Sem FOTO:1

Sé do Porto

Edificada no alto da Pena Ventosa

A primitiva ocupação humana do sítio do Porto, provavelmente por castros, remonta ao período final da Idade do Bronze, por volta do século VIII a.C. Trata-se de um povoado proto-histórico que se localizou num ponto alto, sobre a margem direita do rio Douro, e, terá mantido, desde cedo, importantes ligações comerciais com a bacia do mar Mediterrâneo.

Aquando da invasão romana da Península Ibérica, esta povoação, então denominada de "Cale", já contava com edificações de porte considerável e controlava um importante eixo viário entre "Olissipo" (actual Lisboa) e "Bracara Augusta" (actual Braga). Daqui Portugal foi buscar a origem do seu nome.

O mais importante núcleo foi identificado pela pesquisa arqueológica na década de 1940 no alto da Pena Ventosa (morro da Sé), quando foram trazidas à luz uma ara votiva, uma moeda do imperador Constantino e duas colunas de mármore. Datará também desta época a primitiva cintura de muralhas da povoação.

A Sé do Porto foi edificada no alto da Pena Ventosa e é um dos monumentos mais antigos existentes na cidade do Porto. A sua construção iniciou-se na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. O primeiro edifício, em estilo românico, foi sofrendo alterações ao longo dos séculos. O caracter geral da fachada data da época românica, e, no ano de 1333, já na época Gótica, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis. Foi no reinado de D. João I que se procedeu à construção do claustro tendo sido na Sé do Porto que este rei casou com D. Filipa de Lencastre  em 1387.

Já em plena época barroca o exterior do edifício foi bastante alterado e cerca do ano de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma galilé barroca à fachada lateral da Sé. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Por volta de 1772 construiu-se um novo portal substituindo o original em estilo românico.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Paraguai elimina Alemanha nos penáltis e está nos “oitavos” do Mundial
Já no prolongamento, a Alemanha chegou a sonhar com uma vitória por 2-1, mas o golo de Jonathan Tah foi anulado e o jogo só ficou decicido nas grandes penalidades.

IPMA prevê máximas de 43 graus e coloca sete distritos sob aviso laranja
Temperaturas podem chegar aos 43ºC no Alentejo e Vale do Tejo a partir de quarta-feira.

O debate sobre o sistema de governo municipal
O debate está aberto e estas breves linhas apenas se ocupam de traços gerais. Sobre detalhes muito há para dizer e, por isso, o debate é necessário e deverá ser vivo. Opinião de António Cândido de Oliveira

A Europa aplaude quando a expulsão se torna regra
A ânsia de deportação é tão grande que alguns países europeus já iniciaram conversações com o Afeganistão, legitimando um dos regimes mais abjectos à face da terra.

O canal de denúncias da PSU e o conceito de “bufaria”
Os pobres não são cidadãos de segunda. Não o são em termos de direitos, e também não o são em termos de deveres. Uma fraude é uma fraude. Um crime é um crime. Opinião de João Miguel Tavares

A prata até é barata
A pergunta a fazer ao artista em potência é: “Preferes um quilo de ouro ou 66 quilos de prata?” Opinião de Miguel Esteves Cardoso

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade