Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Para a rentrée, uma lista do tipo “está tudo aqui”
Parece doido, mas a história das listas é quase tão boa como a história das riscas, que já uma vez contei. Opinião de Bárbara Reis

A Turquia terrorista
Muito provavelmente, os tribunais turcos vão limitar-se a acrescentar às condenações do TEDH algumas frases “para a Europa ver”, mantendo, no essencial, as tabelares condenações. Opinião de Francisco Teixeira da Mota

PISA: crónica de uma morte anunciada
O PISA 2026 não é uma surpresa: é a factura de uma década de desmantelamento. Opinião de Jorge Buescu

Uma crise sem fronteiras — e sem atalhos fáceis
Não existe evidência internacional de que introduzir um exame de alto risco no 4.º ou no 6.º ano seja condição suficiente e nem sequer particularmente associada a melhores resultados em Leitura. Opinião de Isabel Flores

DECO questiona legalidade da tarifa fixa dos táxis no aeroporto de Lisboa
Protocolo assinado nesta sexta-feira prevê preços fixos de 16 ou 19 euros para táxis com origem no aeroporto de Lisboa.

A paisagem cultural de Sintra e o património mundial em risco
Esta é uma luta de todos os portugueses: impedir que o novo PDM seja a porta aberta para toda a sorte de atropelos imobiliários na área protegida de Sintra-Cascais. Opinião de Vítor Serrão

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade