Sem FOTO:1

Sé do Porto

Edificada no alto da Pena Ventosa

A primitiva ocupação humana do sítio do Porto, provavelmente por castros, remonta ao período final da Idade do Bronze, por volta do século VIII a.C. Trata-se de um povoado proto-histórico que se localizou num ponto alto, sobre a margem direita do rio Douro, e, terá mantido, desde cedo, importantes ligações comerciais com a bacia do mar Mediterrâneo.

Aquando da invasão romana da Península Ibérica, esta povoação, então denominada de "Cale", já contava com edificações de porte considerável e controlava um importante eixo viário entre "Olissipo" (actual Lisboa) e "Bracara Augusta" (actual Braga). Daqui Portugal foi buscar a origem do seu nome.

O mais importante núcleo foi identificado pela pesquisa arqueológica na década de 1940 no alto da Pena Ventosa (morro da Sé), quando foram trazidas à luz uma ara votiva, uma moeda do imperador Constantino e duas colunas de mármore. Datará também desta época a primitiva cintura de muralhas da povoação.

A Sé do Porto foi edificada no alto da Pena Ventosa e é um dos monumentos mais antigos existentes na cidade do Porto. A sua construção iniciou-se na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. O primeiro edifício, em estilo românico, foi sofrendo alterações ao longo dos séculos. O caracter geral da fachada data da época românica, e, no ano de 1333, já na época Gótica, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis. Foi no reinado de D. João I que se procedeu à construção do claustro tendo sido na Sé do Porto que este rei casou com D. Filipa de Lencastre  em 1387.

Já em plena época barroca o exterior do edifício foi bastante alterado e cerca do ano de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma galilé barroca à fachada lateral da Sé. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Por volta de 1772 construiu-se um novo portal substituindo o original em estilo românico.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Estas cheias já são históricas e ainda não sabemos se são “cheias de 100 anos”
Não é comum haver cheias simultâneas no Tejo, Sado, Mondego e Guadiana. É já certo que estas cheias merecem um lugar na história de Portugal, mas ainda vem aí muita água.

Oeno em liquidação: justiça nomeia “gestores temporários” para tomar conta das garrafas de vinho
O pedido de liquidação da empresa, que teria 500 clientes em Portugal, dera entrada na justiça britânica a 20 de Janeiro. A decisão muda tudo para quem ainda tentava recuperar, pelo menos, os vinhos.

Mau tempo: PIB pode resistir no imediato, mas cicatrizes são um risco no futuro
História dos desastres naturais mostra que a recuperação das infra-estruturas ajuda a evitar uma queda do PIB. Mas o efeito pode esgotar-se, dando lugar a um crescimento estruturalmente mais baixo.

Apoio às famílias afectadas pela tempestade pode ir até 1074 euros por pessoa
Pedido é feito online e Segurança Social tem cinco dias para responder. Empresas e independentes têm 30 dias para pedir isenção total de TSU. Garantia de 100% do salário no layoff não está prevista.

Cartas ao director

Alentejo tem produtor e vinho do ano. Revista de Vinhos premeia os Melhores de 2025
O Cartuxa Reserva 2019 foi eleito o melhor dos melhores e o produtor do ano é a Herdade do Sobroso. Wine & Soul, Duas Quintas e os chefs Vítor Matos e Rui Silvestre também foram premiados.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade