REGIAOCENTRO.ORG
Sem FOTO:420

Arte rupestre no Parque Natural da Serra da Estrela

Cerca de quatro lajes planas de xisto com centenas de gravuras como círculos, motivos tipo ‘ferraduras’, covinhas e cruciformes

Em Vide, concelho de Seia, próximo da aldeia de Cabeça, junto a uma antiga mina de extração de metais, perto de um caminho ligado à transumância, fica o mais recente achado da Serra da Estrela: "cerca de quatro lajes planas de xisto com centenas de gravuras como círculos, motivos tipo ‘ferraduras’, covinhas e cruciformes", segundo o presidente da APIA.

É a primeira vez que são detectados sitios de arte rupestre na área do Parque Natural da Serra da Estrela. Em existam outros sitios próximos como nas freguesias de Vide e Teixeira (Seia) e em várias freguesias da Covilhã

O sitio em causa, está localizado próximo da aldeia de Cabeça, numa zona florestal que era já conhecida dos pastores que ali passavam com o gado. A população local dizia que "eram pegadas dos mouros". Infelizmente, não havia a consciencia da necessidade de preservação e os proprios pastores também fizeram algumas das gravuras usando normalmente o método da martelagem com um percutor duro. Alguns dos motivos criados por estes são cruciformes e podomorfos(pés).

O sitio já foi inventariado em termos de património arqueológico pelo Centro de Interpretação de Arte Rupestre de Vide, fundado em 2008 pela associação APIA (Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica). 

Segundo o presidente da APIA: “Toda esta arte rupestre com mais de 1.000 sítios de arte rupestre é uma das maiores concentrações de arte rupestre da Europa e está esquecida pelo poder local que, em primeiro lugar, deveria acautelar a sua preservação, apoiando o seu estudo para que se possam desenvolver mais circuitos arqueológicos e turísticos e utilização deste património como uma alavanca do desenvolvimento regional, numa região carecida de atividade económica”.

ESTADO DE CONSERVAÇÃO:

Segundo Nuno Ribeiro, “O estado de conservação das lajes é bastante bom”.

 

 

 



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Agente atingido por flecha em confrontos em Hong Kong
Durante os intensos confrontos desta noite de sábado, polícia e manifestantes trocaram bombas de gás lacrimogéneo e bombas incendiárias. Operação policial reforçada com canhões de água.

“A tirania ainda não está à nossa porta, mas os sinais são alarmantes”
Crítico de Trump, o vencedor de um Pulitzer em 2003 com a investigação aos abusos sexuais a menores na Igreja Católica traça um cenário negro ao jornalismo e critica o desperdício de recursos na corrida ao que é viral nas redes sociais.

Na cervejaria Galiza, a luta dos trabalhadores já deu para pagar parte dos salários
Ao quinto dia, a comissão que assumiu a gestão da cervejaria já conseguiu apurar o suficiente para dar 200 euros a cada trabalhador. A casa continua cheia de gente e de solidariedade. A luta continua, dizem.

"Nós temos noção de que temos dois pequenos milagres em casa"

Viver melhor com menos: o minimalismo como modo de vida
Ser minimalista é ter o essencial. Não se trata de abdicar da qualidade de vida e do bem-estar, mas antes de identificar e abdicar dos bens materiais que não tenham um propósito claro e que muitas vezes mantemos apenas para preencher vazios existenciais.

Imigrantes
Será Portugal, serão os países europeus e será a Europa capazes de evitar o fanatismo dos defensores da imigração e a intolerância dos inimigos dos imigrantes?

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade