Ilustração sobre a Localidade

A Cidade

 

Cidade de Águeda
 
Águeda, cidade do distrito de Aveiro, fica localizada junto ao rio e é atravessada pelas principais vias de comunicação que ligam os pontos cardeais do país.
Joana Simões
>A CIDADE

Águeda fica localizada junto ao rio e é atravessada pelas principais vias de comunicação que ligam os pontos cardeais do país. 
Tornou-se concelho em 1834, absorvendo os pequenos municípios vizinhos e foi, por fim, elevada a cidade em 14 de Agosto de 1985. 
Pertence ao distrito de Aveiro, tem uma população estimada em cerca de 45.000 pessoas, e é limitada a levante pela serra do Caramulo e a poente pela Várzea do rio Vouga. 
Tem um superfície de aprox.334,3Km2 e é composta por vinte freguesias: Agadão, Aguada de Baixo, Aguada de Cima, Águeda, Barro, Belazaima do Chão, Borralha, Castanheira do Vouga, Espinhel, Fermentelos, Lamas do Vouga, Macieira de Alcoba, Macinhata do Vouga, Óis da Ribeira, Préstimo, Recardães, Segadães, Travassô, Trofa e Valongo do Vouga 
Hoje é conhecida pela sua riqueza cultural e natural, estando integrada na Região de Turismo da Rota da Luz.

>ONDE ESTAMOS? 

Distâncias

Porto a Águeda - 73Km
Coimbra a Águeda - 40Km
Lisboa a Águeda - 250Km 

(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net. 2001/Abril

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Brasileiros mandam mais dinheiro para o Brasil que portugueses para Portugal
Dados do Banco Central apontam que, desde 2025, as remessas de recursos de Portugal para o Brasil têm superado o envio de dinheiro do Brasil para Portugal. Diferença se acelerou em 2026.

Wagner Moura e Christiane Jatahy juntos no combate solitário de um homem pela verdade

Neemias Queta acerta extensão de contrato com os Boston Celtics
Poste português chegou a acordo com os Celtics para um contrato de quatro anos, no valor de 56 milhões de dólares. Novo vínculo começa em 2027-28 e dura até 2031.

Governo mudou concurso para requalificar escolas e só depois se reuniu com a ANMP
Acordo foi celebrado no âmbito da descentralização em Julho de 2023 e Ana Abrunhosa entende estar a ser violado. Secretários de Estado reuniram-se com ANMP na quarta-feira após feitas alterações.

Porquê proibir o acesso aos espaços verdes de Lisboa (e não às ilhas de calor)?
Por receio dos incêndios, fecham-se espaços verdes. Assim, reduzem-se os refúgios climáticos na cidade. É um exemplo de mal-adaptação climática. Crónica de Clara Barata

Novos Certificados do Tesouro só dão juro acima de 3% no décimo ano
Governo defende que novo produto de poupança é para “aforradores com menor necessidade de liquidez”, mas resgate é possível logo ao fim do primeiro ano. Maior retorno só é conseguido em 2036.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade