Ilustração sobre a Localidade

Oleiros

Oleiros

 

Oleiros é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região do Pinhal Interior Sul, com cerca de 2 300 habitantes.

É sede de um município com 465,52 km² de área e 5 721 habitantes (2011) 1 , subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Castelo Branco, a sul por Proença-a-Nova, a sudoeste pela Sertã e a noroeste por Pampilhosa da Serra.

 

FAUNA E FLORA:

O pinheiro é hoje a principal árvore do concelho, sendo incalculável o seu valor económico tanto no que respeita a madeiras como a resina e seus derivados, de tão grande aplicação e consumo nos nossos dias.

 

INDÚSTRIA:

A nível industrial verifica-se a existência de algumas unidades (indústria de madeiras, metalomecânica, mármores, agro-industrial) na maior parte das freguesias, registando-se uma maior expressão em Oleiros.

 

PATRIMÓNIO:

 

Em Oleiros existem vários edifícios que se podem englobar no património artístico; Igreja Matriz de Oleiros, Igreja da Misericórdia de Oleiros e todo um conjunto de Igrejas ou Capelas espalhadas pelas aldeias concelho.

Para além destes monumentos de elevado valor patrimonial e interesse artístico, ainda se encontram inúmeros edifícios, não só de arquitectura erudita mas de feição mais popular. No entanto o seu património é mais vasto, e engloba simultaneamente os valores paisagísticos do meio natural e todas as manifestações etnológicas como sejam usos e costumes, festas e romarias, música, cantares populares, cozinha tradicional, etc.

SOURCE: Wikipedia, 2019-09-15, http://pt.wikipedia.org/wiki/Oleiros. Sofreu algumas edições.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Amadora prevê investir 120 milhões até 2035 para concretizar Carta Educativa
O documento contempla a criação de 27 novas salas de jardim-de-infância e 30 de primeiro ciclo, bem como a ampliação de três estabelecimentos de ensino e a requalificação do parque escolar existente.

Seguro condena Israel por “humilhações” e pede “olhar preventivo” na Europa
Presidente da República repudiou as “humilhações públicas de seres humanos e tratamentos indignos”. Perante os “riscos” para os direitos humanos, pediu um “olhar preventivo e determinado”.

Bienal de Veneza de 2027 já tem tema: “fazer arquitectura” com olhos no saber local
Materiais e saber artesanal podem vencer barreiras conceptuais e técnicas, tornando-se componentes essenciais da arquitectura contemporânea? Uma das muitas perguntas dos curadores chineses da bienal.

Mãe de crianças francesas abandonadas encontrada com o companheiro em bar em Fátima
Meninos de 3 e 5 anos foram encontrados sozinhos, a caminhar na Estrada Nacional 253, em Alcácer do Sal, na passada terça-feira. Desde então encontram-se internados no Hospital de Setúbal.

O que muda com o "sim" da ONU à justiça climática

Com mais de 1700 registos, Almada vai criar regras para o alojamento local
Câmara de Almada vai elaborar o seu primeiro regulamento de alojamento local para monitorizar a actividade e controlar o seu possível crescimento. Podem ser enviados contributos para o processo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade