Sem FOTO:420

Arte rupestre no Parque Natural da Serra da Estrela

Cerca de quatro lajes planas de xisto com centenas de gravuras como círculos, motivos tipo ‘ferraduras’, covinhas e cruciformes

Em Vide, concelho de Seia, próximo da aldeia de Cabeça, junto a uma antiga mina de extração de metais, perto de um caminho ligado à transumância, fica o mais recente achado da Serra da Estrela: "cerca de quatro lajes planas de xisto com centenas de gravuras como círculos, motivos tipo ‘ferraduras’, covinhas e cruciformes", segundo o presidente da APIA.

É a primeira vez que são detectados sitios de arte rupestre na área do Parque Natural da Serra da Estrela. Em existam outros sitios próximos como nas freguesias de Vide e Teixeira (Seia) e em várias freguesias da Covilhã

O sitio em causa, está localizado próximo da aldeia de Cabeça, numa zona florestal que era já conhecida dos pastores que ali passavam com o gado. A população local dizia que "eram pegadas dos mouros". Infelizmente, não havia a consciencia da necessidade de preservação e os proprios pastores também fizeram algumas das gravuras usando normalmente o método da martelagem com um percutor duro. Alguns dos motivos criados por estes são cruciformes e podomorfos(pés).

O sitio já foi inventariado em termos de património arqueológico pelo Centro de Interpretação de Arte Rupestre de Vide, fundado em 2008 pela associação APIA (Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica). 

Segundo o presidente da APIA: “Toda esta arte rupestre com mais de 1.000 sítios de arte rupestre é uma das maiores concentrações de arte rupestre da Europa e está esquecida pelo poder local que, em primeiro lugar, deveria acautelar a sua preservação, apoiando o seu estudo para que se possam desenvolver mais circuitos arqueológicos e turísticos e utilização deste património como uma alavanca do desenvolvimento regional, numa região carecida de atividade económica”.

ESTADO DE CONSERVAÇÃO:

Segundo Nuno Ribeiro, “O estado de conservação das lajes é bastante bom”.

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Polícia Judiciária detém dois irmãos por homicídio do pai em Lisboa
Crime foi cometido a seguir ao apagão, com contornos de especial violência. Na origem do sucedido estará a prática de violência doméstica.

PJ detém homem com 37 quilos de cannabis no aeroporto de Lisboa
Suspeito fica em prisão preventiva. Homem de 24 anos chegou ao país através de voo com origem no sudoeste asiático.

PAN quer produção descentralizada de renováveis e apoio à transição ecológica
No programa eleitoral, o PAN propõe incentivos do Estado à produção descentralizada de renováveis e a atribuição de “eco-vouchers” de 240 euros para apoiar a transição ecológica das empresas.

Transparência confirma verificação de novas informações na declaração de Montenegro
Entidade para a Transparência está a verificar as declarações apresentadas pelo primeiro-ministro, mas lembra que está sujeita a dever de sigilo.

No IndieLisboa, em busca do património perdido
The Sealed Soil, da iraniana Marva Nabili, é a grande descoberta da redesenhada secção histórica Director’s Cut, com uma série de filmes transgressivos à frente do seu tempo.

Ricardo Salgado dispensado de comparecer em julgamento no caso BES Angola
Tribunal admite que “num contexto de pressão emocional (como é o caso de um julgamento) é expectável um agravamento da sintomatologia associada à doença” de Alzheimer.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade