Sem FOTO:1

Ponte da Arrábida

Projecto da autoria do engenheiro de pontes Edgar António de Mesquita Cardoso

Desde a década de 30, e devido ao crescimento demográfico que se verificou mais tarde no distrito do Porto e no concelho de Vila Nova de Gaia, a circulação rodoviária na Ponte D. Luiz I passou a fazer-se com muita dificuldade, criando-se a necessidade da construção de uma nova ponte que ligasse as duas margens do Rio Douro.

Em Março de 1957 foram iniciadas as obras da construção da ponte da Arrábida muito próximo da foz do rio Douro, cujo projecto, da autoria do engenheiro de pontes, Edgar António de Mesquita Cardoso, fora aprovado pela J.A.E. (Junta Autónoma das Estradas) em 1955. Para muitos especialistas foi considerada a sua maior obra-prima. A 22 de Junho de 1963, no mandato de Nuno Pinheiro Torres, foi inaugurada a Ponte da Arrábida, com um arco de 270 m de vão e 44 m de flecha, constituindo então, a ponte em arco de betão armado com maior vão em todo o mundo.

Esbelta e simples, trata-se manifestamente de uma obra funcional, cujas dimensões dos elementos estruturais são equilibradas com uma distribuição proporcionada, conferindo à ponte transparência, harmonia e leveza. Dispõe de quatro elevadores para a deslocação de peões no sentido de vencerem a distância de setenta metros do rio ao tabuleiro, facilitando assim a travessia pedonal. Nas torres dos elevadores, parte integrante da estrutura daquela obra de arte, podem observar-se quatro esculturas ornamentais com cinco metros de altura, fundidas em bronze. Duas do lado do Porto, do escultor Barata Feyo conjuntamente com o escultor Gustavo Bastos, simbolizando "O Génio Acolhedor da Cidade do Porto" e "O Génio da Faina Fluvial e do Aproveitamento Hidroeléctrico"; e duas do lado de Gaia, do escultor Gustavo Bastos, representando "O Domínio das Águas pelo Homem" e "O Homem na sua Possibilidade de Transpor os Cursos de Água".

A existência da A1, a autoestrada que liga a cidade do Porto à cidade de Lisboa, está intimamente ligada à ponte da Arrábida, aproximando o norte e o sul do país, passando sem esforço a prova do tempo e do uso. Em 23 de maio de 2013 foi classificada como monumento nacional, constituindo, sem dúvida uma estrutura emblemática e motivo de orgulho para a capital do norte.

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

“Não há condições políticas” para repor serviço militar obrigatório, diz Nuno Melo
Ministro da Defesa sugeriu serviço militar como “oportunidade de exercício de formação, autoridade e valores” para jovens que cometem pequenos delitos.

Galamba reitera inocência e diz só se arrepender de ter “mantido” Frederico Pinheiro
Em entrevista à CNN, o ex-ministro arguido na Operação Influencer disse estar de “consciência tranquila” e assumiu ser contra a ida de Lucília Gago ao Parlamento.

Lisboa à mostra
Lisboa escondia-se dos lisboetas tanto quanto hoje se mostra aos turistas. Os turistas não têm tempo. Os turistas querem passar à próxima cidade. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Um museu para reflectir a vida dos que na luta pela liberdade a perderam
O Museu Nacional Resistência e Liberdade inaugura-se este sábado no Forte de Peniche. Propõe uma visita aos dias de chumbo do salazarismo, guiada pelos que têm a memória vívida da repressão.

O trauma inevitável do FC Porto
O FC Porto deixou de ser parte dos organismos vivos e sujeitos às regras da evolução. Chegou a um estado de decomposição tal que só por milagre escapará ao conflito, à descrença e à suspeita. Opinião de Manuel Carvalho

André Villas-Boas ameaça destronar Pinto da Costa, “rei” do FC Porto há 42 anos
Ex-treinador é o primeiro a colocar em causa o domínio do presidente portista, dando voz ao descontentamento crescente com a gestão do FC Porto. Sócios votam das 9h às 20h, no Estádio do Dragão.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade