Sem FOTO:1

Mercado Ferreira Borges

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante

A poucos metros da ribeira do Porto, no lado norte do Jardim do Infante, onde a  estátua do navegador Infante D.Henrique aponta o caminho para os descobrimentos portugueses, encontra-se o Mercado Ferreira Borges, em ângulo recto com o Palácio da Bolsa. Construído em  1885, o edifício enquadra-se no estilo arquitectónico do ferro e do vidro e contou com a assinatura do arquitecto João Carlos Machado. 

O objectivo de substituir as precárias instalações  do velho Mercado da Ribeira, nunca veio a servir o seu propósito já que os negociantes se mostraram renitentes em abandonar o mercado original. Desde então, o edifício foi utilizado e adaptado para os mais diversos fins, encontrando a sua função primordial entre 1939 e 1978 como mercado abastecedor de frutas. Enquanto se equacionava a possibilidade de adequar esta estrutura a Museu Municipal ou Museu Colonial, este último proposto pela Associação Comercial do Porto, o edifício ficou sujeito a relativo abandono. Em 1983 foi finalmente restaurado passando a ser utilizado como espaço de animação cultural, da responsabilidade da edilidade portuense. 

Construído com estruturas e superfícies férreas, a sua a planta é longitudinal e é marcada por três naves de dimensão diferenciada e colunas com capitéis coríntios. Possui diversas áreas cobertas com vidraças apoiadas na estrutura metálica. As fachadas laterais denunciam uma dinâmica proporcionada pelo desenho da própria estrutura, cujos vãos são aprimorados com arco abatido completado com lâminas de vidro tipo "veneziano", onde figuram as formas vegetais conjugadas a elementos animalistas. O edifício apresenta entradas e escadaria de acesso ao primeiro piso.

O seu nome deve-se à homenagem a José Ferreira Borges, um jurisconsulto, político e economista portuense, fundador da Associação Comercial do Porto e autor do "Código Comercial Português" (promulgado em 1833).

Esta preciosa estrutura com adequação técnica e plástica das potencialidades da construção metálica oitocentista, sobressai pela elegância das formas mas também pela cor bordeaux contrastando com outros edifícios de menor valor patrimonial e arquitectónico.

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ministro da Agricultura da Ucrânia suspeito de apropriação de terrenos estatais
O ministro é suspeito num esquema de apropriação de terrenos no valor de cerca de 7 milhões de euros. Governo de Kiev anunciou o encerramento dos serviços consulares para homens em idade militar.

Arquitectos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão
Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou profissionais para aprovar as primeiras tabelas salariais para o sector.

Departamento de Estado dos EUA denuncia “assassínios ilegais” e “tortura” em Israel
Relatório sobre direitos humanos descreve relatos de “tortura sistémica” nas prisões israelitas e alegações de “crimes de guerra”. Blinken garante que EUA aplicam “o mesmo padrão a todos”.

Subidas dos preços das casas desaceleraram nos municípios mais populosos no quarto trimestre
Os preços medianos da habitação subiram 7,9% no quarto trimestre de 2023 face ao mesmo período de 2022, mas houve algum abrandamento em 18 dos 24 municípios com mais de 100 mil habitantes.

Máquinas já mexem na nova academia do FC Porto. “Isto é imparável”, diz Pinto da Costa
Presidente portista diz que o projecto é um dos marcos em 42 anos de presidência.

Julgamento de activistas pelo clima suspenso de novo devido a greve dos oficiais de justiça
É a segunda vez que o julgamento se atrasa por causa da greve dos funcionários judiciais. Na segunda-feira, os activistas alegaram em sua defesa que não ouviram a ordem da PSP para saírem do protesto.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade