REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Sertã

A Sertã é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco, região Centro, sub-região do Pinhal Interior Sul e diocese de Portalegre e Castelo Branco, com cerca de 2 300 habitantes,8 sendo a principal vila do Pinhal Interior Sul.

É sede de um município com 446,73 km² de área9 e 15 880 habitantes (2011),10 11 subdividido em 10 freguesias.12 O município é limitado a norte por Pedrógão Grande, Pampilhosa da Serra e Oleiros, o leste por Oleiros e Proença-a-Nova, a sul por Mação e Vila de Rei, a sudoeste por Ferreira do Zêzere e a oeste por Figueiró dos Vinhos.

Etimologia[editar | editar código-fonte]
É provável que a Sertã fosse conhecida durante o Império Romano, com o nome de Sartago,13 em acusativo Sartágimem, de cujo declinação deriva o topónimo Sertã.14

De entre as grafias arcaicas, podem assinalar-se Sartagine nas Inquirições de Afonso II, Sartaãe nos documentos dos tempos de D. Dinis, Sertaã durante o reinado de Afonso IV, Sartaã15 e Sartãe16 durante o reinado de Afonso V, Sertam17 ou Sertaãe nos tempo de Manuel I, Certãa18 19 Certan20 21 e Sertãa no século XVIII.22 23 A grafia Certã24 tornou-se comum no século XVII, embora se ateste a forma etimológica Sertã desde a dinastia filipina.25 26 No entanto, outras grafias, tais como Certãa ainda eram frequentes no final do século XIX.27 28 Deve assinalar-se ainda a forma Sertãe em obras como o Auto da Lusitânia de Gil Vicente.29 É possível encontrar também as grafias Certam,5 Sertan,30 Sartan31 32 33 e Sartã34 35

No Vocabulario Portuguez e Latino, do padre Raphael Bluteau, o primeiro grande dicionário de língua portuguesa, publicado em dez volumes entre 1712 a 1728 em Coimbra, pelo Colégio das Artes da Companhia de Jesus surgem tanto as palavras Certãa, Certan, Sartãa, Sertãa e Sertaâ, explicando que estas últimas palavras derivam de Sertago e Sartão.36 No Diccionario da Língua Portugueza de António de Morais Silva, de 1789, já só surge Certã.37

Reformas ortográficas[editar | editar código-fonte]
Antes da reforma ortográfica de 1911 (adoptada pela portaria de 1 de Setembro de 1911),38 39 era comum grafar-se Certã.40 No entanto essa grafia convivia antes dessa data com a grafia etimológica moderna, e essa situação persistiria durante mais algum tempo.41 No vocabulário ortográfico de Gonçalves Viana, o pai da reforma ortográfica de 1911,42 surge sertã (e também sertãe), mas não certã.

O vocabulário da Academia das Ciências de Lisboa de 1940 incluía a grafia Sertã, mas indicando "também escrito Certã".43

As bases analíticas do acordo ortográfico de 1945, incluem especificamente (Base V-3.°) o termo sertã (com minúscula inicial), como exemplo de distinção entre o s e o c.44

O acordo ortográfico de 1990 inclui explicitamente, na Base III-3.°, o vocábulo Sertã (com inicial maiúscula) como exemplo de distinção entre o s e o c.45 46

 

FONTE: WIKIPEDIA


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Não há rendas acessíveis sem regulação das rendas
É possível ultrapassar a crise de habitação. Para isso é preciso coragem política para discutir o que realmente fará a diferença: regular preços para ter rendas acessíveis.

Açores: quando o independente agrada a gregos e a troianos
Rui Rio e António Costa estão esta quinta-feira nos Açores em campanha. Os líderes procuram votos num território com particularidades. O independente que se recandidata na Calheta teve o apoio do PS em 2017 e agora do PSD.

Boris Johnson confirma que tem seis filhos e esta é uma grande história na Grã-Bretanha
Não é a primeira vez que o primeiro-ministro é questionado sobre sua vida pessoal. Em 2004, negou aos tablóides que teve um caso. No entanto, era verdade e perdeu um posto de liderança no partido por essa razão.

Próxima cimeira do clima da ONU tem de ser “ponto de viragem para a humanidade”, diz Johnson
A COP 26, marcada para daqui a 40 dias em Glasgow é a oportunidade para o mundo mostrar finalmente “maturidade” e “sabedoria”, afirmou o primeiro-ministro britânico no seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Rendas sobem 0,43% em 2022
Coeficiente de actualização para os contratos de arrendamento rurais e urbanos já foi fixado. Uma renda de 500 euros sofre um aumento de 2,15 euros.

Recuperação e Resiliência – Ventos de reforma para o Sistema de Saúde Português?
O Sistema de Saúde português carece de reforma e este deveria bem ser o kairós e o chronos para a levar por diante, inspirados nas lições da pandemia, na onda de recuperação resiliente para o País e ajudados pelos fundos a ela mesma atribuídos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade