Ilustração sobre a Localidade

A Cidade

 

Cidade de Águeda
 
Águeda, cidade do distrito de Aveiro, fica localizada junto ao rio e é atravessada pelas principais vias de comunicação que ligam os pontos cardeais do país.
Joana Simões
>A CIDADE

Águeda fica localizada junto ao rio e é atravessada pelas principais vias de comunicação que ligam os pontos cardeais do país. 
Tornou-se concelho em 1834, absorvendo os pequenos municípios vizinhos e foi, por fim, elevada a cidade em 14 de Agosto de 1985. 
Pertence ao distrito de Aveiro, tem uma população estimada em cerca de 45.000 pessoas, e é limitada a levante pela serra do Caramulo e a poente pela Várzea do rio Vouga. 
Tem um superfície de aprox.334,3Km2 e é composta por vinte freguesias: Agadão, Aguada de Baixo, Aguada de Cima, Águeda, Barro, Belazaima do Chão, Borralha, Castanheira do Vouga, Espinhel, Fermentelos, Lamas do Vouga, Macieira de Alcoba, Macinhata do Vouga, Óis da Ribeira, Préstimo, Recardães, Segadães, Travassô, Trofa e Valongo do Vouga 
Hoje é conhecida pela sua riqueza cultural e natural, estando integrada na Região de Turismo da Rota da Luz.

>ONDE ESTAMOS? 

Distâncias

Porto a Águeda - 73Km
Coimbra a Águeda - 40Km
Lisboa a Águeda - 250Km 

(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net. 2001/Abril

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

PCP quer novos multibancos em freguesias a mais de cinco quilómetros da rede bancária
Comunistas querem saber do andamento do projecto Multibanco Social, lançado pelo Governo, e rejeitam que algumas juntas fiquem com a responsabilidade de disponibilizar numerário às populações.

China investiga colisão de avião ligeiro contra arranha-céus em Pequim
Piloto morreu e outras 13 pessoas ficaram feridas num raro acidente aéreo na capital chinesa.

Eugénia Delgado: Uma cozinheira de mão-cheia
Nunca trabalhou numa cozinha profissional. Aprendeu com a avó e com a mãe e, cada vez que abre a porta da sua casa a turistas, fá-lo em memória delas e com muita paixão.

Fenprof acusa Governo de financiar “depósito de crianças” nas creches
Em causa está o anúncio, feito pelo Governo, do financiamento complementar das creches dos sectores social, solidário e privado, quando pratiquem horários alargados superiores a 11 horas.

Como melhorar os carregamentos de carros eléctricos em viagens longas
Revelamos um novo operador de postos ultra-rápidos que chega a Portugal e explicamos os cuidados a ter no carregamento em viagens de férias.

Trinta munícipios sem qualquer equipamento nas redes culturais nacionais em 2025
Situados em territórios de baixa densidade, deixam acentuada a “necessidade de atenção por parte das políticas públicas”, lê-se no estudo do Observatório Português das Actividades Culturais.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade