Ilustração sobre a Localidade

Celorico da Beira

Celorico da Beira é uma vila portuguesa, com cerca de 4 600 habitantes (2011) no seu perímetro urbano formado por 3 freguesias originais (São Pedro,1 Santa Maria1 e Casas do Soeiro) e mais 4 (Ratoeira, Forno Telheiro, Lajeosa do Mondego e Vila Boa do Mondego1 ) que se uniram à vila quando pelo seu crescimento o perímetro desta se alargou. Pertence ao Distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte.

É sede de um município com 247,22 km² de área2 e 7 693 habitantes (2011),3 4 subdividido em 16 freguesias.5 O município é limitado a norte pelo município de Trancoso, a nordeste por Pinhel, a sueste pela Guarda, a sudoeste por Gouveia e a oeste por Fornos de Algodres.

A vila está localizada a 23 km da Guarda, 48 km de Viseu e 334 km de Lisboa. É também o concelho mais a norte da Serra da Estrela e, pela quantidade e qualidade de Queijo da Serra da Estrela (inigualável a qualquer outra localidade do país), é considerado Capital do Queijo Serra da Estrela.[carece de fontes]

É seguido da Guarda e Seia, o 3.º núcleo urbano mais populoso do distrito, e a maior vila. No centro, com cerca de 2 700 habitantes, há uma densidade populacional de 1 015 hab/km². A população no concelho encontra-se distribuída da seguinte forma:

59% em Celorico da Beira (destes, 31% encontram-se no centro)
41% nas restantes 15 pequenas freguesias e respectivas anexas, perfazendo mais de 40 localidades

 

FONTE dos textos: Wikipedia

 

Porta da MEDENTA

 

Brasão antigo. O escudo parece desgastado pelo tempo...

 

A vila de Celorico da Beira guarda ainda muitas casas de pedra típicas da região. Vale a pena visitar.

 

FONTE das fotografias: Leonardo Opitz

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Zelensky disponível para ir a Budapeste reunir-se com Trump e Putin
Na sexta-feira, Trump terá instado Zelensky a ceder território à Rússia e recusou fornecer mísseis Tomahawk à Ucrânia.

Morreu Sofia Corradi, “mãe” do programa Erasmus
Corradi foi responsável pela criação do programa que permitiu que mais de 16 milhões de jovens na União Europeia participassem em programas de mobilidade pela Europa.

O estranho talk show de Adam Friedland
The Adam Friedland Show é um talk show diferente dos outros, que só existe online e tem convidados como Sarah Jessica Parker, Ritchie Torres ou Richard Kind.

O pequeno Como deixou a Juventus de cabeça (ainda mais) baixa
Derrota na 7.ª ronda da Série A elevou para seis a série de jogos sem triunfos dos “bianconeri”. Nico Paz esteve em grande plano.

Como reciclar mais têxteis? Agência para o Clima e APED vão desenvolver projecto-piloto
O projecto vai ser financiado pelo Fundo Ambiental e visa desenvolver uma forma de devolução de têxteis usados, alterando não só a logística das empresas, mas também o comportamento do consumidor.

Com Trump, a CIA regressa ao seu “quintal” latino-americano
Durante décadas, a agência norte-americana derrubou presidentes, promoveu ditadores, financiou opositores e criou “climas de golpe” na América Latina. Trump ordenou o regresso à acção na Venezuela.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade