REGIAOCENTRO.ORG
Ilustração sobre a Localidade

A Serra da Freita: a Frecha da Mizarela e o fenómeno das Pedras Parideiras

Frecha da Mizarela

Esculpida na rocha, a frecha que atira a água em catarata é tão imponente e intensa como o impacto visual que provoca a quem a contempla.  É alimentada pelas águas do rio Caima, e apresenta uma altura que ronda os 75 metros, sendo uma das mais altas da Europa. Localiza-se na Serra da Freita, próxima da povoação de Albergaria da Serra, concelho de Arouca, Área Metropolitana do Porto, Distrito de Aveiro. Junto, existe um miradouro de onde se pode contemplar esta queda de água em todo o seu esplendor, considerado o ex-líbris da serra. Em alternativa, pode ser observada a partir do lugar da Castanheira, do outro lado da encosta onde se pode observar o fenómeno geológico das Pedras Parideiras.


A Frecha da Mizarela foi cenário do romance intitulado "Mulheres da Beira", de Abel Botelho, e integra um dos percursos dos inúmeros trilhos que a serra oferece, segundo uma atmosfera bucólica onde a natureza se encontra no seu estado mais puro.  

legenda: percurso pedonal

 

Pedras Parideiras

O fenómeno geológico é raríssimo, e consiste em nódulos de forma oval, formados por biotite (mica preta) na camada externa, com um núcleo de quartzo e feldspato potássico, que se concentraram ainda na fase magmática da rocha, e se destacam dum bloco de granito, por efeito da erosão e dos impactos térmicos. É assim que os habitantes do lugar chamam a este fenómeno quando as pedras se desprendem da rocha mãe: pedras parideiras. Simbolizam a fertilidade na tradição ancestral da região, estando ainda presente nas populações locais, acreditando que, dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada, aumenta a fertilidade. Este fenómeno geológico, apenas se pode observar em Portugal e na Rússia. As pedras que se soltam têm dimensões que variam entre 1 e 12 cm, deixando uma concavidade na rocha-mãe para se espalharem à sua volta.

A serra da Freita tem como altitude máxima 1.085 metros  (pico de São Pedro Velho) e faz parte do maciço da Gralheira, juntamente com a serra da Arada e a serra do Arestal.

 

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Farmacêuticos avisam que está posta em causa segurança dos doentes nos hospitais
A falta de pessoal fez com que os serviços farmacêuticos no hospital de São João, no Porto, tivessem de encerrar durante a noite. Segundo Ana Paula Martins, há farmacêuticos que já não conseguem sequer substituições por licenças de parto ou por doença.

Pois então dancemos!
Canções mais incisivas, letras sintéticas e ideias esparsas, a frequência rítmica (quase) sempre nas 128 BPM — o planeta onde Chaz aterrou é orgulhosamente hedonista. Dancemos, então!

Toro y Moi: the dancing king
Em 2017, quando era editado Boo Boo, dizíamos que Toro y Moi, o “homem no espaço”, prosseguia a sua viagem — Outer Peace é mais uma momentânea paragem desse inesgotável percurso, um dos mais fascinantes da música popular do século XXI. Vamos poder testemunhá-lo (e dançá-lo!) em Maio no Porto e Lisboa.

Enquanto Chaz preparava o seu regresso...
Pelo meio da conversa com Chaz, três nomes centrais no seu universo artístico e afectivo foram surgindo. Uns transmitiram-lhe atitude, com outros cresceu e testemunhou as suas curvas e contra-curvas, outros ainda foi ele a vê-los crescer em maturidade e talento. A palavra a Chaz.

Promessas há muitas, mas a Casa da Pesca continua ao abandono
Depois de tentativas de assinaturas de protocolos falhadas em 2007 e 2016, este poderá ser o ano em que a Casa da Pesca ganha uma nova vida. Ministério da Agricultura e câmara de Oeiras garantem que elaboração do documento que efectiva a cedência do espaço se encontra "em fase final de execução". Município quer reabilitar o espaço.

Porto mudou as linhas de autocarros e instalou a discórdia
Milhares de passageiros vão perder autocarro directo para o centro do Porto. Decisão de Moreira causou divisões até dentro da Área Metropolitana do Porto. Representante das empresas de transportes queixa-se de violação das concessões

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade