REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Salvaterra de Magos

Salvaterra de Magos é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, e à antiga província do Ribatejo, com cerca de 5 500 habitantes.

É sede de um município com 244,74 km² de área e 22 159 habitantes (censos 2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Almeirim, a leste e sul por Coruche, a sudoeste por Benavente e a noroeste pela Azambuja e pelo Cartaxo.

 

Historia


As origens de Salvaterra de Magos são bem antigas, não fosse esta uma região fértil e com diversos cursos de água, como se pode confirmar na vizinha Muge que prima pelos muitos vestígios pré-históricos, e também Romanos. Em Abril de 1383 foi assinado em Salvaterra de Magos o Tratado de casamento entre D.Beatriz de Portugal e D.João I, rei de Castela e Leão.

Em 1542 Salvaterra de Magos é cedida ao Infante D. Luís, que ali mandou construir o famoso palácio real, em cujas tapadas se realizaram grandes caçadas ao javali e se tornaram célebres as corridas de Toiros, tendo aqui ocorrido um episódio histórico: o 7º Conde de Arcos pereceu na arena do Teatro de Salvaterra de Magos, inaugurado por D. José, e seu pai, o Marquês de Marialva vingou a morte do seu filho descendo à arena e matando o touro.

O Paço Real, os esplendorosos Jardins, o Teatro de ópera e a Arena de Touradas foram destruídos num grande incêndio em 1824, restando hoje em dia apenas a Capela Real e as instalações da Falcoaria.

Nesta vila cercada por férteis lezírias povoadas por Cavalos, um dos maiores bens da região, vale a pena conhecer o que ainda resta do Paço Real, nomeadamente a Capela e a Falcoaria, e também a Igreja Paroquial de S. Paulo, datada de 1296, a Igreja da Misericórdia do século XVII, a bonita Fonte do Arneiro de 1711, a grandiosa Ponte Ferroviária Rainha Dona Amélia, segundo projecto de Gustave Eiffel, datada de 1903, e um dos locais mais célebres da localidade, a Praça de Touros de Salvaterra de Magos, inaugurada em 1920 e ainda hoje uma das Praças com mais espectáculos tauromáquicos ao longo do ano.

De destacar é também a é a barragem e albufeira de Magos, localizada na ribeira de Magos, na bacia hidrográfica do rio Tejo, projectada em 1936 com excelentes condições para a prática das mais variadas actividades de lazer e turismo.

Salvaterra de Magos é conhecida pela criação de cavalos e toiros para o quente espectáculo Tauromáquico que aqui encontra as condições perfeitas, de verdejantes férteis campos planos a perder de vista.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

 

 

 

 



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Francisco Rodrigues dos Santos, o jovem que também agrada aos antigos
Novo líder, conhecido por “Chicão”, quer relançar “o tal novo partido antigo que represente a direita”, acentuando a família, a dignidade humana, a segurança, o trabalho e a ética judaico-cristã como “valores fundamentais”.

Pinto da Costa diz ter “total confiança” em Sérgio Conceição
O presidente do FC Porto dá um voto de confiança ao treinador, que pôs o lugar à disposição, e à equipa.

Juiz Neto de Moura muda de nome após polémica sobre violência doméstica
Autor de um acórdão polémico que citava a Bíblia passou a assinar decisões judiciais como Joaquim Moura.

Insultos e pedidos de demissão de Sérgio Conceição: a recepção ao FC Porto no Dragão
Cerca de meia centena de adeptos deslocou-se ao estádio para mostrar descontentamento, depois da derrota na final da Taça da Liga.

Catarina Martins: “É muito difícil compreender que se vá atrás de Rui Pinto com tanta força”
A coordenadora do BE diz que a justiça ainda tem muita dificuldade em agir no que diz respeito ao futebol. “Existe quase uma excepção de Estado de direito no futebol português”, critica.

Palcos da semana
Os próximos dias trazem o arrojo de uma Giselle sul-africana, Santareno num navio, Tiago Correia a duplicar, realidade virtual em exposição e 20 filmes em alemão.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade