REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Marinha Grande

Marinha Grande é uma cidade portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 10 500 habitantes.1

É sede de um município com 187,25 km² de área2 e 38 681 habitantes (2011),3 4 subdividido em 3 freguesias.5 O município é limitado a norte e leste pelo município de Leiria, a sul por Alcobaça e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.

Desde o princípio do século até à década de 90, a evolução demográfica da Marinha Grande tem sido positiva. Nos últimos anos, tem apresentado taxas de crescimento superiores à sua área envolvente[carece de fontes], tomando como referência o distrito de Leiria ou o Pinhal Litoral. O desenvolvimento do sector industrial na Marinha Grande, está na base de tal crescimento populacional.

Aquando do Recenseamento da População em 1991, a freguesia da cidade da Marinha Grande possuía 26 628 habitantes, sendo 13 000 homens e 13 628 mulheres.

De acordo com os censos preliminares, referentes a 2001, a freguesia da Marinha Grande, registou um aumento populacional na ordem dos 6,4%, contando a mesma com um total de 28 329 habitantes. A superioridade numérica do sexo feminino mantém-se, tendo em conta que foram contabilizados 13 842 homens e 14 487 mulheres. Há a registar, desde a realização do último recenseamento, um aumento quer da população masculina, quer da população feminina.


História

A Marinha Grande é uma ocupação humana recente, se comparada com cidades vizinhas como Leiria e Alcobaça; ela nasce com a iniciativa industrial de Guilherme Stephens, patrocinada pelo Marquês de Pombal, que associou a abundância de madeira e areia para aqui criar a indústria vidreira de que fez a força da vila - e que, mais tarde, veio a dar origem à indústria de plásticos e moldes. É datado de 1776 o marco de pedra, que hoje pode ser visitado no Museu do Vidro, com a inscrição: "Por ordem de Sua Majestade todas as lenhas do Pinhal que estão em huma légua o redor deste marco pertencem à Fábrica de Vidros"6 .

Nascida com a Revolução Industrial, a Marinha Grande foi um dos grandes pólos dos movimentos políticos associados à emancipação do proletariado. O símbolo maior desta posição socio-política é o facto de a Marinha Grande ter tomado a dianteira na revolta de 18 de Janeiro de 1934 contra a II República, tendo sido aqui que as forças leais ao governo de Salazar encontraram maior oposição.7

A Marinha Grande foi elevada a cidade em 11 de Março de 1988.8

Actualmente, e apesar dos receios surgidos na viragem do século com a falência de muitas PME do sector dos moldes face à concorrência de países emergentes como o México ou a China, as empresas marinhenses têm conseguido adaptar-se às exigências da globalização. A "Marinha" (como é localmente designada, de modo informal) é, juntamente com Oliveira de Azeméis, o motor da indústria de moldes nacional.

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Isabel Damasceno vai presidir à CCDR Centro
Autarca do PSD sucede à ministra Ana Abrunhosa.

A onda é toda dele (e nem precisa de prancha)
O melhor falsete do momento mora na cidade balnear de Manly, a norte de Sidney, e é também de lá que, pela mão de Winston Surfshirt, nos chega algum do melhor funk dos últimos anos.

Bonecos à procura dum filme
O espectador com um conhecimento do “património” de Aleixo ri-se. Mas não chega.

1917: o travelling e a questão de moral
A proeza técnica é extraordinária, mas nada há em 1917 para além disso.

China anuncia nove mortos por causa de pneumonia viral. Macau regista primeiro caso
O número total de infectados é superior a 400. Os casos no estrangeiro são de pessoas oriundas de Wuhan: já foram registados casos em Macau e nos Estados Unidos.

100 Oportunidades: esta lista reúne jovens que podem — e querem — ser ouvidos pelos media
100 Oportunidades é uma lista de jovens, de vários contextos, que querem ser ouvidos pelo espaço público. A ideia é que exista “um diálogo intergeracional” em vez de “um combate geracional”, diz João Marecos, um dos responsáveis e co-fundador d’ Os Truques da Imprensa Portuguesa.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade