Batalha
A Batalha é uma vila portuguesa no Distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com menos de 2 000 habitantes.1
É sede de um município com 103,42 km² de área2 e 15 805 habitantes (2011),3 4 subdividido em 4 freguesias.5 O município é limitado a norte e oeste pelo município de Leiria, a leste por Ourém, a sueste por Alcanena e a sudoeste por Porto de Mós.
História
A povoação foi fundada pelo rei D. João I, juntamente com o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, para agradecer o suposto auxílio divino concedido na vitória da batalha de Aljubarrota (14 de Agosto 1385). No 18 de Março de 1500 através do documento (Carta da Vila) d’el Rei D: Manuel foi criada a Vila da Batalha, com jurisdição própria, como sede do Concelho, delimitado um dia antes "“O Moesteiro da Vitoria privilegio per que he feito vila sem ter nenhuma ssogeiçam a villa de Leiria cujo termo hera e a tira e desmembra do termo dela.".
Património
Edificado
- Mosteiro de Santa Maria da Vitória (1387 - 1533)
- Estátua Equestre de São Nuno de Santa Maria (1966 - 1968)
- Igreja Matriz de Exaltação de Santa Cruz (1514 - 1532)
- Capela da Santa Casa da Misericórdia (século XVIII)
- Ponte da Boutaca (1862)
- Pelourinho (2000 - reconstrução do pelourinho original)
- Edifício Mouzinho de Albuquerque - Galeria de Exposições
- Capela de Nossa Senhora do Caminho
- Boca da Mina das Barrojeiras
- Igreja Paroquial Nossa Senhora dos Remédios
- Ermida de Nossa Senhora do Fetal
- Moinhos de Vento
Natural
- Grutas da Moeda
- Maciço Calcário Estremenho
- Buraco Roto
- Pia da Ovelha
- Escarpa de falha do Reguengo do Fetal
Fonte dos textos: Wikipedia

Estátua de Nuno Álvares Pereira. Homenagem pela vitoria de Aljubarrota.

Detalhe da cantaria de uma das Janelas do Mosteiro da Batalha
Fotos: Leonardo Opitz
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Depois de duas goleadas, Portugal soma primeira derrota no Mundial de sub-17 A selecção portuguesa termina a fase inicial da prova no segundo lugar do seu grupo. Al-Sharaa visita Washington e quer seguir para Pequim e América Latina A luta contra o Daesh e o plano de paz com Israel deverão estar na agenda da primeira visita de um líder sírio à Casa Branca. É o processo de abertura diplomática da Síria em curso, diz Damasco. Rúben tem autismo e não o deixam ir à escola. “Está a perder competências” Tem 16 anos, há uma vaga num estabelecimento de ensino especial à sua espera mas desde o Verão que está em casa “sem acesso ao que tem direito: educação escolar”. Mariana Leitão acusa PSD de “sinais perigosos de cedência” ao Chega Líder da Iniciativa Liberal diz que Chega “mete o pé na porta” e que PSD, “em vez de dizer não, faz contas”. “A IL não nasceu para fazer fretes”, diz. Na despedida, Miguel Oliveira foi 14.º no GP de Portugal e teve homenagem Marco Bezzecchi venceu em Portimão, na penúltima corrida da temporada. A magia dos retiros wellness: 10 encontros com a natureza e consigo Com o Outono, os hoteís estão plenos de retiros para todos os gostos. O denominador comum é abraçar a natureza com todos os sentidos. O sexto, a que muitos chamam de intuição, é imprescindível.
|