Ilustração sobre a Localidade

Casa de Chá e Museu de Arte Nova de Aveiro

casa em estilo Arte Nova de extremo requinte e elegância nas suas formas

Construída entre 1907 e 1909, esta casa em estilo Arte Nova, manifesta extremo requinte e elegância nas suas formas, que traduzem uma linguagem harmoniosa desde o piso térreo com a porta em linhas curvas assimétricas até à imperial águia que contempla a ria de Aveiro do topo do edifício. Os portões de ferro forjado ornamentados com flores amarelas, a fachada em relevo, pintada em azul celeste, os azulejos com motivos alusivos à flora e à fauna em harmonia com a natureza, as janelas amplamente rasgadas em movimentos curvos deixando penetrar a luz, convidam a uma viagem pelo mundo do estilo Arte Nova.

Esta casa, outrora morada do major Mário Belmonte Pessoa, rico e ilustre comerciante ligado à importação do cacau,  tem a assinatura dos arquitectos Francisco Augusto da Silva Rocha e Ernesto Korrodi, reflectindo o manifesto bom gosto do estilo Arte Nova, que se instalou em Portugal no início do sec. XX durante um período de intensa industrialização e construção. Actualmente, o edifício funciona como centro interpretativo de uma extensa rede de motivos Arte Nova disseminados pela cidade de Aveiro com a colaboração do pelouro da cultura da Camara Municipal, integrando um roteiro onde constam os edifícios que marcaram este estilo. 

No primeiro andar, existe uma exposição permanente sobre os conceitos da Arte Nova e a sua presença em Portugal. O segundo piso destina-se a exposições temporárias, tendo já sido exibidas várias mostras de design contemporâneo inspirado na Arte Nova, sobretudo de joalharia, mas também de produtos de beleza como os da Ach Brito e Claus Porto.

Durante o dia, convidando à degustação de um doce tradicional da região, a Casa de Chá funciona no piso térreo, numa sala revestida a azulejos de lírios azuis, com cadeiras e sofás da centenária Thonet, conhecida por ter integrado o movimento Arte Nova europeu com o seu mobiliário em madeira moldada. 

À noite, o mesmo piso transforma-se num bar  e o ambiente Arte Nova mantem-se e prolonga-se até ao pátio, nas traseiras do edifício, de onde se pode contemplar, da esplanada, os diferentes elementos decorativos que o estilo oferece até ao mais ínfimo detalhe.

O Núcleo Arte NovaMuseu da Cidade de Aveiro localiza-se na Rua Barbosa de Magalhães, 9-11 em Aveiro

 

Horário

Terça a Quinta das 9h30 às 14h00
Sexta e Sábado das 10h00 às 15h00
Domingo das 10h00 às 21h00

 

 

 

 

 

 

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O caos dos Mão Morta, o amor dos Future Islands e a realidade de Kate Tempest no primeiro dia de Paredes de Coura
Num dia em que sem surpresas os Future Islands foram a banda preferida do público, surpreenderam o psicadelismo dos BEAK> e a spoken word de Kate Tempest. O festival não correu tão bem para o lado dos The Wedding Present.

Incêndios: A1 cortada nos dois sentidos entre Albergaria e Aveiro
Não há previsão de quando a circulação será retomada.

Supremo Tribunal brasileiro nega indemnização por demarcação de terras indígenas
Decisão negou compensação ao estado do Mato Grosso e deu força aos debates acerca do “marco temporal”, entendimento que quer limitar os direitos indígenas no Brasil.

Sp. Braga e Marítimo com níveis de pressão distintos na Liga Europa
Minhotos, com mais rodagem europeia, defrontam os islandeses do FH. Madeirenses medem forças com o poderoso Dínamo Kiev.

St. Vincent vai realizar uma adaptação de O Retrato de Dorian Gray
Conhecida pela música que faz como St. Vincent, Annie Clark vai-se estrear na realização de longas metragens. A sua adaptação do romance de Oscar Wilde terá uma mulher no papel principal.

CDS diz que descordenação no combate aos incêndios não se resolve com "papéis"
Adolfo Mesquita Nunes reage à declaração de calamidade pública

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade