedia


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Empresa impugna concurso para transporte público na Área Metropolitana do Porto

Covid-19: Investigador sul-africano quer mais ensaios clínicos feitos em África
A vacina da Universidade de Oxford irá ser testada em duas mil pessoas na África do Sul, estando também em ensaios clínicos no Brasil e nos Estados Unidos.

EUA: Supremo determina que Trump não pode esconder declaração de impostos da Justiça
Tribunal deu razão ao procurador de Nova Iorque, mas não decidiu a favor da Câmara de Representantes. Dificilmente as declarações fiscais de Trump serão conhecidas antes das eleições de Novembro.

Bolsonaro veta lei que define indígenas como “grupo de extrema vulnerabilidade”
Proposta obrigava o Governo federal a garantir o acesso universal a água potável, a distribuição gratuita de materiais de higiene e fornecer camas hospitalares aos povos indígenas, os mais vulneráveis no Brasil perante a pandemia de covid-19.

PCP propõe estratégia alternativa de apoio à bicicleta em Lisboa
Para a concretização das medidas, os vereadores defendem a alocação de três milhões de euros.

Covid-19: OMS anuncia criação de comité independente para avaliar resposta a pandemia
Painel apresentará relatório preliminar em Novembro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade