Ilustração sobre a Localidade

Almeida

Um município que teve um importante papel na defesa do território português

Almeida é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito da Guarda, Região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com cerca de 1 300 habitantes.

É sede de um município com 517,98 km² de área1 e 7 242 habitantes (2011),2 3 subdividido em 16 freguesias.4 O município é limitado a norte pelo município de Figueira de Castelo Rodrigo, a leste pela Espanha, a sul pelo Sabugal e a oeste pela Guarda e por Pinhel. O actual município resulta da junção, no século XIX, de três municípios seculares: Almeida, Castelo Bom e Castelo Mendo, cujas antigas sedes são três vilas medievais fortificadas, que são hoje pólos de interesse turístico.

A vila de Almeida é conhecida pela sua fortaleza, que, com a sua forma de estrela de doze pontas, constitui um dos mais espectaculares exemplares europeus dos sistemas defensivos abaluartados do século XVII. A Praça-Forte de Almeida é candidata à categoria de Património Mundial da UNESCO.

Localização

Localiza-se no distrito da Guarda, região da Beira Interior, mais concretamente num território designado Terras de Riba-Côa. O seu carácter fronteiriço é bastante notório, uma vez que toda a sua confrontação a leste é com Espanha, constituindo parte da fronteira Portugal-Espanha, mais conhecida por Raia, sendo por isso esta zona também chamada "região arraiana".

Recebeu foral de D. Dinis em 1296.

A toponímia tem tradução literal do árabe: «Terra Plana», o que faz perfeito sentido visto que o território do concelho é em grande parte zona planáltica. Atravessando o concelho de sul para norte, e sendo um dos poucos rios portugueses que corre neste sentido, o rio Côa abre um abrupto vale nessa meseta, dividindo o município em duas partes bem vincadas.

As três vilas medievais do concelho ocupam posições estratégicas na defesa deste vale- Almeida e Castelo Bom, na margem leste, e Castelo Mendo, na margem ocidental-, historicamente muito disputado e que marcou inclusivamente, até ao Tratado de Alcanizes, a fronteira entre os reinos de Portugal e de Leão.

A travessia do vale do Côa nunca foi fácil, e, durante séculos, apenas duas pontes permitiram fazê-lo: a Ponte de São Roque, entre Castelo Bom e Mido, e a Ponte Grande, principal acesso à vila de Almeida, e onde foi travada a histórica Batalha da Ponte do Côa, durante as Invasões Francesas, e que foi substituída no passado recente por um novo viaduto. No século XIX, a chegada do caminho-de-ferro levou à construção de uma nova ponte, na zona sul do concelho, posteriormente substituída no século XX. Nos anos 80, foi construído o primeiro viaduto sobre o Côa do IP5, sendo, já no século XXI, acrescentado o 2º viaduto da A25. Mais recente é a ponte de Porto de Ovelha.

 

FONTE: Wikipedia

 

 

Pelourinho antigo

 

Picadeiro D'el Rey

 

Detalhe de uma das entradas da fortificação

 

Fortificação vista ao longe

 

Solar dos Saraivas

 

FONTE das fotografias: Leonardo Opitz

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

25 Abril: New Yorker mostrou que Portugal tinha “enganadora reputação” de país barato
Num artigo publicado em 1955 na revista norte-americana New Yorker, a escritora Mary McCarthy aponta a “estranha mistura entre prosperidade e pobreza” no Portugal dos anos 1950.

Portugal não tem estratégia global para reduzir pegada ambiental no sector da saúde
Estudo indica que Portugal não tem planos de mitigação climática para a saúde. Trabalho é apresentado esta quinta-feira numa conferência em Lisboa sobre os impactos do sector no ambiente.

Maior plataforma de “cripto” do mundo desiste de se registar em Portugal
A Binance entregou um pedido de registo ao BdP ainda em 2022. O regulador português pediu informações adicionais, que a plataforma de criptoactivos não conseguiu fornecer, acabando por desistir.

Uniformes olímpicos e a sexualização dos corpos femininos
Nike reagiu às críticas afirmando que uniformes apresentados foram apenas uma pequena amostra dos modelos disponíveis. Opinião de Joanna Moura

Pedidos de indemnização por abusos sexuais dentro da Igreja subiram para 25 e tendem a aumentar
Bispos portugueses anunciaram há uma semana que vão começar a indemnizar vítimas. Decisão foi tomada um ano depois da publicação do relatório que estimou em 4815 as vítimas de abusos desde 1950.

Movimento inorgânico ameaça voltar a radicalizar protestos na PSP e GNR
À margem dos sindicatos, movimento pôs a circular na rede um apelo à recusa de serviços gratificados no fim de semana do Rally de Portugal.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade