Sem FOTO:1

Ribeira do Porto

integra-se no Centro Histórico do Porto

A Ribeira localiza-se na freguesia de S. Nicolau, junto ao Rio Douro, e integra-se no Centro Histórico do Porto. Dela fazem parte a Praça da Ribeira, popularmente conhecida por praça do cubo; a Rua da Fonte Taurina, uma das mais antigas da cidade; o Muro dos Bacalhoeiros e a Casa do Infante, onde plausivelmente terá nascido o Infante D. Henrique, em 1394

O núcleo original do Porto nasceu no cimo da Pena Ventosa, o actual Morro da Sé, expandindo-se também um aglomerado ribeirinho, nas imediações da confluência do pequeno Rio da Vila com o Rio Douro.  Vestígios arqueológicos documentam que, no período da romanização, se criaram instalações portuárias perto do local onde mais tarde se ergueu a Casa do Infante, cujos mosaicos romanos datam do século IV.

Depois de um franco desenvolvimento a que o Porto assistiu no século XIII , em que a urbe cresceu junto à margem ribeirinha incluindo o sopé da escarpa da Pena Ventosa surgiram dois polos de povoamento: um à cota alta, no morro da Pena Ventosa, em redor da sé, e outro à cota baixa, na Ribeira, ao longo da margem do Douro, ligados por uma malha urbana que se foi adensando. Desenvolveu-se casario, ruas, escadas e vielas, como por exemplo a Rua da Lada, e na margem direita do Rio da Vila o povoado cresceu pela beira-rio de São Nicolau, pela Rua da Reboleira e pela Rua dos Banhos, acabando por atingir o "arrabalde" de Miragaia. O eixo mais antigo que ligava estes dois núcleos seguia pela Rua de D. Hugo, pela Porta das Verdades (da Cerca Velha) e pelas Escadas do Barredo, seguindo o caminho mais curto, mas de declive muito acentuado. Desenvolveu-se mais tarde outro eixo de melhor acessibilidade constituído pelas Ruas dos Mercadores, Bainharia e Escura, ligando à Porta de São Sebastião.

Apesar de todas as transformações que o Porto, no seu todo, atravessou ao longo dos tempos e nomeadamente nos finais do século XVIII, a cidade manteve-se virada para o Douro, vivendo em função do rio, com o centro económico e social nas suas proximidades: Praça da Ribeira, Rua Nova dos Ingleses, Rua de São João e Largo de São Domingos.

A reorganização da estrutura urbana portuense no século XIX condicionada pela lógica das infra-estruturas de circulação, fez com que a Ribeira perdesse a importância e a dinâmica que adquirira até então. Com a construção da Ponte de D. Luís I em 1886, e com a novidade de um segundo tabuleiro à cota alta, a passagem pela Ribeira utilizando a ponte Pênsil, deixou de ser obrigatória. No núcleo antigo, na segunda metade de oitocentos, dá-se uma importante reorganização das vias de trânsito com a abertura de novas ruas, nomeadamente a Rua de Mouzinho da Silveira em 1872, novo eixo mais largo e rectilíneo ligando a Rua Nova dos Ingleses (Rua do Infante D. Henrique) ao Convento de São Bento da Avé-Maria.

No sec. XX e a partir de meados da década de 1970, por via das iniciativas desenvolvidas pelo Comissariado para a Renovação Urbana da Área de Ribeira/Barredo (CRUARB), pôs-se em prática um ambicioso plano de recuperação e revitalização da Ribeira do Porto. Esta actividade foi também decisiva para a apresentação da candidatura do Centro Histórico do Porto à UNESCO para classificação como Património Cultural da Humanidade, em 1991. Enquadrado nesta requalificação da Ribeira, abriram-se numerosos bares e restaurantes .Por ocasião do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, foram remodelados o pavimento e o mobiliário urbano entre a Ponte D. Luís e o Cais da Estiva, segundo uma intervenção projectada pelo arquitecto Manuel Fernandes de Sá. A Ribeira é hoje e uma das zonas mais visitadas da cidade do Porto. 

 

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Quase 80% das grandes empresas actuais já nasceram na democracia
Apenas uma em cada quatro das grandes empresas activas sabe o que é o Estado Novo. Os “donos de Portugal” ainda incluem linhagens familiares antigas, mas a lista das fortunas nacionais perdeu poder.

As imagens do passado e os bastidores dos arquivos da RTP

Abril na ciência
É urgente perceber que um compromisso ético e responsável com a ciência e o conhecimento tem de ir além de intenções e da liberdade formal. Tem de incluir fundos, emprego e previsibilidade. Opinião de João Ramalho-Santos

“Não tenho dúvida que existe em Angola espaço para a emergência de uma terceira via”
Carlos Pacatolo acaba de publicar em livro a sua tese de doutoramento sobre a perda de domínio do MPLA em Angola, país onde há uma juventude descontente propícia a ser atraída por líderes populistas.

Supremo dos EUA começa a analisar “imunidade total” reclamada por Trump
Donald Trump alega que um ex-presidente dos EUA não pode ser alvo de processos-crime a nível federal, a não ser que tenha sido destituído pelo Congresso. Decisão é esperada até finais de Junho.

Revolução apanhou de surpresa movimentos de libertação de Angola
Em Abril de 1974, todos combatiam o colonialismo português, de formas diferentes mas com um denominador comum: encontravam-se enfraquecidos política e militarmente. Análise de Emídio Fernando

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade