Ilustração sobre a Localidade

Marinha Grande

Marinha Grande é uma cidade portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 10 500 habitantes.1

É sede de um município com 187,25 km² de área2 e 38 681 habitantes (2011),3 4 subdividido em 3 freguesias.5 O município é limitado a norte e leste pelo município de Leiria, a sul por Alcobaça e a oeste tem litoral no oceano Atlântico.

Desde o princípio do século até à década de 90, a evolução demográfica da Marinha Grande tem sido positiva. Nos últimos anos, tem apresentado taxas de crescimento superiores à sua área envolvente[carece de fontes], tomando como referência o distrito de Leiria ou o Pinhal Litoral. O desenvolvimento do sector industrial na Marinha Grande, está na base de tal crescimento populacional.

Aquando do Recenseamento da População em 1991, a freguesia da cidade da Marinha Grande possuía 26 628 habitantes, sendo 13 000 homens e 13 628 mulheres.

De acordo com os censos preliminares, referentes a 2001, a freguesia da Marinha Grande, registou um aumento populacional na ordem dos 6,4%, contando a mesma com um total de 28 329 habitantes. A superioridade numérica do sexo feminino mantém-se, tendo em conta que foram contabilizados 13 842 homens e 14 487 mulheres. Há a registar, desde a realização do último recenseamento, um aumento quer da população masculina, quer da população feminina.


História

A Marinha Grande é uma ocupação humana recente, se comparada com cidades vizinhas como Leiria e Alcobaça; ela nasce com a iniciativa industrial de Guilherme Stephens, patrocinada pelo Marquês de Pombal, que associou a abundância de madeira e areia para aqui criar a indústria vidreira de que fez a força da vila - e que, mais tarde, veio a dar origem à indústria de plásticos e moldes. É datado de 1776 o marco de pedra, que hoje pode ser visitado no Museu do Vidro, com a inscrição: "Por ordem de Sua Majestade todas as lenhas do Pinhal que estão em huma légua o redor deste marco pertencem à Fábrica de Vidros"6 .

Nascida com a Revolução Industrial, a Marinha Grande foi um dos grandes pólos dos movimentos políticos associados à emancipação do proletariado. O símbolo maior desta posição socio-política é o facto de a Marinha Grande ter tomado a dianteira na revolta de 18 de Janeiro de 1934 contra a II República, tendo sido aqui que as forças leais ao governo de Salazar encontraram maior oposição.7

A Marinha Grande foi elevada a cidade em 11 de Março de 1988.8

Actualmente, e apesar dos receios surgidos na viragem do século com a falência de muitas PME do sector dos moldes face à concorrência de países emergentes como o México ou a China, as empresas marinhenses têm conseguido adaptar-se às exigências da globalização. A "Marinha" (como é localmente designada, de modo informal) é, juntamente com Oliveira de Azeméis, o motor da indústria de moldes nacional.

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O mal da ostraconofobia
Para nós, os ostrófilos e ostrívoros que adoramos e comemos ostras, é um choque saber que existe a ostraconofobia, que é o medo não só das ostras como de todos os crustáceos. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

Cartas ao director

25 de Abril: E, depois dos 50, quem rega os cravos?
Afonso Branco, Amélia Videira, António Filipe Rodrigues, João Maria Jonet e Maria Inácia Rezola exploram os caminhos da liberdade neste Repórter 360.

Portugal pintado com as cores dos cravos vermelhos — as imagens da festa dos 50 anos de democracia

Festa dos 50 anos de democracia levou à rua centenas de milhares de pessoas que encheram não só a Avenida da Liberdade, em Lisboa, mas também o centro do Porto, Coimbra e de outras cidades portuguesas.

Nuno Lobo, o clube sempre em primeiro lugar

Bomba por detonar da II Guerra Mundial encontrada junto ao estádio do Mainz
Engenho, de origem norte-americana e da altura da II Guerra Mundial, foi encontrado junto ao campus universitário que se situa nas imediações da MEWA Arena. Vai ser desactivado esta sexta-feira.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade