Ilustração sobre a Localidade

Rio Maior

Rio Maior é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, com cerca de 12 005 habitantes.

Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na sub-região estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; continua, no entanto, a fazer parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que manteve a designação da antiga NUTS II com o mesmo nome. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, mas constante nos discursos de auto e hetero-identificação.

É sede de um município com 272,18 km² de área e 21 192 habitantes (2011), subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Porto de Mós, a nordeste e a sul por Santarém, a sul pela Azambuja, a oeste pelo Cadaval e pelas Caldas da Rainha e a noroeste por Alcobaça.

A 3 km da cidade de Rio Maior pode encontrar as Salinas naturais de Rio Maior.

Intitula-se a cidade do Desporto, porque apesar do seu pequeno tamanho conta com vastas e premiadas infraestruturas de desporto (complexo desportivo classificado em 3º lugar no concurso internacional IOC/IAKS AWARD 20071 ) e com três Clubes com alguma projecção. O União Desportiva de Rio Maior, que tem apenas o Futebol como modalidade, o Clube de Natação de Rio Maior, que tem como modalidades mais proeminentes a natação e o atletismo, do qual faz parte Susana Feitor, tendo também o mérito de ser um dos clubes Portugueses que leva mais atletas aos jogos olímpicos (atletas esses maioritariamente da disciplina de Marcha do atletismo, mas também com presenças olímpicas de nadadores), que também dá nome à pista de atletismo do Estádio Municipal e a Casa do Povo de Rio Maior o mais antigo clube da cidade, que tem nos últimos anos levado o Judo aos mais altos patamares nacionais e internacionais, onde a atleta Yahima Ramirez é actualmente a judoca de maior projecção. Rio Maior apostou forte nas instalações desportivas, possuindo um bem equipado parque desportivo, do qual faz parte o moderno Centro de Estágios e a Piscina Olímpica, estando no entanto muito desaproveitado em termos locais. Atualmente a seleção brasileira de Triatlon, coordenada pelo técnico português Sérgio Santos utiliza Rio Maior e suas instalações com base central de treinamento, onde residem vários atletas brasileiros de elite na modalidade.

A Câmara Municipal pertenceu durante vários anos ao Partido Socialista, na pessoa de Silvino Manuel Gomes Sequeira. Nas eleições autárquicas de 2009, a coligação PSD/CDS conquistou a Câmara Municipal, e Isaura Morais tornou-se a primeira mulher a ocupar a Presidência da Câmara Municipal.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Francisco Cabral: “Quero ganhar todos os jogos, a todos os adversários”
É o melhor tenista português de todos os tempos na variante de pares. Está no top-20 mundial e acredita que pode ainda melhorar.

Rabo de Peixe, série da Netflix Portugal, faz sucesso com Paolla Oliveira e Caio Blat
A segunda temporada de série que, no Brasil, se chama Mar Branco, é baseada em um fato real. Pacotes com quilos de cocaína apareceram boiando em praia de um vilarejo dos Açores.

Eleições na Guiné-Bissau. Forte afluência em Portugal no meio do caos das alterações das mesas de voto
Muitos eleitores não conseguiram votar devido à alteração de última hora das listas eleitorais. Na região da Grande Lisboa, onde está registada a maioria dos eleitores, observou-se muita confusão.

Montenegro diz que é preciso garantir que escutas são feitas dentro da legalidade
Sobre o plano de paz dos Estados Unidos da América para a Ucrânia, primeiro-ministro diz que “não preenche os requisitos mínimos” e defende que articulação com a UE é “obrigatória” neste processo.

Sondagem: quase 60% defendem demissão da ministra da Saúde
Só 28,3% dos inquiritos acham que Ana Paula Martins deve manter-se no cargo. Governos anteriores, ministra e executivo como um todo são apontados como principais responsáveis pela situação na Saúde.

Meta escondeu deliberadamente provas dos malefícios das redes sociais, diz tribunal dos EUA
A Meta terá conduzido um estudo sobre o impacto das redes sociais na saúde mental de adolescentes. Perante os resultados negativos, cancelou a investigação e não divulgou conclusões.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade