Ilustração sobre a Localidade

Pinheiro da Bemposta

Freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis

Quando se chega a Pinheiro da Bemposta, entra-se num espaço remoto, de tempos de reis e de fidalguia de ocupações mouriscas, onde parece ter ficado indiferente às mudanças históricas e temporais. É por isso um lugar mágico, onde apetece ficar e conhecer a sua história.

Pinheiro da Bemposta é uma freguesia do concelho de Oliveira de Azeméis. O nome de Pinheiro da Bemposta, resulta da existência de um grande pinheiro à sombra do qual os viajantes se abrigavam e ao facto da sua localização ser de grande beleza à cota alta, de onde se avista em larga panorâmica a Ria de Aveiro, desde Ovar até à Serra da Boa Viagem ou ainda até ao mar.

De importância antiga, surge referida em 1109 nas cartas eclesiásticas e aí foi assinado um tratado de reconciliação das fronteiras entre dioceses do Porto e Coimbra.

Existem menções históricas à existência de um mosteiro de Santa Marinha do Antuã, do qual não restam vestígios, bem como à existência de uma importante ocupação Sarracena, da qual não se conhecem actualmente mais que as lendas e histórias orais, mas que no entanto deixou a sua marca no arranjo e arquitectura do local.

Aqui passava a também a estrada de Talábriga (Aveiro) a Lancóbriga (Feira), uma via militar Romana.

Sabe-se que obteve foral por D Manuel em 1514. Foi município desde essa altura e abarcava as terras de Pinheiro da Bemposta, Palmaz, Loureiro, Travanca, Macinhata da Seixa e Ul (do Município de Oliveira de Azeméis), Branca e Ribeira de Fráguas (Albergaria-a-Velha), Fermelã, Canelas, Salreu e Santiais (Estarreja) e Assequins (Águeda). O foral terá sido extinto em 1855.

Um dos pontos de maior interesse do património construído está no Cruzeiro do Pinheiro da Bemposta, Monumento Nacional, datado de 1604, com restauros posteriores. 

Município sujeito a forte movimento de emigração, sobretudo para o Brasil, mais tarde também para os Estados Unidos, Venezuela e Canadá, vê nas construções o espelho do regresso desses emigrantes endinheirados: A Casa de Brasileiro; à esquerda a Casa do Cruzeiro, do século XVIII e da EN1, seguindo na direcção do Porto, encontra-se a setecentista Casa dos Arcos.

Merecem também uma referência a Fonte da Bemposta, o cruzeiro paroquial, a Igreja Matriz; a Capela de Nossa Senhora da Ribeira, a Casa do Curval e de Figueiredo; as Quintas do Barral, do Calvário, do Passal e de Vera-Cruz.

A igreja matriz é uma construção de finais do século XVII e princípios do século XVIII. É um dos mais imponentes edifícios da região. A Capela de Nossa Senhora da Ribeira foi construída em 1611. 

Era também em Pinheiro da Bemposta o edifício da Malaposta do Curval, uma das 32 estações de paragem das diligências que se dirigiam do Porto a Lisboa. Aqui trocavam-se as mulas, e os viajantes paravam nas suas instalações para alimentação e descanso.

Merece esta terra uma visita pois dado ter perdido a importância para as cidades vizinhas, a riqueza do seu património edificado e da sua história, a par com a beleza da paisagem envolvente vão certamente surpreender que lá se desloca.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Na ONU, Zelensky pede aos aliados que não aliviem pressão económica sobre a Rússia
O Presidente da Ucrânia sugeriu também que, caso os ataques à sua rede energética se repitam no próximo Inverno, a Rússia pode esperar retaliações contra as suas infra-estruturas.

O que é que se está a escavar em Chelas e o que diz sobre a Lisboa de há 4000 anos?
Arqueóloga no terreno aponta “imprecisões técnicas” nas declarações do presidente da câmara sobre trabalhos no plano de drenagem da cidade. E diz: “Tudo tem sido feito no cumprimento rigoroso da lei.”

Será o projecto gigante e preferido de George Lucas o fim do museu de arte como o conhecemos?
Com o novo edifício em Los Angeles que mostra a colecção do realizador, a história do museu de arte ocidental chegou ao seu desfecho inevitável: a arte é para sentir e experienciar, não para pensar. Análise de Philip Kennicott

O sol aos quadradinhos
Sabemos apenas que alguém, seja quem for, já lhe fez mal e que um coração partido é capaz dos maiores estragos porque sabe que sobrevive. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

Mariana Leite Soares vence 7.ª edição do Prémio Revelação Teatro D. Maria II
Nascida no Porto em 1996, encarnou José Afonso na peça que o Teatro Experimental do Porto lhe dedicou no ano passado e estreia Absoluto, o seu primeiro espectáculo a título individual, no próximo mês.

Câmara de Lisboa aprova 25,8 milhões de euros para programa de dinamização da procura turística até 2029
A Câmara de Lisboa aprovou 25,8 milhões para o turismo e oito milhões para a Web Summit. Sob críticas da oposição, viabilizou ainda verbas para a ModaLisboa e atribuição de medalhas honoríficas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade