Ilustração sobre a Localidade

Oleiros

Oleiros

 

Oleiros é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região do Pinhal Interior Sul, com cerca de 2 300 habitantes.

É sede de um município com 465,52 km² de área e 5 721 habitantes (2011) 1 , subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Castelo Branco, a sul por Proença-a-Nova, a sudoeste pela Sertã e a noroeste por Pampilhosa da Serra.

 

FAUNA E FLORA:

O pinheiro é hoje a principal árvore do concelho, sendo incalculável o seu valor económico tanto no que respeita a madeiras como a resina e seus derivados, de tão grande aplicação e consumo nos nossos dias.

 

INDÚSTRIA:

A nível industrial verifica-se a existência de algumas unidades (indústria de madeiras, metalomecânica, mármores, agro-industrial) na maior parte das freguesias, registando-se uma maior expressão em Oleiros.

 

PATRIMÓNIO:

 

Em Oleiros existem vários edifícios que se podem englobar no património artístico; Igreja Matriz de Oleiros, Igreja da Misericórdia de Oleiros e todo um conjunto de Igrejas ou Capelas espalhadas pelas aldeias concelho.

Para além destes monumentos de elevado valor patrimonial e interesse artístico, ainda se encontram inúmeros edifícios, não só de arquitectura erudita mas de feição mais popular. No entanto o seu património é mais vasto, e engloba simultaneamente os valores paisagísticos do meio natural e todas as manifestações etnológicas como sejam usos e costumes, festas e romarias, música, cantares populares, cozinha tradicional, etc.

SOURCE: Wikipedia, 2019-09-15, http://pt.wikipedia.org/wiki/Oleiros. Sofreu algumas edições.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Banhos de mar dão saúde. Mas não beba água salgada e tenha cuidado com a pele
Ir a banhos era uma prática da corte no século XIX. Os nobres acreditavam que havia benefícios para a saúde e estavam certos. Ir à praia ajuda a respirar melhor e até reduz o inchaço nas pernas.

O acampamento no romance Tarântula, de Eduardo Halfon
O escritor guatemalteco volta a explorar com mestria as suas questões identitárias ao mesmo tempo que se vai cruzando com a História.

Polónia retira condecoração a Zelensky em protesto contra nome dado a unidade militar
O Presidente Nawrocki retirou a mais alta condecoração polaca ao homólogo ucraniano por ter dado a uma unidade militar o nome de um grupo nacionalista que matou polacos na Segunda Guerra Mundial.

A História exige mais do que certezas fáceis
Num tempo marcado pela rapidez da opinião e pela crescente polarização do espaço público, talvez seja importante recuperar uma certa ética do debate. Opinião de Luís de Miranda Correia

Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar criticam ministra da Saúde e pedem reunião a Seguro
Pedido surge após Ana Paula Martins ter justificado a demora de 58 minutos no atendimento telefónico do INEM aos Bombeiros de Arruda dos Vinhos afirmando que usaram um número de contacto errado.

Mais de duas mil queixas sobre táxis e TVDE no Livro de Reclamações Electrónico
O número representa um aumento de 25% face a 2024 e a facturação é o principal motivo de queixa.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade