REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Vila Velha de Ródão

Vila portuguesa raiana no distrito de Castelo Branco

Vila Velha de Ródão é uma vila portuguesa raiana no distrito de Castelo Branco, região Centro e sub-região da Beira Interior Sul, com cerca de 1 700 habitantes.

É sede de um município com 329,91 km² de área1 e 3 521 habitantes (2011),2 3 subdividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a norte e leste pelo município de Castelo Branco, a sueste pela Espanha, a sul por Nisa e a oeste por Mação e Proença-a-Nova.


Demografia

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística a 31 de Dezembro de 2013, Vila Velha de Ródão era o concelho com maior taxa de mortalidade, com 28,8 óbitos por mil habitantes - número quase três vezes superior à média nacional. A juntar à perda de população e à grande taxa de mortalidade, Ródão é líder num outro indicador demográfico: é o segundo concelho de Portugal, a seguir a Torre de Moncorvo, com menor taxa bruta de natalidade. Em Vila Velha de Ródão há 2,5 nascimentos por cada mil habitantes.


Vias de comunicação

O concelho de Vila Velha de Ródão encontra-se no cruzamento de dois grandes eixos de comunicação:

eixo norte-sul de ligação entre a Beira Baixa e o Alto Alentejo, utilizado historicamente como rota de transumância pelos rebanhos que no Verão iam pastar na serra da Estrela e que atravessavam o Tejo em pontes de barcas; a actual ponte metálica data de 1888 e a travessia pelo coroamento da barragem de Fratel, actualmente integrada no itinerário principal IP2, data de 1973;
eixo este-oeste de ligação ao litoral, constituído historicamente pelo rio Tejo e utilizado por barcos à vela apoiados por caminhos de sirga; o transporte fluvial foi destronado a partir de 1891 pelo transporte ferroviário, com a construção da linha da Beira Baixa, que inclui a estação de Ródão; a actual auto-estrada A23 segue igualmente este eixo.

 

FONTE: Wikipedia

 

Fábrica

 

Ninho de cegonhas numa chaminé desactivada

 

Pelourinho do município

 

Detalhe do "puxador de porta" de uma casa da zona histórica

 

Rio Tejo

 

FONTE das fotografias: Leonardo Opitz


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Esta história é uma armadilha, também para o leitor
Depois de uma longa ausência em Portugal, Daniel Kehlmann regressa com uma novela de suspense. Um ambiente de suspensão do real anotado num diário por um escritor de televisão. Em Devias Ter-te Ido Embora há uma proximidade com o universo de David Lynch e a literatura de Henry James. Com humor.

Mussolini, laços familiares e outras curiosidades das eleições europeias
Bisneto de ditador italiano é candidato por partido de extrema-direita. Varoufakis candidata-se na Alemanha. O PÚBLICO compilou as candidaturas mais curiosas da eleição que terá lugar entre os dias 23 e 26 de Maio.

Manuel Godinho julgado em novo processo de fraude fiscal
O sucateiro mais outros seis arguidos são acusados de fraude fiscal qualificada após alegada emissão de facturas falsas de transporte de areias, de sucatas e compra de máquinas.

Concentrações de pólenes muito elevadas em Portugal continental
O boletim polínico semanal indica quais as plantas que poderão libertar maior quantidade de pólen e potenciar a ocorrência de alergias.

Rio estreou-se a descer o Chiado numa arruada em passo acelerado
Carlos Moedas juntou-se à comitiva do PSD que não mostrou sinal de grande mobilização partidária

Daniel Kehlmann: “Porque é que todos guardam mensagens de texto comprometedoras?”
Daniel Kehlmann tinha 29 anos quando ganhou estatuto de estrela na literatura alemã com A Medida do Mundo. Aos 44 anos, o escritor acaba de publicar em Portugal Devias Ter-te Ido Embora, história breve a namorar com o cinema, e aperitivo para Tyll, o romance que se espera por cá. A sua obra vai ser homenageada na edição deste ano da Noite da Literatura Europeia.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade