Ilustração sobre a Localidade

Rio Maior

Rio Maior é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, com cerca de 12 005 habitantes.

Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na sub-região estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; continua, no entanto, a fazer parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que manteve a designação da antiga NUTS II com o mesmo nome. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo, mas constante nos discursos de auto e hetero-identificação.

É sede de um município com 272,18 km² de área e 21 192 habitantes (2011), subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Porto de Mós, a nordeste e a sul por Santarém, a sul pela Azambuja, a oeste pelo Cadaval e pelas Caldas da Rainha e a noroeste por Alcobaça.

A 3 km da cidade de Rio Maior pode encontrar as Salinas naturais de Rio Maior.

Intitula-se a cidade do Desporto, porque apesar do seu pequeno tamanho conta com vastas e premiadas infraestruturas de desporto (complexo desportivo classificado em 3º lugar no concurso internacional IOC/IAKS AWARD 20071 ) e com três Clubes com alguma projecção. O União Desportiva de Rio Maior, que tem apenas o Futebol como modalidade, o Clube de Natação de Rio Maior, que tem como modalidades mais proeminentes a natação e o atletismo, do qual faz parte Susana Feitor, tendo também o mérito de ser um dos clubes Portugueses que leva mais atletas aos jogos olímpicos (atletas esses maioritariamente da disciplina de Marcha do atletismo, mas também com presenças olímpicas de nadadores), que também dá nome à pista de atletismo do Estádio Municipal e a Casa do Povo de Rio Maior o mais antigo clube da cidade, que tem nos últimos anos levado o Judo aos mais altos patamares nacionais e internacionais, onde a atleta Yahima Ramirez é actualmente a judoca de maior projecção. Rio Maior apostou forte nas instalações desportivas, possuindo um bem equipado parque desportivo, do qual faz parte o moderno Centro de Estágios e a Piscina Olímpica, estando no entanto muito desaproveitado em termos locais. Atualmente a seleção brasileira de Triatlon, coordenada pelo técnico português Sérgio Santos utiliza Rio Maior e suas instalações com base central de treinamento, onde residem vários atletas brasileiros de elite na modalidade.

A Câmara Municipal pertenceu durante vários anos ao Partido Socialista, na pessoa de Silvino Manuel Gomes Sequeira. Nas eleições autárquicas de 2009, a coligação PSD/CDS conquistou a Câmara Municipal, e Isaura Morais tornou-se a primeira mulher a ocupar a Presidência da Câmara Municipal.

 

Fonte dos textos: Wikipedia

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Itália suspende renovação do acordo de defesa com Israel e pede negociações entre EUA e Irão
A primeira-ministra de Itália, Giorgia Meloni, afirmou que “a situação actual” impede a Itália de renovar automaticamente o acordo de cooperação militar com Israel.

Os brancos Vale Mercê são perfeitos para a cozinha do Gentleman
Os vinhos da adega Vale Mercê, nascidos no terroir particular de Resende, esgotaram todos antes da segunda colheita. Descobrimo-los à mesa, com José Pedro Correia e Ricardo Magalhães.

Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego tem nova presidente
Carla Tavares, eleita presidente das Mulheres Socialistas, cessou funções à frente da CITE. A jurista Cidália Rita entra em regime de substituição. Concurso vai ser lançado para o cargo

Encontro aproxima imigrantes e empresas no Norte de Portugal
Iniciativa aposta em networking, mentoria e reúne instituições e empresas para apresentar soluções práticas de integração e emprego.

Homem condenado por levar mulher ao suicídio — é um momento histórico para vítimas de abuso
Desfechos fatais ligados à violência doméstica são classificados como actos individuais. No caso de Kimberly Milne, o tribunal concluiu que o abuso continuado foi um factor significativo na sua morte.

Príncipe Harry e Meghan recebidos sem entusiasmo na Austrália
O duque e a duquesa de Sussex estiveram no Royal Children’s Hospital, em Melbourne, onde participaram numa actividade nos jardins terapêuticos do hospital.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade