Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Morreu Vítor Murta, ex-presidente do Boavista
Ex-dirigente boavisteiro sofreu ataque cardíaco na manhã desta sexta-feira, dia 16 de Outubro.

Ciência e gastronomia, um encontro improvável na Fundação Champalimaud
Pelo segundo ano, o Science Kitchen mostrou, num jantar, que cientistas e chefs têm mais em comum do que se poderia imaginar. A curiosidade, o colocar hipóteses e a minúcia são alguns deles.

Grato pelo apoio da UE, Zelensky pede mais 70 mil milhões de euros em 2027
Presidente da Ucrânia só ouviu palavras simpáticas dos líderes do Conselho Europeu. Ao contrário de Trump, “eles percebem que a nossa posição é legítima, justa e inteiramente justificada”.

Joaquim Letria, os “inertes” e o político “aldrabão”
Testemunho de Letria sobre caso contra político de Castelo de Paiva após queda da ponte de Entre-os-Rios. Chamou-lhe “aldrabão” e foi condenado. O Tribunal Europeu de Direitos Humanos fez-lhe justiça. Crónica de Bárbara Reis

Procura da Carris Metropolitana cresce 43% em três anos, mas terminais e trânsito complicam
Empresa tem 15% de autocarros eléctricos e quer chegar aos 100. Foram apresentados mais 37 veículos destes que vão operar pelos municípios de Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira

Luís Neves avança com queixa-crime contra ex-secretário-geral do MAI
Ministro da Administração Interna diz que declarações de Ricardo Carrilho “contêm grotescas falsidades, conteúdo calunioso e difamatório”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade