REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Porto de Mós

Porto de Mós é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Litoral, com cerca de 24 342 habitantes.1

É sede de um município com 261,83 km² de área2 e 24 342 habitantes (2011),3 4 subdividido em 10 freguesias.5 O município é limitado a norte pelos municípios de Leiria e da Batalha, a leste por Alcanena, a sul por Santarém e Rio Maior e a oeste por Alcobaça.

 

História

Segundo a lenda da Nazaré, o cavaleiro D. Fuas Roupinho, miraculado por Nossa Senhora da Nazaré, em 1182, foi alcaide de Porto de Mós. Segundo outras fontes, venceu um grande exército muçulmano que cercava o castelo, recorrendo ao estratagema de se esconder previamente na serra com parte dos seus homens. Derrotou o inimigo com um ataque surpresa ao seu acampamento, durante a noite.

O Concelho de Porto de Mós foi pertença dos Coutos de Alcobaça em 1230, doado por D. Sancho II influenciando por muitos séculos a vida e os hábitos desta região que mais tarde foi entregue, por D. João I, a D. Nuno Álvares Pereira e á Casa de Bragança, após a decisiva Batalha de Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385.

Em 1895 O concelho de Porto de Mós foi extinto e passou a pertencer ao concelho de Alcobaça, no entanto este período foi de curta duração, já que em 1898 voltou a ter o estatuto de concelho.

A vila recebeu foral de Dom Dinis em 1305.

 


Património


Castelo de Porto de Mós
Igreja de S. Pedro
Igreja de S. João
Capela de Sto António
Capela de São Jorge
Grutas de Mira de Aire
Grutas de Alvados
Grutas de Santo António
Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota
Arco da Memória
Lagoas do Arrimal
Praia Jurássica de São Bento

 

Fonte dos textos: Wikipedia

 

 

 



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Tem cuidado com o que desejas
Não é excessivo dizer que a eleição de Corbyn abriria uma ainda mais profunda crise europeia, e também uma profunda crise ocidental.

Até quando haverá cartazes das legislativas nas ruas?
A lei não define um prazo para as candidaturas removerem a propaganda eleitoral. Partidos garantem que já estão a retirar cartazes.

Luxemburgo ficou na história de Eusébio e pode ficar na de Ronaldo
Se Portugal conseguir vencer neste domingo a selecção luxemburguesa, garante a qualificação para o Campeonato da Europa de 2020. Fernando Santos assegura que o frio e o mau estado do relvado do Stade Josy Barthel não servirão de desculpas.

Objectivo do Governo é ter a primeira refinaria de lítio da Europa
O secretário de Estado da Energia, João Galamba, não garante que venha a haver minas de lítio em Portugal, mas tem esperança que alguma consiga ter o estudo ambiental aprovado, para convencer empresas europeias a trazer para Portugal uma refinaria de lítio.

“Se a Lusorecursos não cumprir prazos, perde a concessão”
João Galamba garante que não voltou a encontrar-se com promotores de projecto de Montalegre, nem com o ex-secretário de Estado da Internacionalização, que está a tentar a montagem financeira do empreendimento.

Quanto custa uma bitcoin à nossa saúde? E ao clima?
A febre das bitcoins parece ter passado, mas as criptomoedas continuam a ter um impacto indirecto na saúde de todos — mesmo daqueles que não as usam.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade