Ilustração sobre a Localidade

Benavente

Benavente é uma vila portuguesa no distrito de Santarém, com cerca de 9 100 habitantes.

Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na sub-região estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; continua, no entanto, a fazer parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que manteve a designação da antiga NUTS II com o mesmo nome. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, mas constante nos discursos de auto- e heteroidentificação.

É sede de um município com 521,38 km² de área e 29 019 habitantes (20111 ), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Salvaterra de Magos, a leste por Coruche, a sueste pela área secundária do Montijo, a sul por Palmela e Alcochete, a noroeste por Vila Franca de Xira e Azambuja e tem um estreito troço ribeirinho do Estuário do Tejo, a sudoeste, através do qual limita com Loures.

A povoação tem um aspecto agradável e simpático, e no seu tecido urbano inserem-se apreciáveis residências, antigas e modernas, e parques arborizados. Junto ao cais velho ainda se vislumbram, na toponímia e na estrutura dos edifícios antigos, vestígios de uma navegação fluvial, anterior às obras de hidráulica que transformaram substancialmente a região. No largo do Município, fronteiro aos Paços do Concelho, foi reerguido com base nos fragmentos que estavam em poder da câmara, um gracioso Pelourinho quinhentista, o Pelourinho de Benavente.

 

História

Em 1199, a fixação de colonos estrangeiros na margem sul do Tejo, conduziu ao surgimento da povoação de Benavente. Situada nos limites do Castelo de Coruche, subordinado à Ordem de Calatrava, foi constituída sob a égide e senhorio desta ordem militar. Neste facto, se tem também associado o nome da povoação, sabido que à mesma Ordem pertencia também o Castelo de Benavente, no Reino de Leão. Benavente, situada entre Santarém e Lisboa, é delimitada pelo rio Sorraia, um dos principais afluentes do Tejo e foi o segundo concelho instituído ao sul deste rio.

Tem foral antigo, dado por D. Paio, ou Pelágio, mestre da Ordem Militar de Évora, em 25 de Março de 1200 e confirmado em Santarém em 1218 por D. Sancho I. D. Manuel concede-lhe foral novo em 16 de Janeiro de 1516. Além disso recebeu privilégios de vários monarcas, especialmente de D. Dinis e D. Fernando.

Benavente, permite definir um centro histórico consolidado, uma vez que toda a área se encontra bem delimitada pelo rio Sorraia, a nascente e pela designada lezíria dos cavalos, na face poente. O centro histórico assume uma forma triangular, localizando-se no vértice o Cruzeiro do Largo do Calvário e no centro, o local onde se erguia a antiga Igreja Matriz, destruída pelo sismo de Benavente de 1909, que matou mais de 60 pessoas e destruiu praticamente todas as casas da povoação.

 

 

Património Arquitectónico e Arqueológico

 

  • Cruzeiro do Largo do Calvário
  • Biblioteca Municipal de Benavente
  • Museu Municipal de Benavente
  • Núcleo Museológico Agrícola
  • Paços do Concelho - Câmara Municipal de Benavente
  • Palácio do Infantado, Samora Correia
  • Pelourinho de Benavente
  • Igreja Matriz de Benavente
  • Igreja Matriz de Samora Correia
  • Igreja da Misericórdia de Benavente
  • Igreja da Misericórdia de Samora Correia
  • Fonte de Santo António, Benavente
  • Fonte do Concelho, Samora Correia
  • Fortim de Belmonte
  • Convento de Jenicó
  • Olaria Romana da Garrocheira

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Obras e documentos antigos do Museu do Louvre danificados após inundação
Inundação causada pela ruptura de um cano na biblioteca de antiguidades egípcias do Museu do Louvre danifica cerca de 400 obras de arte e documentos antigos.

Anita Guerreiro (1936-2025), fadista e actriz que sempre teve o fado na alma
Fadista, actriz, cantadeira, Anita Guerreiro deixou marca por onde passou, da rádio aos fados, do teatro de revista às marchas de Lisboa e à televisão. Tinha 89 anos.

Urgência do hospital de Santo Tirso com constrangimentos até às 8h de segunda-feira
Urgência geral do Hospital de Santo Tirso está com constrangimentos das 8h deste domingo às 8h de segunda, segundo informou a Protecção Civil.

Quando 40% dos estudos numa área revelam problemas, os tratamentos atrasam-se
Estudo identifica 243 publicações em modelos animais com AVC hemorrágico com falhas graves. Prevalência surpreende, mas volta a destapar algumas fragilidades da ciência — e também como as corrigir.

Catarina Martins na Beira Baixa para ouvir comunidades descontentes com projecto fotovoltaico
Candidata à presidência Catarina Martins visita este domingo Mata da Rainha, no Fundão. Deputada europeia critica grandes parques solares com “impacto brutal” e defende modelo descentralizado.

Em Londres, Zelensky procura com parceiros europeus desbloquear o impasse na guerra
Encontro acontece depois de maratona negocial na Florida com representantes dos EUA. O Donbass é um dos pontos que afastam a Rússia da Ucrânia para um acordo de paz.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade