Sem FOTO:436

Vila Nova de Cerveira

Vila minhota banhada pelo rio Minho

Vila Nova de Cerveira é uma Vila minhota banhada pelo rio Minho, cujo município é limitado a nordeste, pelo município de Valença, a leste por Paredes de Coura, a sueste por Ponte de Lima, a sudoeste por Caminha e a noroeste pela, Espanha.

O Concelho de Vila Nova de Cerveira começou a ganhar expressão territorial no início do processo de reconquista, tendo-se enfatizado pela autonomização do Condado Portucalense, em 1096. É neste período que o Rio Minho assume definitivamente o seu papel de fronteira, forçando ao estabelecimento de pontos fortificados que balizassem e defendessem o curso do rio. Surgem então as Terras de Cerveira, cujo castelo, localizado no sítio onde hoje podemos encontrar a escultura do cervo do José Rodrigues, tinha por missão patrulhar e defender, quer contra as investidas árabes, quer contra as normandas.

Com o tratado de Alcaniças, onde em 1297, D. Dinis e D. Fernando IV de Castela assinam um acordo de paz, delinearam-se as fronteiras entre os dois reinos. Surge então "Vila Nova" de Cerveira com a atribuição da Carta de Foral por D. Dinis, e, em 1321 construiu-se um novo castelo destinado a proteger a vila em desenvolvimento e iniciou-se o repovoamento da região. No século XVII, com as Guerras da Restauração  foi construída uma fortaleza que envolveu a vila, apoiada por dois outros pontos fortificados, a Atalaia do Alto do Lourido, e o Forte de Lovelhe, mandados edificar pelo Governador das Armas do Minho, pressionado pela necessidade de defesa da fronteira.

Teve o forte de Lovelha extrema importância aquando das invasões francesas, onde teve lugar uma acção no sentido de impedir o avanço das tropas do inimigo que pretendiam fazer a travessia do Rio Minho, no dia 13 de Fevereiro de 1809 sob o comando do Marechal Soulta.

O castelo e fortalezas de Vila Nova de Cerveira passaram de elementos defensivos a património histórico, como  símbolos portadores de identidade pertencendo também a este património as suas igrejas.

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Portugal pintado com as cores dos cravos vermelhos — as imagens da festa dos 50 anos de democracia

Festa dos 50 anos de democracia levou à rua centenas de milhares de pessoas que encheram não só a Avenida da Liberdade, em Lisboa, mas também o centro do Porto, Coimbra e de outras cidades portuguesas.

Nuno Lobo, o clube sempre em primeiro lugar

Bomba por detonar da II Guerra Mundial encontrada junto ao estádio do Mainz
Engenho, de origem norte-americana e da altura da II Guerra Mundial, foi encontrado junto ao campus universitário que se situa nas imediações da MEWA Arena. Vai ser desactivado esta sexta-feira.

Crimes do colonialismo? Nunca aconteceram! A direita manda calar o Presidente

Os ziguezagues de Marcelo
Há uns anos, os socialistas diziam sobre Cavaco Silva que era preciso ajudar o Presidente a terminar o mandato com dignidade. Agora, são os próprios sociais-democratas que já dizem o mesmo de Marcelo. Editorial deHelena Pereira

PALOP destacam o seu contributo para a revolução e Marcelo promete fraternidade
No CCB, os países africanos de língua oficial portuguesa e Timor-Leste juntaram-se para discutir o passado colonial e a importância da revolução de Abril.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade