Sem FOTO:1

Ponte de D.Luís I

Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878.

A partir da segunda metade do sec. XIX, a cidade do Porto assistiu a um franco desenvolvimento económico devido à expansão industrial que então se operava. As fábricas localizavam-se no lado oriental da cidade, dito “brasileiro” dando origem ao crescente tráfego entre Porto e Lisboa. 

Como a ponte Pênsil deixara de dar uma resposta eficaz para a nova dinâmica citadina, o governo determinou, em 1879, a abertura de um concurso para a construção de uma ponte no mesmo local, no sentido de substituir capazmente aquela, tendo como premissa, na sua concepção, dois tabuleiros. A firma G. Eiffel et Cie. apresentou a sua proposta que seria rejeitada pelo governo porque contemplava apenas um tabuleiro à cota  da ribeira, com um sector levadiço na parte central. Embora tivesse sido considerado ineficaz em termos de resposta para a ligação entre os núcleos urbanos do Porto e Gaia, este projecto tinha merecido um Grande Prémio na Exposição Universal de Paris de 1878. 

Apresentaram-se então numerosos concorrentes e foi vencedora a proposta da empresa belga Société de Willebroeck, com a proposta do engenheiro alemão Teófilo Seyrig, que já tinha sido o autor do projecto da Ponte D. Maria Pia enquanto sócio de Gustave Eiffel. A construção da ponte D. Luís I inicia-se então em 1881 e a inauguração do tabuleiro superior acontece a 31 de Outubro de 1886 e a do tabuleiro inferior em 1888.

A estrutura da nova ponte que passou a ser, juntamente com a Torre dos Clérigos o ex libris  da cidade do Porto, pesa no seu conjunto 3.045 toneladas. Tem 395 metros de comprimento, 45 de altura e 8 de largura, sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. Actualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a área da Sé do Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia. 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Os ziguezagues de Marcelo
Há uns anos, os socialistas diziam sobre Cavaco Silva que era preciso ajudar o Presidente a terminar o mandato com dignidade. Agora, são os próprios sociais-democratas que já dizem o mesmo de Marcelo. Editorial deHelena Pereira

PALOP destacam o seu contributo para a revolução e Marcelo promete fraternidade
No CCB, os países africanos de língua oficial portuguesa e Timor-Leste juntaram-se para discutir o passado colonial e a importância da revolução de Abril.

De Norte a Sul de Portugal, um colectivo quer fazer dos rios um tema de conversa
Desde 2019, o Guarda Rios tem caminhado pelos territórios ribeirinhos para pensar os rios e as suas gentes, com ajuda da arte: “O rio é uma metáfora, uma desculpa para falar de muitas outras coisas.”

Seis canções que ajudaram a fazer Abril: Grândola, vila morena
Seis canções, seis conversas sobre como o caminho para Abril também se fez de música. A última canção é Grândola, vila morena e a conversa é com Francisco Fanhais.

A liberdade de Abril encheu a avenida de imensa alegria para derrotar o medo e o ódio
O meio século da “Revolução dos Cravos” era razão mais que suficiente para ocupar a Avenida da Liberdade. Mas a sombra da extrema-direita foi o grande agregador. E fê-la transbordar de emoção.

Prémio Mies van der Rohe para Pavilhão do campus da Universidade Técnica de Brunsvique
A Biblioteca Gabriel García Márquez, em Barcelona, venceu na categoria Arquitectura Emergente.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade