Ilustração sobre a Localidade

Penamacor

Penamacor

Penamacor é uma vila portuguesa no Distrito de Castelo Branco, região Centro e sub-região da Beira Interior Sul, com cerca de 1 500 habitantes.

É sede de um município com 555,52 km² de área e 5 680 habitantes (2011), subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Sabugal, a leste pela Espanha, a sul por Idanha-a-Nova e a oeste pelo Fundão.

A vila situa-se a uma altitude média de 550 m.

 

HISTORIA:

Penamacor foi elevada a vila em 1199.

Só a partir do reinado de D. Sancho I é que a história de Penamacor se define com alguma clareza. Dizem alguns ter sido esta vila pátria de Vamba, o famoso rei dos Godos que governou a península desde 672 até 682. D. Sancho I, conquistou Penamacor aos Mouros e reconstruiu-a. Deu-lhe foral em 1189 e entregou-a aos Templários na figura do mestre D. Gualdim Pais, que a fortificou.

O nome desta vila, segundo uma das lendas, terá origem num célebre bandido, que aqui terá habitado, de nome Macôr. Segundo dizem, este salteador vivia numa caverna a que davam o nome de Penha. Com o passar dos tempos, o nome adulterou-se e passou a chamar-se Pena, ficando assim a terra a ser conhecida por Penha de Macôr ou Pena Macôr.

Segundo outra versão uma luta feroz entre os seus habitantes e salteadores originou tanto derramamento de sangue e de tão má cor, que a vila ficou a ser conhecida por Penha de má cor. Ainda outra refere, que nesta zona existiam duas povoações, ambas localizadas em montes, Pena de Garcia e Pena Maior. Com a adulteração da pronúncia Castelhana, Magor passou a ser Macor, dando origem a Pena Macor. Seja qual for a origem do nome, o certo é que representa uma das vilas mais bonitas e castiças do País.

O desenvolvimento da vila, nos finais do século XII, deve-se à necessidade de protecção da fronteira portuguesa, pelo que foi construído um castelo (Castelo de Penamacor), de que ainda hoje restam vestígios, considerado monumento nacional.

 

PATRIMÓNIO:

Penamacor possui diversos imóveis de interesse histórico, além do Castelo de Penamacor.

 

 

SOURCE: Wikipedia, 2013-09-13, http://pt.wikipedia.org/wiki/Penamacor

Editado em 2013-09-15

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Benfica considerado o melhor clube formador pelo terceiro ano seguido
Estudo do Observatório do Futebol revela que os “encarnados” têm 14 jogadores da sua formação a actuarem nos cinco principais clubes da Europa. Sporting, no 7.º lugar, é o outro clube do “top 10”.

Reino Unido vai enviar aeronaves para “missão defensiva” na Arábia Saudita
Ministro da Defesa britânico diz que é uma resposta à “escalada escandalosa dos houthis a que temos assistido nas últimas semanas”. É a operação militar mais significativa autorizada por Andy Burnham.

Marinheiros do navio Mondego não violaram segredo de Estado, decide tribunal
Foram absolvidos os três militares acusados pelo Ministério Público. Processo por insubordinação ainda não tem julgamento marcado.

Entidade das Contas vê recuo no acesso a dados de financiamento partidário e pede urgência para nova lei
Entidade das Contas e Financiamentos Políticos reitera a urgência de rever a legislação e considera que há um “recuo” na transparência. Partidos fazem interpretações diferentes das suas obrigações.

Comissão de inquérito a Luís Neves terá sala de segurança para documentos reservados
Decisão sobre suspensão da comissão parlamentar durante a discussão do orçamento do Estado só será tomada para a semana, depois de ser votada em sede de inquérito e validada em plenário.

Lampreia, sável e enguia estão a subir para norte devido às alterações climáticas
Lacunas de conhecimento motivaram investigadores da Universidade de Évora a estudar a fase marinha de peixes diádromos. Lampreia pode mesmo desaparecer da Península Ibérica.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade