Ilustração sobre a Localidade

Casa de Chá e Museu de Arte Nova de Aveiro

Casa em estilo Arte Nova de extremo requinte e elegância nas suas formas

Construída entre 1907 e 1909, esta casa em estilo Arte Nova, manifesta extremo requinte e elegância nas suas formas, que traduzem uma linguagem harmoniosa desde o piso térreo com a porta em linhas curvas assimétricas até à imperial águia que contempla a ria de Aveiro do topo do edifício. Os portões de ferro forjado ornamentados com flores amarelas, a fachada em relevo, pintada em azul celeste, os azulejos com motivos alusivos à flora e à fauna em harmonia com a natureza, as janelas amplamente rasgadas em movimentos curvos deixando penetrar a luz, convidam a uma viagem pelo mundo do estilo Arte Nova.

Esta casa, outrora morada do major Mário Belmonte Pessoa, rico e ilustre comerciante ligado à importação do cacau,  tem a assinatura dos arquitectos Francisco Augusto da Silva Rocha e Ernesto Korrodi, reflectindo o manifesto bom gosto do estilo Arte Nova, que se instalou em Portugal no início do sec. XX durante um período de intensa industrialização e construção. Actualmente, o edifício funciona como centro interpretativo de uma extensa rede de motivos Arte Nova disseminados pela cidade de Aveiro com a colaboração do pelouro da cultura da Camara Municipal, integrando um roteiro onde constam os edifícios que marcaram este estilo. 

No primeiro andar, existe uma exposição permanente sobre os conceitos da Arte Nova e a sua presença em Portugal. O segundo piso destina-se a exposições temporárias, tendo já sido exibidas várias mostras de design contemporâneo inspirado na Arte Nova, sobretudo de joalharia, mas também de produtos de beleza como os da Ach Brito e Claus Porto.

Durante o dia, convidando à degustação de um doce tradicional da região, a Casa de Chá funciona no piso térreo, numa sala revestida a azulejos de lírios azuis, com cadeiras e sofás da centenária Thonet, conhecida por ter integrado o movimento Arte Nova europeu com o seu mobiliário em madeira moldada. 

À noite, o mesmo piso transforma-se num bar  e o ambiente Arte Nova mantem-se e prolonga-se até ao pátio, nas traseiras do edifício, de onde se pode contemplar, da esplanada, os diferentes elementos decorativos que o estilo oferece até ao mais ínfimo detalhe.

O Núcleo Arte NovaMuseu da Cidade de Aveiro localiza-se na Rua Barbosa de Magalhães, 9-11 em Aveiro

 

Horário

Terça a Quinta das 9h30 às 14h00
Sexta e Sábado das 10h00 às 15h00
Domingo das 10h00 às 21h00

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Comité insta Estados a proteger pessoas trans nas prisões
Comité para a Prevenção da Tortura do Conselho da Europa observa grande disparidade de tratamento. Portugal já respeita identidade de género nas prisões.

Há 50 anos fez-se História. A festa é hoje
Como vai ficar para a história o dia em que o 25 de Abril fez 50 anos? A resposta a esta pergunta só a saberemos no final do dia de hoje. Estaremos por aqui a acompanhar tudo Ao Minuto.

Presidente da República condecora MFA com a Ordem da Liberdade
Marcelo lembrou que a Ordem da Liberdade foi “criada a pensar nos Heróis de Abril” e referiu que a Associação 25 de Abril “ficou fiel depositária” das insígnias atribuídas a Vasco Lourenço.

Jerónimo de Sousa e Basílio Horta preocupados com jovens, mas acreditam que “Abril tem futuro”
O antigo secretário-geral do PCP frisou que “a juventude quer saber e quando percebe, participa”. Basílio Horta reconhece a dificuldade de recrutamento de novas gerações para a participação política.

O mito do combate às desigualdades
A destreza de mexer no telemóvel de procurar musica e vídeos e fazer “tic tocs” não é de todo transponível para o mundo do conhecimento. Opinião de Margarida Marrucho Mota Amador

Tita Maravilha vence Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II
A actriz, encenadora e programadora brasileira, radicada em Portugal desde 2018, assinou obras como Trypas Corassão: Espectáculo em Dois Actos ou As Três Irmãs .

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade