Sem FOTO:1

Ponte da Arrábida

Projecto da autoria do engenheiro de pontes Edgar António de Mesquita Cardoso

Desde a década de 30, e devido ao crescimento demográfico que se verificou mais tarde no distrito do Porto e no concelho de Vila Nova de Gaia, a circulação rodoviária na Ponte D. Luiz I passou a fazer-se com muita dificuldade, criando-se a necessidade da construção de uma nova ponte que ligasse as duas margens do Rio Douro.

Em Março de 1957 foram iniciadas as obras da construção da ponte da Arrábida muito próximo da foz do rio Douro, cujo projecto, da autoria do engenheiro de pontes, Edgar António de Mesquita Cardoso, fora aprovado pela J.A.E. (Junta Autónoma das Estradas) em 1955. Para muitos especialistas foi considerada a sua maior obra-prima. A 22 de Junho de 1963, no mandato de Nuno Pinheiro Torres, foi inaugurada a Ponte da Arrábida, com um arco de 270 m de vão e 44 m de flecha, constituindo então, a ponte em arco de betão armado com maior vão em todo o mundo.

Esbelta e simples, trata-se manifestamente de uma obra funcional, cujas dimensões dos elementos estruturais são equilibradas com uma distribuição proporcionada, conferindo à ponte transparência, harmonia e leveza. Dispõe de quatro elevadores para a deslocação de peões no sentido de vencerem a distância de setenta metros do rio ao tabuleiro, facilitando assim a travessia pedonal. Nas torres dos elevadores, parte integrante da estrutura daquela obra de arte, podem observar-se quatro esculturas ornamentais com cinco metros de altura, fundidas em bronze. Duas do lado do Porto, do escultor Barata Feyo conjuntamente com o escultor Gustavo Bastos, simbolizando "O Génio Acolhedor da Cidade do Porto" e "O Génio da Faina Fluvial e do Aproveitamento Hidroeléctrico"; e duas do lado de Gaia, do escultor Gustavo Bastos, representando "O Domínio das Águas pelo Homem" e "O Homem na sua Possibilidade de Transpor os Cursos de Água".

A existência da A1, a autoestrada que liga a cidade do Porto à cidade de Lisboa, está intimamente ligada à ponte da Arrábida, aproximando o norte e o sul do país, passando sem esforço a prova do tempo e do uso. Em 23 de maio de 2013 foi classificada como monumento nacional, constituindo, sem dúvida uma estrutura emblemática e motivo de orgulho para a capital do norte.

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Um tinto de lugar, feito nas talhas da Vidigueira
O Natus Tinto é um vinho feito na talha, mas não é um vinho de talha. Nasce na Vidigueira e não o renega, mas foi moldado pelo saber e, lá mais atrás, pela curiosidade de Hamilton Reis.

Investigação ou docência? O dilema que está a redefinir as universidades portuguesas
As universidades portuguesas enfrentam hoje um problema estrutural que raramente é discutido de forma clara: estamos a selecionar investigadores para ocupar lugares de professores universitários. Crónica de Renato M. Rodrigues

O que a nostalgia esconde sobre o nosso presente
A nostalgia funciona como um alerta de que temos de reinventar o nosso dia-a-dia e experimentar coisas novas.

Montenegro “prometeu” médico de família para todos “até ao final de 2025”, como afirmou José Luís Carneiro? Sim
Ao apresentar o programa eleitoral da AD em 2024, Montenegro anunciou um plano de emergência para o SNS que previa “garantir resposta de médico de família a todos os portugueses” até ao fim de 2025.

Com as temperaturas a aumentarem, perigos e cuidados a ter em dias de calor
As previsões apontam para temperaturas que podem ultrapassar os 35º C nos próximos dias.

Luísa Neto será proposta para Provedoria de Justiça em novo acordo entre PS e PSD
Presidente do Instituto Nacional de Administração foi o nome apresentado pelo PS e aceite pelo PSD para ser colocado a votação no Parlamento.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade