Ilustração sobre a Localidade

Oleiros

Oleiros

 

Oleiros é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região do Pinhal Interior Sul, com cerca de 2 300 habitantes.

É sede de um município com 465,52 km² de área e 5 721 habitantes (2011) 1 , subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Castelo Branco, a sul por Proença-a-Nova, a sudoeste pela Sertã e a noroeste por Pampilhosa da Serra.

 

FAUNA E FLORA:

O pinheiro é hoje a principal árvore do concelho, sendo incalculável o seu valor económico tanto no que respeita a madeiras como a resina e seus derivados, de tão grande aplicação e consumo nos nossos dias.

 

INDÚSTRIA:

A nível industrial verifica-se a existência de algumas unidades (indústria de madeiras, metalomecânica, mármores, agro-industrial) na maior parte das freguesias, registando-se uma maior expressão em Oleiros.

 

PATRIMÓNIO:

 

Em Oleiros existem vários edifícios que se podem englobar no património artístico; Igreja Matriz de Oleiros, Igreja da Misericórdia de Oleiros e todo um conjunto de Igrejas ou Capelas espalhadas pelas aldeias concelho.

Para além destes monumentos de elevado valor patrimonial e interesse artístico, ainda se encontram inúmeros edifícios, não só de arquitectura erudita mas de feição mais popular. No entanto o seu património é mais vasto, e engloba simultaneamente os valores paisagísticos do meio natural e todas as manifestações etnológicas como sejam usos e costumes, festas e romarias, música, cantares populares, cozinha tradicional, etc.

SOURCE: Wikipedia, 2019-09-15, http://pt.wikipedia.org/wiki/Oleiros. Sofreu algumas edições.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O caminho estreito de Donald Trump
O Irão não é a Venezuela, mas Trump poderá ter sido levado a achar que era pelo orgulho, pela vaidade e influência de Netanyahu, e mergulhou de cabeça numa guerra cuja extensão terá calculado mal. Editorial dePedro Candeias

Cuba está a sofrer um apagão total do sistema eléctrico
Praticamente sem reservas de petróleo, a ilha enfrenta enorme crise energética. Donald Trump, que cortou todo o fornecimento de combustível, diz que seria “uma grande honra tomar Cuba”.

Mau tempo regressa esta semana com a depressão Therese
Chuva intensa, trovoada, vento forte e agitação marítima. A depressão Therese chega a Portugal continental esta terça-feira e deverá ficar até sábado.

Na sombra do herói: masculinidades em crise nos filmes do Oscar 2026
Percebam a coincidência: todos estes filmes têm como personagens centrais homens complexos, falhos, por vezes geniais, quase sempre tomados por grandes ambições. Opinião de Bárbara Bergamaschi

Educação sexual nas escolas. Porquê?
Ouve já o regresso do podcast para miúdos P de Porquê.

O pintor angolano Blackson faz sua primeira exposição individual em Lisboa
Mostra será aberta na sexta-feira, 20 de março, na Galeria Verso, no Campo de Ourique. Artista apresentará um conjunto de pinturas inéditas e uma vídeo-instalação, numa pesquisa sobre o corpo negro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade