REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

Benavente

Benavente é uma vila portuguesa no distrito de Santarém, com cerca de 9 100 habitantes.

Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na sub-região estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; continua, no entanto, a fazer parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que manteve a designação da antiga NUTS II com o mesmo nome. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, mas constante nos discursos de auto- e heteroidentificação.

É sede de um município com 521,38 km² de área e 29 019 habitantes (20111 ), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Salvaterra de Magos, a leste por Coruche, a sueste pela área secundária do Montijo, a sul por Palmela e Alcochete, a noroeste por Vila Franca de Xira e Azambuja e tem um estreito troço ribeirinho do Estuário do Tejo, a sudoeste, através do qual limita com Loures.

A povoação tem um aspecto agradável e simpático, e no seu tecido urbano inserem-se apreciáveis residências, antigas e modernas, e parques arborizados. Junto ao cais velho ainda se vislumbram, na toponímia e na estrutura dos edifícios antigos, vestígios de uma navegação fluvial, anterior às obras de hidráulica que transformaram substancialmente a região. No largo do Município, fronteiro aos Paços do Concelho, foi reerguido com base nos fragmentos que estavam em poder da câmara, um gracioso Pelourinho quinhentista, o Pelourinho de Benavente.

 

História

Em 1199, a fixação de colonos estrangeiros na margem sul do Tejo, conduziu ao surgimento da povoação de Benavente. Situada nos limites do Castelo de Coruche, subordinado à Ordem de Calatrava, foi constituída sob a égide e senhorio desta ordem militar. Neste facto, se tem também associado o nome da povoação, sabido que à mesma Ordem pertencia também o Castelo de Benavente, no Reino de Leão. Benavente, situada entre Santarém e Lisboa, é delimitada pelo rio Sorraia, um dos principais afluentes do Tejo e foi o segundo concelho instituído ao sul deste rio.

Tem foral antigo, dado por D. Paio, ou Pelágio, mestre da Ordem Militar de Évora, em 25 de Março de 1200 e confirmado em Santarém em 1218 por D. Sancho I. D. Manuel concede-lhe foral novo em 16 de Janeiro de 1516. Além disso recebeu privilégios de vários monarcas, especialmente de D. Dinis e D. Fernando.

Benavente, permite definir um centro histórico consolidado, uma vez que toda a área se encontra bem delimitada pelo rio Sorraia, a nascente e pela designada lezíria dos cavalos, na face poente. O centro histórico assume uma forma triangular, localizando-se no vértice o Cruzeiro do Largo do Calvário e no centro, o local onde se erguia a antiga Igreja Matriz, destruída pelo sismo de Benavente de 1909, que matou mais de 60 pessoas e destruiu praticamente todas as casas da povoação.

 

 

Património Arquitectónico e Arqueológico

 

  • Cruzeiro do Largo do Calvário
  • Biblioteca Municipal de Benavente
  • Museu Municipal de Benavente
  • Núcleo Museológico Agrícola
  • Paços do Concelho - Câmara Municipal de Benavente
  • Palácio do Infantado, Samora Correia
  • Pelourinho de Benavente
  • Igreja Matriz de Benavente
  • Igreja Matriz de Samora Correia
  • Igreja da Misericórdia de Benavente
  • Igreja da Misericórdia de Samora Correia
  • Fonte de Santo António, Benavente
  • Fonte do Concelho, Samora Correia
  • Fortim de Belmonte
  • Convento de Jenicó
  • Olaria Romana da Garrocheira

 

 

Fonte dos textos: Wikipedia



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Com aval de Bolsonaro, polícias deixam governadores brasileiros como “reféns”
O Ceará foi palco de episódios de violência inéditos protagonizados por agentes da Polícia Militar em greve. Há mais de dez estados onde a insurreição pode chegar.

Uma voz inovadora na historiografia portuguesa
Para o historiador Rui Ramos, Vasco Pulido Valente trouxe de Oxford uma visão que o distinguia da escola marxista então dominante em Portugal. E “tinha uma grande originalidade, era capaz de descobrir, para uma enorme quantidade de situações, processos, acontecimentos, ângulos diferentes, que ninguém ainda explorara.”

O Carnaval XL de Viareggio
Na Toscana há uma cidade que celebra o Entrudo durante um mês e que estar a par do Rio e de Veneza. É um dos Carnavais mais importantes de Itália e do mundo. Na terra que é hoje a capital dos iates de luxo, seis enormes desfiles obrigam-nos a arregalar os olhos para um retrato gigante da Itália, do mundo, da humanidade.

“O que o Vasco tinha de mais notável era ser um espírito de contradição”
O realizador de Aqui d’El Rei, filme realizado a partir de uma ideia de Vasco Pulido Valente, evoca uma relação de várias décadas com o historiador e cronista. Começou com uma forte partilha de ideias e interesses, e terminou em afastamento e em “divergência absoluta”.

Directora do Museu dos Coches: despacho da secretária de Estado é “ilegal”
Silvana Bessone apresentou reclamação sobre ordem de cedência de colecção ao futuro Hotel Vila Galé de Alter do Chão no âmbito do Revive, após meses de oposição na DGPC. Tutela diz que protocolo ainda não foi assinado e que condições museológicas serão cumpridas. É “uma situação absolutamente insólita”, diz presidente do ICOM Europa.

Património Cultural português: os princípios
A insistência nesta prática de empréstimo de obras de arte pertença dos museus nacionais a hotéis, fundações ou outras entidades privadas configura uma ameaça real, um abrir mão de responsabilidades que, mesmo que com todas as “garantias técnicas asseguradas pela DGPC” (sic), deita por terra princípios estabelecidos.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade