Sem FOTO:1

Estação de S.Bento

Largo Almeida Garrett

escultura no largo Almeida GarrettA Estação Ferroviária de São Bento, situa-se no largo Almeida Garrett, popularmente conhecido como São Bento, e pertence à freguesia da Sé, na cidade do Porto. Foi edificada no lugar onde anteriormente existiu o Mosteiro de S. Bento da Ave-Maria, de freiras beneditinas, dando origem ao seu nome, que foi demolido só depois da morte da última freira no final do século XIX. Com a afirmação do Liberalismo no início do século XIX, e depois de extintas as ordens religiosas, o regime confiscava os bens patrimoniais monásticos por decretos de 1832 e 1834, determinando que estes passassem para o Estado após a morte da última religiosa. No caso do Mosteiro da Avé Maria, esta terá falecido em 1892, ficando então as instalações devolutas.

O projecto da estação ficou a cargo do arquitecto portuense José Marques da Silva e a cerimónia de lançamento da primeira pedra pelo rei D. Carlos e por D. Amélia de Orleães, realizou-se em 22 de Outubro de 1900, no cunhal da rua da Madeira, tendo sido adiado o prosseguimento das obras de edificação da estação, devido ao seu planeamento não se encontrar concluído. Em 1901, deu-se início às obras de terraplanagem do lado da rua do Loureiro, nomeadamente a demolição da Igreja de São Bento, a algumas escavações e instalação de saneamento, e à construção de um muro de sustentação do terreno de grande cota. As plataformas de passageiros ficaram concluídas em 1905 assim como o cais coberto do lado da rua do Loureiro e algumas obras de saneamento.

A ornamentação e instalação dos painéis de azulejos no vestíbulo ficaram a cargo do artista plástico Jorge Colaço (1906). Cobrem cerca de 551 metros quadrados contando-se ao todo cerca de 23 000 azulejos que ilustram as paisagens da região assim como os hábitos das suas gentes, narram a evolução dos transportes e relatam alguns episódios da história de Portugal: o encontro de Valdevez, cena que evoca o torneio que se travou entre cavaleiros em 1140 nas margens do rio Lima; a entrega de Egas Moniz, nobre pertencente a uma poderosa família de Entre Douro e Minho; o casamento de D. João I com Dona Filipa de Lencastre em 1386; a conquista de Ceuta em 1415. 

Em 5 de Outubro de 1916, foi inaugurado o edifício definitivo da Estação de São Bento.

A construção da estação de caminho de ferro levou mais tarde ao alargamento da praça Almeida Garrett, com vista a facilitar o acesso automóvel entre a baixa do Porto e a estrada para Lisboa. Procedeu-se então à demolição de praticamente todo o quarteirão a sul da praça de inestimável valor histórico e patrimonial, rasgando-se, na década de 1950, uma ampla avenida de ligação ao tabuleiro superior da ponte D. Luís, a actual Avenida de D. Afonso Henriques. 

A última grande intervenção urbanística na praça ocorreu em 2005 aquando da construção da linha do Metro do Porto e da respectiva estação de metro, da autoria do arquiteto Siza Vieira. 

 

 

vista da igreja e entrada da Estação de São Bento

 

escultura no largo Almeida Garrett

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Fogo continua em Vinhais. Mais de 20 concelhos em perigo máximo de incêndio
Na manhã desta sexta-feira, registavam-se outras 14 ocorrências mas estavam em fase de resolução ou conclusão. Apenas o incêndio em Vinhais estava em curso.

Despertador: Mais de 500 crianças em Portugal foram raptadas por um dos pais desde 2015

Aprendeu a falar aos 11 e a escrever aos 18. Agora dá aulas em Cambridge
Jason Arday tem Transtorno do Espectro Autista e tornou-se, aos 37 anos, um dos mais jovens professores da Universidade de Cambridge e “o negro mais jovem a conseguir essa proeza em 800 anos”.

E assim se fez uma revolução…
O PÚBLICO revisita com humor momentos do mais quente dos Verões, 50 anos depois. Crónica de Ruben Martins

Confinados em Portugal, sem ver a família por falhas da AIMA, imigrantes têm medo
Cidadãos que estão há anos à espera da autorização de residência temem deixar o país e serem impedidos de retornar para suas vidas. Nem para o enterro de entes queridos eles podem ir.

O que resta da tourada
Aquilo que para uns é arte, sumptuosidade e liturgia pagã, para mim (e para a maior parte da população) é um espectáculo de violência e tortura exercidas sobre um animal. Crónica de António Guerreiro

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade