Sem FOTO:1

Sé do Porto

Edificada no alto da Pena Ventosa

A primitiva ocupação humana do sítio do Porto, provavelmente por castros, remonta ao período final da Idade do Bronze, por volta do século VIII a.C. Trata-se de um povoado proto-histórico que se localizou num ponto alto, sobre a margem direita do rio Douro, e, terá mantido, desde cedo, importantes ligações comerciais com a bacia do mar Mediterrâneo.

Aquando da invasão romana da Península Ibérica, esta povoação, então denominada de "Cale", já contava com edificações de porte considerável e controlava um importante eixo viário entre "Olissipo" (actual Lisboa) e "Bracara Augusta" (actual Braga). Daqui Portugal foi buscar a origem do seu nome.

O mais importante núcleo foi identificado pela pesquisa arqueológica na década de 1940 no alto da Pena Ventosa (morro da Sé), quando foram trazidas à luz uma ara votiva, uma moeda do imperador Constantino e duas colunas de mármore. Datará também desta época a primitiva cintura de muralhas da povoação.

A Sé do Porto foi edificada no alto da Pena Ventosa e é um dos monumentos mais antigos existentes na cidade do Porto. A sua construção iniciou-se na primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. O primeiro edifício, em estilo românico, foi sofrendo alterações ao longo dos séculos. O caracter geral da fachada data da época românica, e, no ano de 1333, já na época Gótica, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis. Foi no reinado de D. João I que se procedeu à construção do claustro tendo sido na Sé do Porto que este rei casou com D. Filipa de Lencastre  em 1387.

Já em plena época barroca o exterior do edifício foi bastante alterado e cerca do ano de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma galilé barroca à fachada lateral da Sé. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas. Por volta de 1772 construiu-se um novo portal substituindo o original em estilo românico.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Três Salazares
Durante muito tempo acreditou-se que as ideias democráticas acabariam por triunfar. Acreditou-se que a ideia, tão simples, de respeito pela dignidade de cada pessoa se imporia universalmente. Opinião de Jorge Vultos Sequeira

Soltour celebrou “50 voltas ao sol” nas Caraíbas Mexicanas
Empresa nasceu em Múrcia, mantém o espírito familiar e hoje é um “império” na Península Ibérica e Caribe. O grupo Piñero, dono da Soltour, além de viagens, abrange hotelaria, imobiliário e transporte.

Baterias de carros eléctricos mostram grande durabilidade, revela estudo sueco
Um estudo da sueca Kvdbil mostra que as baterias de carros eléctricos usados mantêm mais de 90% da capacidade original — a Kia, a Volvo e a Tesla estão entre as marcas com melhores resultados.

Técnicos que trabalham nos serviços prisionais alertam para “risco de colapso”
Alguns funcionários da Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais estão a dinamizar um abaixo-assinado para fazer chegar à tutela antes da próxima ronda de negociações com os sindicatos.

Federação Portuguesa de Ténis alvo de pedido de auditoria
O requerimento da Associação de Ténis de Lisboa visa o último mandato cumprido pelo ex-presidente Vasco Costa, que se mantém ligado à federação.

Tomás Correia acusado de crimes que equivalem a um trimestre de lucros do Banco Montepio
Gestor que presidiu ao Montepio por mais de uma década está acusado pelo DIAP da prática de crimes de abuso de confiança e branqueamento de capitais.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade