Sem FOTO:436

Vila Nova de Cerveira

Vila minhota banhada pelo rio Minho

Vila Nova de Cerveira é uma Vila minhota banhada pelo rio Minho, cujo município é limitado a nordeste, pelo município de Valença, a leste por Paredes de Coura, a sueste por Ponte de Lima, a sudoeste por Caminha e a noroeste pela, Espanha.

O Concelho de Vila Nova de Cerveira começou a ganhar expressão territorial no início do processo de reconquista, tendo-se enfatizado pela autonomização do Condado Portucalense, em 1096. É neste período que o Rio Minho assume definitivamente o seu papel de fronteira, forçando ao estabelecimento de pontos fortificados que balizassem e defendessem o curso do rio. Surgem então as Terras de Cerveira, cujo castelo, localizado no sítio onde hoje podemos encontrar a escultura do cervo do José Rodrigues, tinha por missão patrulhar e defender, quer contra as investidas árabes, quer contra as normandas.

Com o tratado de Alcaniças, onde em 1297, D. Dinis e D. Fernando IV de Castela assinam um acordo de paz, delinearam-se as fronteiras entre os dois reinos. Surge então "Vila Nova" de Cerveira com a atribuição da Carta de Foral por D. Dinis, e, em 1321 construiu-se um novo castelo destinado a proteger a vila em desenvolvimento e iniciou-se o repovoamento da região. No século XVII, com as Guerras da Restauração  foi construída uma fortaleza que envolveu a vila, apoiada por dois outros pontos fortificados, a Atalaia do Alto do Lourido, e o Forte de Lovelhe, mandados edificar pelo Governador das Armas do Minho, pressionado pela necessidade de defesa da fronteira.

Teve o forte de Lovelha extrema importância aquando das invasões francesas, onde teve lugar uma acção no sentido de impedir o avanço das tropas do inimigo que pretendiam fazer a travessia do Rio Minho, no dia 13 de Fevereiro de 1809 sob o comando do Marechal Soulta.

O castelo e fortalezas de Vila Nova de Cerveira passaram de elementos defensivos a património histórico, como  símbolos portadores de identidade pertencendo também a este património as suas igrejas.

 



loading...



COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Algumas das mudanças que o Simplex +2017 vai introduzir
O SSimplex +2017 entra em vigor esta segunda-feira.

Governo quer que provas de aferição sejam feitas online
É lançado hoje o Simplex +2017. São 173 medidas para facilitar a gestão do Estado e a relação dos cidadãos com ele. Passará a haver impostos pagos com cartão de crédito, matrículas na hora online, harmonização das autarquias, registo de fornecedores do Estado e um centro de atendimento consular.

Reino Unido: nenhum prédio inspeccionado até agora passou o teste de segurança
Autoridades estão a conduzir vistorias de segurança a 600 edifícios por todo o país. Dos 60 prédios já inspeccionados, nenhum passou o exame.

António Domingues vai ser vice-presidente do Banco de Fomento de Angola
PÚBLICO confirma informação avançada por Luís Marques Mendes. Domingues vai ocupar um lugar na administração do banco angolano controlado por Isabel dos Santos.

Altice confirma negociações para compra da Media Capital
Dona da Meo está em negociações para a compra do grupo detentor da TVI.

Barco com 150 pessoas a bordo naufraga na Colômbia
Momento do naufrágio ficou registado em vídeo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade