Batalha
A Batalha é uma vila portuguesa no Distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com menos de 2 000 habitantes.1
É sede de um município com 103,42 km² de área2 e 15 805 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte e oeste pelo município de Leiria, a leste por Ourém, a sueste por Alcanena e a sudoeste por Porto de Mós.
História
A povoação foi fundada pelo rei D. João I, juntamente com o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, para agradecer o suposto auxílio divino concedido na vitória da batalha de Aljubarrota (14 de Agosto 1385). No 18 de Março de 1500 através do documento (Carta da Vila) d’el Rei D: Manuel foi criada a Vila da Batalha, com jurisdição própria, como sede do Concelho, delimitado um dia antes "“O Moesteiro da Vitoria privilegio per que he feito vila sem ter nenhuma ssogeiçam a villa de Leiria cujo termo hera e a tira e desmembra do termo dela.".
Património
Edificado
- Mosteiro de Santa Maria da Vitória (1387 - 1533)
- Estátua Equestre de São Nuno de Santa Maria (1966 - 1968)
- Igreja Matriz de Exaltação de Santa Cruz (1514 - 1532)
- Capela da Santa Casa da Misericórdia (século XVIII)
- Ponte da Boutaca (1862)
- Pelourinho (2000 - reconstrução do pelourinho original)
- Edifício Mouzinho de Albuquerque - Galeria de Exposições
- Capela de Nossa Senhora do Caminho
- Boca da Mina das Barrojeiras
- Igreja Paroquial Nossa Senhora dos Remédios
- Ermida de Nossa Senhora do Fetal
- Moinhos de Vento
Natural
- Grutas da Moeda
- Maciço Calcário Estremenho
- Buraco Roto
- Pia da Ovelha
- Escarpa de falha do Reguengo do Fetal
Fonte dos textos: Wikipedia

Estátua de Nuno Álvares Pereira. Homenagem pela vitoria de Aljubarrota.

Detalhe da cantaria de uma das Janelas do Mosteiro da Batalha
Fotos: Leonardo Opitz
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
O cerco de Trump à Venezuela Trump quer afastar Maduro com o pretexto da luta contra a droga, enquanto liberta ex-Presidente das Honduras, que cumpria pena de 45 anos, por narcotráfico. Editorial deHelena Pereira Oito milhões viram os debates presidenciais – Seguro vs. Ventura lidera Audiência média dos onze debates já realizados está actualmente nos 727 mil espectadores. Houve dois frente a frente com mais de um milhão de espectadores. Seguro, finalmente, apela a toda a esquerda O Soundbite continua com a análise aos debates das eleições presidenciais. A dor que veio depois do fogo pelos olhos de Teresa Villaverde Com Justa, a sua oitava longa-metragem, a autora de Os Mutantes, Cisne e Colo inspira-se nos incêndios de Pedrógão Grande para falar de vidas que nunca mais serão as mesmas.
Pavlidis e Suárez, os irmãos separados do golo Com um golo de diferença, o grego do Benfica e o colombiano do Sporting são os dois melhores marcadores do campeonato. Mas o peso nas respectivas equipas não é igual. Neve fecha estradas na serra da Estrela e Viseu. Escolas de Montalegre encerradas Circulação está cortada entre Piornos, na Covilhã, e Lagoa Comprida, em Seia, bem como a ligação para a Torre. Em Viseu foi encerrada a EN 321, que liga Cinfães a Castro Daire.
|