Ilustração sobre a Localidade

Oleiros

Oleiros

 

Oleiros é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região do Pinhal Interior Sul, com cerca de 2 300 habitantes.

É sede de um município com 465,52 km² de área e 5 721 habitantes (2011) 1 , subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Castelo Branco, a sul por Proença-a-Nova, a sudoeste pela Sertã e a noroeste por Pampilhosa da Serra.

 

FAUNA E FLORA:

O pinheiro é hoje a principal árvore do concelho, sendo incalculável o seu valor económico tanto no que respeita a madeiras como a resina e seus derivados, de tão grande aplicação e consumo nos nossos dias.

 

INDÚSTRIA:

A nível industrial verifica-se a existência de algumas unidades (indústria de madeiras, metalomecânica, mármores, agro-industrial) na maior parte das freguesias, registando-se uma maior expressão em Oleiros.

 

PATRIMÓNIO:

 

Em Oleiros existem vários edifícios que se podem englobar no património artístico; Igreja Matriz de Oleiros, Igreja da Misericórdia de Oleiros e todo um conjunto de Igrejas ou Capelas espalhadas pelas aldeias concelho.

Para além destes monumentos de elevado valor patrimonial e interesse artístico, ainda se encontram inúmeros edifícios, não só de arquitectura erudita mas de feição mais popular. No entanto o seu património é mais vasto, e engloba simultaneamente os valores paisagísticos do meio natural e todas as manifestações etnológicas como sejam usos e costumes, festas e romarias, música, cantares populares, cozinha tradicional, etc.

SOURCE: Wikipedia, 2019-09-15, http://pt.wikipedia.org/wiki/Oleiros. Sofreu algumas edições.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

José Filipe Costa: “O ‘não mentirás’, mas mentir sempre, é muito próprio do regime de Salazar”
Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar é ficção alimentada pela História. Há rigor obsessivo, mas as vizinhas de São Bento usam máscaras de animais. Conta a farsa e o delírio do fim do ditador.

Xadrez: começou mal o regresso de Magnus Carlsen ao ritmo clássico
Norueguês saiu derrotado pelo franco-iraniano Alireza Firouzja na partida inaugural do torneio norueguês de Stavanger.

Um morto e vários feridos após ruptura de tanque químico em Washington
Várias pessoas sofreram queimaduras químicas e foram transportadas para unidades hospitalares.

Como o Torreense deixou de ser surpresa
O clube de Torres Vedras ganhou títulos, cresceu na formação, afirmou-se no futebol feminino e começou a mostrar que há outras formas de construir no futebol português. Crónica de Rodrigo Vieira Cruz

Cheque-livro com dificuldades de implantação
Muitos jovens de 18 anos que têm direito aos 30 euros desta segunda edição do cheque-livro já o emitiram, mas ainda não entraram nas livrarias para o trocar por livros.

Open de Portugal em golfe regressa 30 anos depois à Aroeira
Torneio, que é um dos mais antigos da Europa, vai decorrer em Setembro e contará com oito jogadores portugueses.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade