REGIAOCENTRO.ORG
Sem FOTO:1

Sé do Porto

edificada no alto da Pena Ventosa

A primitiva ocupação humana do sítio do Porto, provavelmente por castros, remonta ao período final da Idade do Bronze, por volta do século VIII a.C. Trata-se de um povoado proto-histórico que se localizou num ponto alto, sobre a margem direita do rio Douro, e, terá mantido, desde cedo, importantes ligações comerciais com a bacia do mar Mediterrâneo.

Aquando da invasão romana da Península Ibérica, esta povoação, então denominada de "Cale", já contava com edificações de porte considerável e controlava um importante eixo viário entre "Olissipo" (actual Lisboa) e "Bracara Augusta" (actual Braga). Daqui Portugal foi buscar a origem do seu nome.

O mais importante núcleo foi identificado pela pesquisa arqueológica na década de 1940 no alto da Pena Ventosa (morro da Sé), quando foram trazidas à luz uma ara votiva, uma moeda do imperador Constantino e duas colunas de mármore. Datará também desta época a primitiva cintura de muralhas da povoação.

A Sé do Porto foi edificada no alto da Pena Ventosa e é um dos monumentos mais antigos existentes na cidade do Porto. A sua construção iniciou-se na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. O primeiro edifício, em estilo românico, foi sofrendo alterações ao longo dos séculos. O caracter geral da fachada data da época românica, e, no ano de 1333, já na época Gótica, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis. Foi no reinado de D. João I que se procedeu à construção do claustro tendo sido na Sé do Porto que este rei casou com D. Filipa de Lencastre  em 1387.

Já em plena época barroca o exterior do edifício foi bastante alterado e cerca do ano de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma galilé barroca à fachada lateral da Sé. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Por volta de 1772 construiu-se um novo portal substituindo o original em estilo românico.

 



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Dez coisas que mudam na nossa vida com o OE 2019 (e três opiniões)
Há boas notícias para emigrantes e más notícias para donos de prédios devolutos em centros urbanos. De entre as muitas novidades da proposta de Orçamento do Estado, elencamos algumas que vão ter impacto no próximo ano.

PPP vão custar 1180 milhões de euros
Pedidos de reequilíbrio financeiro emagreceram para os 565 milhões

Governo prevê prémios para gestores públicos
Remunerações variáveis de desempenho excluem empresas que no final de 2019 tenham pagamentos em atraso.

Novo modelo de financiamento para 11 hospitais
Unidades mais eficientes vão ter financiamento mais ajustado à actividade que realizam. Os hospitais com eficiência mais baixa vão ser monitorizados por peritos.

"Programa Regressar": Emigrantes têm IRS especial durante cinco anos
“Programa Regressar” vai permitir pagar IRS apenas sobre metade do rendimento durante cinco anos, tanto se uma pessoa voltar a Portugal em 2019 como em 2020.

Autoridades de transportes têm de contribuir para baixar preço dos passes
Governo reserva 83 milhões orientados para a redução tarifária nos transportes públicos a partir de 1 de Abril, mas parte do dinheiro também pode ser usado na melhoria do serviço.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade