REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Pombal

Pombal é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 11 000 habitantes.1 Foi oficialmente elevada a cidade em 16 de Agosto de 1991.

É sede de um município com 626,00 km² de área2 e 55 217 habitantes (2011),3 4 subdividido em 13 freguesias.5 O município é limitado a Norte pelos municípios da Figueira da Foz e de Soure, a Este por Ansião e Alvaiázere, a Sudeste por Ourém, a Sudoeste por Leiria e a Oeste possui uma faixa de litoral no Oceano Atlântico.

 

História


Pombal foi fundada por Dom Gualdim Pais, Grão-Mestre da Ordem dos Templários, que mandou construir o seu Castelo. Deu-lhe Foral no ano de 1174.

Em 29 de Janeiro de 1186 o papa Urbano III faz seguir a bula Intelleximus ex autentico ao mestre e cavaleiros da Ordem do Templo para lhes confirmar as igrejas de Pombal, Ega e Redinha, construidas nas terras que lhes doara D. Afonso Henriques e toma-as debaixo da protecção da Santa Sé6 .

Em 1509 Dom Manuel I, ordenou a reconstrução do castelo. O alcaide-mor da vila, o Conde de Castelo-Melhor, instalou-se no seu interior.

Foi elevada a cidade em 1991, pela Lei 71/91, de 16 de Agosto.

 


Cultura

Em 13 de Julho de 1976 foi fundado o Teatro Amador de Pombal que, desde então, tem desempenhado uma importante função cultural no concelho. Conta já com mais de 30 produções. A produção mais recente ("A Demanda"]) foi encenada por Rui M. Silva e percorreu o País com alguns espectáculos. Este grupo tem as portas abertas gratuitamente para novos elementos e reúne-se apenas aos fins-de-semana, uma vez que todos os seus elementos trabalham e/ou estudam.

Em Pombal existem duas rádios: a 97Fm, fundada como Rádio Clube de Pombal, e a Cardal Fm, em 87.6 Mhz. A Rádio Clube de Pombal começou como uma aventura de dois jovens que no dia 25 de abril de 1986 lançaram para o ar a primeira emissão. Nesse mesmo ano, em 23 de outubro, a rádio ganhou corpo jurídico. A Rádio Cardal teve durante alguns anos o estatuto de rádio "pirata”, tendo sido legalizada em março de 1989 com a obtenção do alvará de licenciamento.

Em Pombal, a imprensa jornalística resume-se atualmente ao Pombal Jornal (criado em 2013), depois de se ter assistido ao desaparecimento de alguns periódicos que marcaram o panorama jornalístico da comunidade durante décadas. É o caso do Correio de Pombal (1990-2012), de O Eco, fundado em 1932 e também já extinto, e do Voz do Arunca.

A Associação Filarmónica Artística Pombalense é uma das mais antigas coletividades do concelho, fundada no dia 16 de outubro de 1867. É uma academia de artes e de música, que promove o ensino de diferentes instrumentos e disciplinas de dança. Nela funciona também o Conservatório Filarmónico de Pombal, homologado pelo Ministério da Educação, que oferece ensino articulado da música.

Anualmente, a cidade organiza as Festas do Bodo, cuja origem remonta ao período medieval. Realizam-se, segunda a lenda, como agradecimento à Nossa Senhora do Cardal por ter afastado as pragas das colheitas. Celebram-se durante quatro dias de modo a coincidir com o último domingo do mês de julho, envolvendo diferentes atividades, de cariz religioso, económico e de lazer, e contando com a presença da população, bem como de muitos emigrantes do concelho, em período de férias.

Museus

Museu Municipal Marquês de Pombal

O Museu que se localiza na antiga cadeia, tem um acervo que documenta a vida e obra de Sebastião José de Carvalho e Mello, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, e a sua época. Apresenta uma coleção documental, com um núcleo bibliográfico e diversos documentos legislativos e manuscritos; uma importante coleção de quadros, gravuras e pintura a óleo do século XVIII; e uma relevante coleção de mobiliário da época. O Museu possui, ainda, outras coleções: medalhística, cerâmica, vidro, metais, elementos pétreos, fotografias e bustos do Marquês de Pombal.

Museu de Arte Popular Portuguesa O Museu de Arte Popular Portuguesa situa-se no piso térreo do Centro Cultural de Pombal, na zona histórica da cidade, e contém em exposição um espólio de cerca de 2000 peças de artesanato de todas as regiões do país. Este espaço museológico é o resultado de um trabalho de procura e selecção permanentes de Nelson Lobo Rocha, técnico aposentado da Fundação Calouste Gulbenkian, ao longo de mais de vinte e cinco anos de convívio com os próprios artesãos. A colecção doada à Câmara Municipal de Pombal supera pela sua diversidade, qualidade e quantidade, tudo o que seria possível esperar. Um tão grande número de peças e a sua enorme diversidade de figuras e motivos, é de inegável riqueza, facilitando a dispersão do olhar e do sentir. Os artesãos, aqui tão ricamente representados, mostram um retrato em corpo inteiro das tradições populares portuguesas duma forma genuína que veste esta sala nobre de cor, de beleza, de alegria e encanto.

 

 

 

Fonte do texto: Wikipedia

 

 

Interior do castelo de Pombal (estrutura defensiva)

 

 

Interior do castelo de Pombal. 

 

Autor das fotos: Leonardo Opitz


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Jerónimo de Sousa acusa partidos de apresentarem contas erradas
Para o secretário-geral do PCP, os partidos que governaram o país na última década preocuparam-se apenas em acertar contas com Bruxelas e com “o grande capital”.

Mais de 1500 quilos de marfim ilegal foram destruídos em fábrica na Arrábida
Há dois anos a PJ apreendeu 1500 quilos de marfim maioritariamente de elefantes africanos e asiáticos.

Clássicos, raros, valiosos. Colecção portuguesa de carros vai a leilão e vale 11 milhões de euros

Teresa planta árvores e consciências. Pelo neto e por todas as crianças
Desde 2010, Teresa Markowsky já terá plantado de forma voluntária cerca de dez mil árvores. Em Novembro vai ser avó e é pelo neto – e pelas outras crianças que hão-de vir ao mundo – que pretende “continuar a plantar bosques enquanto puder.”

Walmart vai deixar de vender cigarros electrónicos
As autoridades americanas estão a investigar uma misteriosa doença pulmonar ligada aos cigarros electrónicos, que afectou pelo menos 530 pessoas e causou várias mortes.

Doha está a preparar-se para o resto da sua vida
Arquitectura “de autor”, hotéis e resorts de luxo, museus, praias e deserto: o que Doha andou para aqui chegar. Mas, não saciada, a capital do Qatar continua a transformar-se enquanto se prepara para receber o Mundial de Futebol.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade