Ilustração sobre a Localidade

Vila Velha de Ródão

Vila portuguesa raiana no distrito de Castelo Branco

Vila Velha de Ródão é uma vila portuguesa raiana no distrito de Castelo Branco, região Centro e sub-região da Beira Interior Sul, com cerca de 1 700 habitantes.

É sede de um município com 329,91 km² de área1 e 3 521 habitantes (2011),2 3 subdividido em 4 freguesias.4 O município é limitado a norte e leste pelo município de Castelo Branco, a sueste pela Espanha, a sul por Nisa e a oeste por Mação e Proença-a-Nova.


Demografia

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística a 31 de Dezembro de 2013, Vila Velha de Ródão era o concelho com maior taxa de mortalidade, com 28,8 óbitos por mil habitantes - número quase três vezes superior à média nacional. A juntar à perda de população e à grande taxa de mortalidade, Ródão é líder num outro indicador demográfico: é o segundo concelho de Portugal, a seguir a Torre de Moncorvo, com menor taxa bruta de natalidade. Em Vila Velha de Ródão há 2,5 nascimentos por cada mil habitantes.


Vias de comunicação

O concelho de Vila Velha de Ródão encontra-se no cruzamento de dois grandes eixos de comunicação:

eixo norte-sul de ligação entre a Beira Baixa e o Alto Alentejo, utilizado historicamente como rota de transumância pelos rebanhos que no Verão iam pastar na serra da Estrela e que atravessavam o Tejo em pontes de barcas; a actual ponte metálica data de 1888 e a travessia pelo coroamento da barragem de Fratel, actualmente integrada no itinerário principal IP2, data de 1973;
eixo este-oeste de ligação ao litoral, constituído historicamente pelo rio Tejo e utilizado por barcos à vela apoiados por caminhos de sirga; o transporte fluvial foi destronado a partir de 1891 pelo transporte ferroviário, com a construção da linha da Beira Baixa, que inclui a estação de Ródão; a actual auto-estrada A23 segue igualmente este eixo.

 

FONTE: Wikipedia

 

Fábrica

 

Ninho de cegonhas numa chaminé desactivada

 

Pelourinho do município

 

Detalhe do "puxador de porta" de uma casa da zona histórica

 

Rio Tejo

 

FONTE das fotografias: Leonardo Opitz

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Atenas acordou laranja: nuvens de poeira invadiram a Grécia

Esta terça-feira, 23 de Abril, o vento levou nuvens de poeira do deserto do Sara até à capital grega. São perigosas para a saúde, provocaram incêndios e são "um dos piores episódios" desde 2018.

Será possível celebrar a liberdade de outro país e reprimi-la no seu?
João Lourenço terá confirmado presença nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que ainda não se cumpriu para tantas pessoas em Angola, sem liberdade de expressão ou de manifestação. Opinião de Pedro A. Neto

Da reforma das urgências às unidades locais de saúde. Que mudanças iniciou a DE-SNS?
O alargamento da validade das receitas para 12 meses, a vacinação nas farmácias comunitárias e a simplificação das baixas médicas são exemplos de outras alterações com impacto na vida dos cidadãos.

Primeiro a covid-19, agora o calor: o ensino online regressa às Filipinas
Escolas filipinas mandam crianças para casa devido a vagas de calor, mas para os mais pobres será pior suar na escola ou ficar num bairro de lata sem internet? Professores exigem medidas de adaptação.

Casos de sarampo sobem para 23 em Portugal
Direcção-Geral da Saúde está a investigar mais seis casos suspeitos de sarampo.

Eurodeputado da AfD mantém candidatura apesar de assessor suspeito de espionagem
O assessor Jian Guo do eurodeputado e cabeça de lista às europeias deste ano pelo partido foi detido esta segunda-feira por suspeitas de espiar para a China.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade