REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Marinha Grande

Marinha Grande é uma cidade portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 10 500 habitantes.1

É sede de um município com 187,25 km² de área2 e 38 681 habitantes (2011),3 4 subdividido em 3 freguesias.5 O município é limitado a norte e leste pelo município de Leiria, a sul por Alcobaça e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.

Desde o princípio do século até à década de 90, a evolução demográfica da Marinha Grande tem sido positiva. Nos últimos anos, tem apresentado taxas de crescimento superiores à sua área envolvente[carece de fontes], tomando como referência o distrito de Leiria ou o Pinhal Litoral. O desenvolvimento do sector industrial na Marinha Grande, está na base de tal crescimento populacional.

Aquando do Recenseamento da População em 1991, a freguesia da cidade da Marinha Grande possuía 26 628 habitantes, sendo 13 000 homens e 13 628 mulheres.

De acordo com os censos preliminares, referentes a 2001, a freguesia da Marinha Grande, registou um aumento populacional na ordem dos 6,4%, contando a mesma com um total de 28 329 habitantes. A superioridade numérica do sexo feminino mantém-se, tendo em conta que foram contabilizados 13 842 homens e 14 487 mulheres. Há a registar, desde a realização do último recenseamento, um aumento quer da população masculina, quer da população feminina.


História

A Marinha Grande é uma ocupação humana recente, se comparada com cidades vizinhas como Leiria e Alcobaça; ela nasce com a iniciativa industrial de Guilherme Stephens, patrocinada pelo Marquês de Pombal, que associou a abundância de madeira e areia para aqui criar a indústria vidreira de que fez a força da vila - e que, mais tarde, veio a dar origem à indústria de plásticos e moldes. É datado de 1776 o marco de pedra, que hoje pode ser visitado no Museu do Vidro, com a inscrição: "Por ordem de Sua Majestade todas as lenhas do Pinhal que estão em huma légua o redor deste marco pertencem à Fábrica de Vidros"6 .

Nascida com a Revolução Industrial, a Marinha Grande foi um dos grandes pólos dos movimentos políticos associados à emancipação do proletariado. O símbolo maior desta posição socio-política é o facto de a Marinha Grande ter tomado a dianteira na revolta de 18 de Janeiro de 1934 contra a II República, tendo sido aqui que as forças leais ao governo de Salazar encontraram maior oposição.7

A Marinha Grande foi elevada a cidade em 11 de Março de 1988.8

Actualmente, e apesar dos receios surgidos na viragem do século com a falência de muitas PME do sector dos moldes face à concorrência de países emergentes como o México ou a China, as empresas marinhenses têm conseguido adaptar-se às exigências da globalização. A "Marinha" (como é localmente designada, de modo informal) é, juntamente com Oliveira de Azeméis, o motor da indústria de moldes nacional.

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

“Castigo injusto, incompreensível e inaceitável”: autarca de Portimão critica recuo no desconfinamento
Garantindo que a disseminação do vírus no concelho está controlada, Isilda Gomes acusou o Governo de falta de solidariedade.

Tropas da Eritreia continuam em Tigré, denuncia a ONU
“O conflito não acabou”, afirma o responsável pela ajuda humanitária das Nações Unidas, desmentindo a retirada anunciada em Março pelo primeiro-ministro etíope.

MotoGP: Miguel Oliveira foi nono na segunda sessão de treinos no Algarve
Piloto português melhorou de forma muito significativa a marca que tinha estabelecido nos treinos matinais.

Aumento do número de pessoas nas lojas aceite pela DGS mas travada pelo Governo
Retalho especializado preocupado com eventuais limitações de horários, considerando que isso potencia a aglomeração de clientes à porta dos estabelecimentos.

Viagem a um Portugal desconhecido
Costa Nova II — Atlantic Soul & Funk Gems From Portugal 71-79 mostra-nos numa história que não conhecíamos desta forma, feita por nomes desconhecidos, outros esquecidos na voragem do tempo, outros que conhecemos bem, mas não neste contexto. “É uma época tão espantosa e tão rápida que eu me vi aflito para a conseguir apreender”, diz Herman José, na altura baixista e compositor, não humorista. Que país era, afinal, aquele que esta música nos revela?

Alfândega da Fé faz a Festa da Cereja no mercadinho e online
Nasce o Mercadinho Cereja&Co., que além de plataforma de vendas online irá propor actividades ao ar livre: entre gastronomias, paddle nos Lagos do Sabor, BTT e caminhadas, animação virtual e até a meia maratona da cereja.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade