Ilustração sobre a Localidade

Penamacor

Penamacor

Penamacor é uma vila portuguesa no Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região da Beira Interior Sul, com cerca de 1 500 habitantes.

É sede de um município com 555,52 km² de área e 5 680 habitantes (2011), subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Sabugal, a leste pela Espanha, a sul por Idanha-a-Nova e a oeste pelo Fundão.

A vila situa-se a uma altitude média de 550 m.

 

HISTORIA:

Penamacor foi elevada a vila em 1199.

Só a partir do reinado de D. Sancho I é que a história de Penamacor se define com alguma clareza. Dizem alguns ter sido esta vila pátria de Vamba, o famoso rei dos Godos que governou a península desde 672 até 682D. Sancho I, conquistou Penamacor aos Mouros e reconstruiu-a. Deu-lhe foral em 1189 e entregou-a aos Templários na figura do mestre D. Gualdim Pais, que a fortificou.

O nome desta vila, segundo uma das lendas, terá origem num célebre bandido, que aqui terá habitado, de nome Macôr. Segundo dizem, este salteador vivia numa caverna a que davam o nome de Penha. Com o passar dos tempos, o nome adulterou-se e passou a chamar-se Pena, ficando assim a terra a ser conhecida por Penha de Macôr ou Pena Macôr.

Segundo outra versão uma luta feroz entre os seus habitantes e salteadores originou tanto derramamento de sangue e de tão má cor, que a vila ficou a ser conhecida por Penha de má cor. Ainda outra refere, que nesta zona existiam duas povoações, ambas localizadas em montes, Pena de Garcia e Pena Maior. Com a adulteração da pronúncia Castelhana, Magor passou a ser Macor, dando origem a Pena Macor. Seja qual for a origem do nome, o certo é que representa uma das vilas mais bonitas e castiças do País.

O desenvolvimento da vila, nos finais do século XII, deve-se à necessidade de protecção da fronteira portuguesa, pelo que foi construído um castelo (Castelo de Penamacor), de que ainda hoje restam vestígios, considerado monumento nacional.

 

PATRIMÓNIO:

Penamacor possui diversos imóveis de interesse histórico, além do Castelo de Penamacor.

 

 

SOURCE: Wikipedia, 2013-09-13, http://pt.wikipedia.org/wiki/Penamacor

Editado em 2013-09-15

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Conheça brasileiros que contribuem para o sucesso do grupo português José Avillez
Dos 500 funcionários do grupo, 15% são oriundos do Brasil, com destaque para Paulo Salvador e Vicente Luneto, peças fundamentais na gestão e na cozinha do chef português.

Habitação: municípios dizem que políticas falharam e exigem financiamento directo
A Associação Nacional de Municípios defende uma transferência de fundos do Orçamento do Estado para as autarquias. Também é pedida a prorrogação do prazo-limite de execução do PRR.

Casa da Ínsua: queijo, compotas, vinho e um belo jardim. É possível pedir mais?
No sossego da Ínsua, em Penalva do Castelo, o chão continua a dar uvas (e mais frutos) e a conservar árvores seculares. É o único hotel em Portugal a integrar a rede espanhola dos Paradores.

Laços, coroas e xadrez neste Natal: como decorar a mesa para a Consoada
Uma mesa de Natal é tão bonita quanto mais personalizada for. Decorá-la pode ser uma actividade em família para preparar as festas.

Pais lançam petição contra falta de professores e exigem mais medidas
Apelo teve quase 1400 assinaturas. Associações de pais vão ser ouvidas na comissão parlamentar de Educação.

GNR detém suspeito de furto e apreende 300 quilos de azeitona em Mourão
A azeitona, avaliada em cerca de 200 euros, foi entregue ao legítimo proprietário, acrescentou a GNR.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade