Ilustração sobre a Localidade

Pedrógão Grande

Pedrógão Grande é uma vila portuguesa no Distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, com menos de 2 000 habitantes.1

É sede de um município com 128,75 km² de área2 e 3 915 habitantes (2011),3 4 subdividido em 3 freguesias.5 O município é limitado a noroeste pelo município de Castanheira de Pera, a leste por Góis e Pampilhosa da Serra, a sueste pela Sertã e a oeste por Figueiró dos Vinhos.

Os vestígios arqueológicos encontrados na região dão provas da sua história remontar aos tempos pré-históricos, talvez ao final da Idade do Bronze.

O primeiro foral é concedido em 1206, por D. Afonso Pedro, filho bastardo de D. Afonso Henriques. Contudo, só em1898 passa definitivamente a concelho, continuando a sua Comarca em Figueiró dos Vinhos.

O tecido económico de Pedrógão Grande é caracterizado essencialmente pelo sector secundário, com relevo para a exploração florestal, têxteis e construção civil. A indústria de espectáculos, nomeadamente carrosséis e diversões públicas são, igualmente, uma referência no concelho.

Actualmente, começam a ser explorados os recursos naturais, considerados como uma grande potencialidade do concelho, a par da riqueza cultural e infra-estruturas de apoio ao turismo.

Os locais de interesse turístico passam pela grande beleza natural deste concelho. A par das barragens, albufeiras e piscinas fluviais, também o centro histórico da vila assume destaque pelas inúmeras residências de traço da fidalguia provinciana.

O seu artesanato é rico em peças de madeira, cortiça e estanho, mas também rendas, bordados e tecelagem.

Apesar de pertencer ao distrito de Leiria e fazer parte da Beira Litoral, a composição do solo e os costumes da sua população assemelham-se mais às características da província da Beira Baixa.

Pedrógão Grande faz fronteira com os concelhos de Castanheira de Pera, Góis, Sertã, Figueiró dos Vinhos e Cernache do Bonjardim. Conta com uma área geográfica que não ultrapassa os 130 quilómetros quadrados e uma população de 4.412 habitantes, distribuídos por três freguesias.

Festas, Feiras e Romarias:

Abril Semana Santa - Pedrógão Grande 1º fim-de-semana após 25 de Abril - Festa do Senhor dos Aflitos

Junho Dia 10 - Festa do Senhor dos Bons Caminhos, Lugar de Regadas Dia 12 - Santo António, Pesos Fundeiros

Julho Dia 24 - Feriado Municipal, Pedrógão Grande Festas de Verão, Pedrógão Grande Dias 23, 24 e 25 - Feira do Ano, Pedrógão Grande

Agosto Dia 15 - Festa de Senhora da Graça, Graça 1º fim-de-semana - Festa da Senhora da Estrela, Graça 2º domingo - Festa da Senhora da Consolação, Escalos do Meio 3º domingo - S. Vicente Ferrer, Troviscais Cimeiros Santo António - Salaborda Nova Último domingo de Agosto - Festa da Senhora da Saúde, Louriceira Festa da Senhora do Rosário, Derreada Cimeira

Setembro 1º domingo - Festa da Senhora dos Milagres, Pedrógão Grande Fim-de-semana após o dia 8 - Festa da Senhora da Piedade, Vila Facaia 3º fim-de-semana - Festa da Senhora do Carmo, Lugar da Picha Dia 25 - Festa de Santa Lurdes, Escalos Cimeiros

Outubro 1º domingo - S. Vicente dos Pinheirais, Mó Grande

Novembro Dia 25 - Feira anual de Santa Catarina, Vila Facaia

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Governo trava aumento de capital de 100 milhões na Águas de Portugal
Executivo da AD tem dúvidas sobre operação financeira que levou empresa a distribuir 100 milhões de euros pelos accionistas para mês e meio depois requerer aumento de capital no mesmo valor.

Direita quer revogar Mais Habitação, mas AD remete para o Governo
O PSD e o CDS apresentaram apenas uma recomendação ao Governo para que aplique as propostas do programa da AD, como a revogação de algumas medidas do Mais Habitação.

Ganhar tempo, evitar a rua
Ao manter todos no mesmo barco, e com poucos argumentos concretos para saltar fora, o Governo ganha tempo e evita um crispar social numa altura em que tem de negociar com sectores de peso do Estado. Editorial deMarta Moitinho Oliveira

Cobrança da taxa extraordinária aos comercializadores de produtos petrolíferos é ilegal
Tribunal Constitucional decidiu que a cobrança da taxa extraordinária da energia aos comercializadores grossistas de petróleo e derivados é inconstitucional.

A partir de “um invejável lugar”
Poesia Pública é uma iniciativa do Museu e Bibliotecas do Porto comissariada por Jorge Sobrado e José A. Bragança de Miranda. Ao longo de 50 dias publicaremos 50 poemas de 50 autores sobre revolução. Opinião de Margarida Vale de Gato

Fisco impede isenção de IVA nas explicações que se limitam a trabalhos de casa
Centros de estudo têm de aplicar IVA de 23%, se aulas não implicarem explicação de matéria. AT traça linha num caso de fronteira em que é difícil distinguir a “explicação” do simples “apoio escolar”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade