Sem FOTO:375

Tradição têxtil da Covilhã inspira exposição na Gulbenkian

A instalação de André Guedes “Prospecto, Cena III, Intervalo e Cena IV”, inspirada na tradição dos lanifícios da Covilhã, pode ser vista até 28 de setembro no Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Trata-se de uma criação que usa papel, tecido e vídeo para reconfigurar a experiência do espaço e do tempo e que fala sobre o tempo de lazer e do tempo de trabalho.

No átrio do CAM encontra-se também um objeto/escultura realizado com tecidos de lã elaborados em fábricas da Covilhã que faliram na década de 80/90 do século passado.

E há ainda um mural documental realizado com fotografias e documentos oriundos de arquivos de coletividades culturais e recreativas da cidade laneira e do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis da Beira Baixa, chamando a atenção para «uma história sem nomes, feita de gestos, de pequenas e de grandes ações, políticas ou pessoais, individuais ou coletivas».

“Prospecto, Cena II, Intervalo e Cena IV” tem curadoria de Rita Fabiana. André Guedes é formado em arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa (1996). Foi artista residente na Cittadellarte-Fondazione Pistoletto (Biella, 2003), no Palais de Tokyo (Paris, 2005-06), na Nosadella-due (Bolonha, 2007) e na Gasworks (Londres, 2011) com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2007 venceu o Prémio de Artes União Latina.

A crítica especializada reconhece que o seu trabalho, «nas fileiras da arte pós-conceptual, avança uma crítica social e política, emprega as ideias (investigando temas históricos e literários) e a informação (inclui nas obras suportes de comunicação, jornais e documentação) como medium, resultando em várias instalações, performances, cenografias e intervenções urbanas».

 

FONTE: Jornal O Interior

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

União Europeia aperta o cerco à Shein, que passa a ser “plataforma de grande dimensão”
O Regulamento dos Serviços Digitais determina que as empresas controlem os conteúdos ilegais e nocivos nas suas plataformas, bem como os produtos de contrafacção.

Enfermeiros “ligeiramente” optimistas com abertura do Governo para resolver problemas
Próxima reunião será marcada até ao dia 27 de Maio. Na lista dos “principais” temas a discutir com o Ministério da Saúde estão “a revisão da grelha salarial” e “um acordo colectivo de trabalho”.

Previsões apontam para quebras de 40% na cereja na Terra Quente Transmontana
Frio e chuva dos primeiros meses do ano afectaram a produção de cereja. “A flor acabou por ficar na própria árvore, não dando lugar ao fruto”. A colheita de variedades temporãs começa em Maio.

Imprensa internacional destaca desfile e eventuais reparações coloniais
Desde Moçambique a Angola até Brasil, Espanha, França e Inglaterra, a imprensa internacional marcou o cinquentenário da Revolução dos Cravos.

Covid-19: Uso excessivo de antibióticos pode ter agravado resistência antimicrobiana
“Estes dados chamam a atenção para a necessidade de melhorias no uso racional de antibióticos para minimizar consequências negativas para os pacientes e as populações”, alerta responsável da OMS.

No duelo entre “as duas melhores carnes do mundo” triunfou um português
Mais de uma centena de carnívoros de vários países reuniram-se em Madrid para celebrar duas carnes únicas: o boi galego e o porco ibérico Manchado de Jabugo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade