Ilustração sobre a Localidade

Penamacor

Penamacor

Penamacor é uma vila portuguesa no Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região da Beira Interior Sul, com cerca de 1 500 habitantes.

É sede de um município com 555,52 km² de área e 5 680 habitantes (2011), subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Sabugal, a leste pela Espanha, a sul por Idanha-a-Nova e a oeste pelo Fundão.

A vila situa-se a uma altitude média de 550 m.

 

HISTORIA:

Penamacor foi elevada a vila em 1199.

Só a partir do reinado de D. Sancho I é que a história de Penamacor se define com alguma clareza. Dizem alguns ter sido esta vila pátria de Vamba, o famoso rei dos Godos que governou a península desde 672 até 682D. Sancho I, conquistou Penamacor aos Mouros e reconstruiu-a. Deu-lhe foral em 1189 e entregou-a aos Templários na figura do mestre D. Gualdim Pais, que a fortificou.

O nome desta vila, segundo uma das lendas, terá origem num célebre bandido, que aqui terá habitado, de nome Macôr. Segundo dizem, este salteador vivia numa caverna a que davam o nome de Penha. Com o passar dos tempos, o nome adulterou-se e passou a chamar-se Pena, ficando assim a terra a ser conhecida por Penha de Macôr ou Pena Macôr.

Segundo outra versão uma luta feroz entre os seus habitantes e salteadores originou tanto derramamento de sangue e de tão má cor, que a vila ficou a ser conhecida por Penha de má cor. Ainda outra refere, que nesta zona existiam duas povoações, ambas localizadas em montes, Pena de Garcia e Pena Maior. Com a adulteração da pronúncia Castelhana, Magor passou a ser Macor, dando origem a Pena Macor. Seja qual for a origem do nome, o certo é que representa uma das vilas mais bonitas e castiças do País.

O desenvolvimento da vila, nos finais do século XII, deve-se à necessidade de protecção da fronteira portuguesa, pelo que foi construído um castelo (Castelo de Penamacor), de que ainda hoje restam vestígios, considerado monumento nacional.

 

PATRIMÓNIO:

Penamacor possui diversos imóveis de interesse histórico, além do Castelo de Penamacor.

 

 

SOURCE: Wikipedia, 2013-09-13, http://pt.wikipedia.org/wiki/Penamacor

Editado em 2013-09-15

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Não faltam áreas de “baixo conflito” para Portugal cumprir metas de energia solar até 2030
Portugal dispõe de 1514km² de áreas de baixo conflito com a natureza para produzir energia solar, cinco vezes mais do que o necessário para cumprir a meta do plano de energia até 2030.

O que é a dieta anti-inflamatória e por que é a melhor para quase todos
“Esta dieta não só ajuda nas doenças auto-imunes, como reduz o risco de doenças cardiovasculares”, diz a endocrinologista Joana Menezes Nunes, que propõe um “estilo de vida anti-inflamatório”.

Função pública: aumento de 15 cêntimos no subsídio de refeição custa 26,5 milhões por ano
Acordo assinado com os sindicatos da UGT prevê aumentos de 15 cêntimos todos os anos até 2019. Custo total da medida ultrapassa 106 milhões de euros.

Top Atlântico dá a volta ao Mundo das Viagens e promete descontos
De 23 a 25 de Janeiro, o Mundo das Viagens, da Top Atlântico, chega ao Colombo e ao NorteShopping com descontos para vários destinos. A campanha prolonga-se até 9 de Fevereiro nas lojas e no site.

Alta velocidade num limbo depois do chumbo à nova estação de Gaia
As possíveis alterações ao Passe Ferroviário Verde, as obras da linha Évora-Elvas ou as estações de Lisboa que não têm comboios aos fins-de-semana são outros temas deste episódio do Sobre Carris.

No Norte de Portugal profundo, há bois que lutam e homens que vêem

Entre 2020 e 2025, o fotógrafo Bruno Pereira Ribeiro mergulhou no universo das chegas de bois em Montalegre, Póvoa do Lanhoso e Vieira do Minho. Trouxe, até Braga, “um retrato etnográfico da região”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade