Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Uma constelação luso-brasileira
O encontro da ancestralidade com a ciência e a poesia. Opinião de Sérgio Ignácio

Cineasta brasileiro filmou crise da habitação em Lisboa. Agora, tem de deixar a casa
Danilo Bastos Godoy exibe Procuro T no FESTin dia 7/10, às vésperas de um protesto nacional. Com prazo até 1º de novembro para deixar a casa na Amadora, cogita trocar Portugal por outro país europeu.

Apesar do cessar-fogo, Gaza continua a ser um sítio onde apenas se sobrevive
Três anos depois de 7 de Outubro, continuam os ataques, o viver em tendas, sem electricidade, e Israel continua a proibir a entrada desde painéis solares a brinquedos para crianças.

A Europa lucra com Israel, tem NAZA nos cinemas e dia 27, se Deus quiser, Bibi perde
Netanyahu não é a raiz, é o fruto. A destruição da Palestina é um plano antigo. Há três anos que Gaza nos mostra o que ouvimos em NAZA. Enquanto a Europa lucrava com Israel. Opinião de Alexandra Lucas Coelho

O Homem Que Matou Duas Vezes. Episódio 2: A Revelação
O homicídio é desfecho de um ciclo de violência. Mesmo à distância, João Pedro controlava Carla. Horas antes de a matar, fez-se passar por uma amiga dela para descobrir o que lhe faltava.

A Polónia quer liderar na defesa e na indústria militar porque “o mundo está mais feio”
Maior beneficiário do programa de rearmamento SAFE e o país da UE e NATO que mais investe nas suas Forças Armadas em percentagem do PIB, vizinha da Ucrânia está a “levar a segurança muito a sério”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade