Sem FOTO:431

Ucanha: A ponte, a torre e o moinho de rodízio junto ao rio Varosa

Freguesia portuguesa do concelho de Tarouca

Ucanha é uma freguesia portuguesa do concelho de Tarouca e é uma aldeia vinhateira do Douro. Foi vila e sede de concelho até 1836, quando foi suprimido e anexado ao concelho de Mondim da Beira. 

O erudito José Leite de Vasconcelos, nascido em Ucanha, refere essencialmente três razões para a construção da ponte e da torre de Ucanha, sobre o rio Varosa, perto de Tarouca e a poucos quilómetros de Lamego: a de defesa, à entrada do couto monástico de Salzedas; a de ostentação senhorial, bem patente na alta torre; e a da cobrança fiscal, pelo valor económico que tal representaria para o mosteiro cisterciense erguido nas proximidades.

O registo mais antigo que se conhece referente ao moinho de água de roda horizontal, encontra-se num epigrama de Antipratos de Salónica, o qual se presume date de 85 a.C.. Existem no entanto, outros registos, nomeadamente arqueológicos, que apontam para a existência deste sistema na Dinamarca no século I a.C., e mencionado num poema na China do ano 31 da nossa era. Já relativamente ao moinho de água de roda vertical, é pela primeira vez mencionado por Vitrúvio numa obra datada de 25 a.C.. 


A roda horizontal à qual se chama rodízio, é composta por um conjunto de palas dispostas radialmente, que recebem a impulsão do jacto de água. A difusão deste tipo de engenhos hidráulicos foi muito rápida por toda a Europa, devido à abundância e características dos cursos de água existentes. Os senhores feudais da época medieval eram privilegiados por possuírem estes engenhos, pois cobravam pesados impostos a quem os utilizasse. O aumento da cultura dos cereais por parte de pequenas comunidades rurais, levou à crescente expansão principalmente dos moinhos de roda horizontal ou rodízio.


A introdução dos moinhos de água em Portugal deve-se presumivelmente aos Romanos, sendo o moinho de rodízio aquele que mais se difundiu, principalmente no norte do país. A sua utilização subsistiu até aos nossos dias e segundo o autor Jorge Dias, existiriam no ano de 1968, cerca de 10.000 moinhos ainda em actividade, dos quais aproximadamente 7.000 seriam de água e destes 5.000 seriam de rodízio.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Fenómeno extremo de vento causou deslocados em Silves
Duas pessoas ficaram desalojadas porque as casas pré-fabricadas onde viviam foram destruídas pelo vento extremo em Silves. Meteorologista do IPMA acredita que fenómeno em Lisboa foi mesmo um tornado.

Páscoa em família, com flocos de neve, ovos decorados e malabarismos
A arte de Slava’s Snowshow, ovos no palácio ou fora de órbita, ciência, CoComelon, cartoons e outros mundos de espanto e fantasia.

Uma ou duas leis do desporto?

Sexta na TV: Nostalgia, os 94 anos de Lima Duarte, e Steve Martin
Há ainda Blade Runner 2046, Têm De Vir Vê-La, The Beautiful Game, Nell, a Renegada, Madu, Is it Cake? e Peter Rabbit - Coelho à Solta.

Saber programar deixa de ser essencial, diz chefe de tecnologia da Amazon
Com ferramentas de IA a começar a programar, o responsável de tecnologia da Amazon acredita que é preciso repensar o ensino. “Mais pessoas vão poder trabalhar em informática”, diz Werner Vogels.

Grândola volta ao Coliseu 50 anos depois do histórico concerto de Março de 1974
Para celebrar o I Encontro da Canção Portuguesa de 29 de Março de 1974, realiza-se esta sexta-feira o concerto José Afonso e as Gerações de Abril no Coliseu de Lisboa, às 21h.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade