REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Pedrógão Grande

Pedrógão Grande é uma vila portuguesa no Distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, com menos de 2 000 habitantes.1

É sede de um município com 128,75 km² de área2 e 3 915 habitantes (2011),3 4 subdividido em 3 freguesias.5 O município é limitado a noroeste pelo município de Castanheira de Pera, a leste por Góis e Pampilhosa da Serra, a sueste pela Sertã e a oeste por Figueiró dos Vinhos.

Os vestígios arqueológicos encontrados na região dão provas da sua história remontar aos tempos pré-históricos, talvez ao final da Idade do Bronze.

O primeiro foral é concedido em 1206, por D. Afonso Pedro, filho bastardo de D. Afonso Henriques. Contudo, só em1898 passa definitivamente a concelho, continuando a sua Comarca em Figueiró dos Vinhos.

O tecido económico de Pedrógão Grande é caracterizado essencialmente pelo sector secundário, com relevo para a exploração florestal, têxteis e construção civil. A indústria de espectáculos, nomeadamente carrosséis e diversões públicas são, igualmente, uma referência no concelho.

Actualmente, começam a ser explorados os recursos naturais, considerados como uma grande potencialidade do concelho, a par da riqueza cultural e infra-estruturas de apoio ao turismo.

Os locais de interesse turístico passam pela grande beleza natural deste concelho. A par das barragens, albufeiras e piscinas fluviais, também o centro histórico da vila assume destaque pelas inúmeras residências de traço da fidalguia provinciana.

O seu artesanato é rico em peças de madeira, cortiça e estanho, mas também rendas, bordados e tecelagem.

Apesar de pertencer ao distrito de Leiria e fazer parte da Beira Litoral, a composição do solo e os costumes da sua população assemelham-se mais às características da província da Beira Baixa.

Pedrógão Grande faz fronteira com os concelhos de Castanheira de Pera, Góis, Sertã, Figueiró dos Vinhos e Cernache do Bonjardim. Conta com uma área geográfica que não ultrapassa os 130 quilómetros quadrados e uma população de 4.412 habitantes, distribuídos por três freguesias.

Festas, Feiras e Romarias:

Abril Semana Santa - Pedrógão Grande 1º fim-de-semana após 25 de Abril - Festa do Senhor dos Aflitos

Junho Dia 10 - Festa do Senhor dos Bons Caminhos, Lugar de Regadas Dia 12 - Santo António, Pesos Fundeiros

Julho Dia 24 - Feriado Municipal, Pedrógão Grande Festas de Verão, Pedrógão Grande Dias 23, 24 e 25 - Feira do Ano, Pedrógão Grande

Agosto Dia 15 - Festa de Senhora da Graça, Graça 1º fim-de-semana - Festa da Senhora da Estrela, Graça 2º domingo - Festa da Senhora da Consolação, Escalos do Meio 3º domingo - S. Vicente Ferrer, Troviscais Cimeiros Santo António - Salaborda Nova Último domingo de Agosto - Festa da Senhora da Saúde, Louriceira Festa da Senhora do Rosário, Derreada Cimeira

Setembro 1º domingo - Festa da Senhora dos Milagres, Pedrógão Grande Fim-de-semana após o dia 8 - Festa da Senhora da Piedade, Vila Facaia 3º fim-de-semana - Festa da Senhora do Carmo, Lugar da Picha Dia 25 - Festa de Santa Lurdes, Escalos Cimeiros

Outubro 1º domingo - S. Vicente dos Pinheirais, Mó Grande

Novembro Dia 25 - Feira anual de Santa Catarina, Vila Facaia

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Campeões ingleses e europeus de râguebi despromovidos para a segunda liga
Clube desrespeitou regras sobre limite máximo da massa salarial durante três épocas consecutivas. É agora penalizado por prejudicar competitividade da liga.

China identifica mais 17 pessoas infectadas com vírus desconhecido. Já são 62 no total
Num artigo publicado na sexta-feira, cientistas de um centro de pesquisa do Imperial College de Londres apontavam que o número de pessoas infectadas poderá ultrapassar um milhar.

Palcos da semana
Maria Stuarda regressa ao São Carlos, Angel Olsen toca em Lisboa e no Porto, e Algés acolhe Picasso, enquanto o algarvio Al-Mutamid se expande e O Resto da Tua Vida se faz à estrada em Torres Vedras.

Único Banco de Cérebros Humanos do país tem 60 exemplares para estudo
A partir deste ano, o Banco de Cérebros Humanos, que funciona no Hospital de Santo António, no Porto, quer começar a receber doações de exemplares sãos para perceber o que é normal e anormal.

Jerusalém vai ter uma praça com o nome de Aristides Sousa Mendes
O embaixador de Israel em Lisboa já convidou Marcelo Rebelo de Sousa para estar presente na cerimónia de inauguração da praça.

Jean-Paul Gaultier celebra 50 anos na moda com o que diz ser o seu último desfile de alta-costura
O mundo da moda prepara-se para um momento histórico: o designer francês Jean-Paul Gaultier anunciou que irá realizar esta semana o seu último desfile de alta-costura, adiantando que, em breve, dará a conhecer um novo conceito.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade