Ilustração sobre a Localidade

Salvaterra de Magos

Salvaterra de Magos é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, e à antiga província do Ribatejo, com cerca de 5 500 habitantes.

É sede de um município com 244,74 km² de área e 22 159 habitantes (censos 2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Almeirim, a leste e sul por Coruche, a sudoeste por Benavente e a noroeste pela Azambuja e pelo Cartaxo.

 

Historia


As origens de Salvaterra de Magos são bem antigas, não fosse esta uma região fértil e com diversos cursos de água, como se pode confirmar na vizinha Muge que prima pelos muitos vestígios pré-históricos, e também Romanos. Em Abril de 1383 foi assinado em Salvaterra de Magos o Tratado de casamento entre D.Beatriz de Portugal e D.João I, rei de Castela e Leão.

Em 1542 Salvaterra de Magos é cedida ao Infante D. Luís, que ali mandou construir o famoso palácio real, em cujas tapadas se realizaram grandes caçadas ao javali e se tornaram célebres as corridas de Toiros, tendo aqui ocorrido um episódio histórico: o 7º Conde de Arcos pereceu na arena do Teatro de Salvaterra de Magos, inaugurado por D. José, e seu pai, o Marquês de Marialva vingou a morte do seu filho descendo à arena e matando o touro.

O Paço Real, os esplendorosos Jardins, o Teatro de ópera e a Arena de Touradas foram destruídos num grande incêndio em 1824, restando hoje em dia apenas a Capela Real e as instalações da Falcoaria.

Nesta vila cercada por férteis lezírias povoadas por Cavalos, um dos maiores bens da região, vale a pena conhecer o que ainda resta do Paço Real, nomeadamente a Capela e a Falcoaria, e também a Igreja Paroquial de S. Paulo, datada de 1296, a Igreja da Misericórdia do século XVII, a bonita Fonte do Arneiro de 1711, a grandiosa Ponte Ferroviária Rainha Dona Amélia, segundo projecto de Gustave Eiffel, datada de 1903, e um dos locais mais célebres da localidade, a Praça de Touros de Salvaterra de Magos, inaugurada em 1920 e ainda hoje uma das Praças com mais espectáculos tauromáquicos ao longo do ano.

De destacar é também a é a barragem e albufeira de Magos, localizada na ribeira de Magos, na bacia hidrográfica do rio Tejo, projectada em 1936 com excelentes condições para a prática das mais variadas actividades de lazer e turismo.

Salvaterra de Magos é conhecida pela criação de cavalos e toiros para o quente espectáculo Tauromáquico que aqui encontra as condições perfeitas, de verdejantes férteis campos planos a perder de vista.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

“Não há condições políticas” para repor serviço militar obrigatório, diz Nuno Melo
Ministro da Defesa sugeriu serviço militar como “oportunidade de exercício de formação, autoridade e valores” para jovens que cometem pequenos delitos.

Galamba reitera inocência e diz só se arrepender de ter “mantido” Frederico Pinheiro
Em entrevista à CNN, o ex-ministro arguido na Operação Influencer disse estar de “consciência tranquila” e assumiu ser contra a ida de Lucília Gago ao Parlamento.

Lisboa à mostra
Lisboa escondia-se dos lisboetas tanto quanto hoje se mostra aos turistas. Os turistas não têm tempo. Os turistas querem passar à próxima cidade. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Um museu para reflectir a vida dos que na luta pela liberdade a perderam
O Museu Nacional Resistência e Liberdade inaugura-se este sábado no Forte de Peniche. Propõe uma visita aos dias de chumbo do salazarismo, guiada pelos que têm a memória vívida da repressão.

O trauma inevitável do FC Porto
O FC Porto deixou de ser parte dos organismos vivos e sujeitos às regras da evolução. Chegou a um estado de decomposição tal que só por milagre escapará ao conflito, à descrença e à suspeita. Opinião de Manuel Carvalho

André Villas-Boas ameaça destronar Pinto da Costa, “rei” do FC Porto há 42 anos
Ex-treinador é o primeiro a colocar em causa o domínio do presidente portista, dando voz ao descontentamento crescente com a gestão do FC Porto. Sócios votam das 9h às 20h, no Estádio do Dragão.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade