Ilustração sobre a Localidade

Penamacor

Penamacor

Penamacor é uma vila portuguesa no Distrito de Castelo Brancoregião Centro e sub-região da Beira Interior Sul, com cerca de 1 500 habitantes.

É sede de um município com 555,52 km² de área e 5 680 habitantes (2011), subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Sabugal, a leste pela Espanha, a sul por Idanha-a-Nova e a oeste pelo Fundão.

A vila situa-se a uma altitude média de 550 m.

 

HISTORIA:

Penamacor foi elevada a vila em 1199.

Só a partir do reinado de D. Sancho I é que a história de Penamacor se define com alguma clareza. Dizem alguns ter sido esta vila pátria de Vamba, o famoso rei dos Godos que governou a península desde 672 até 682D. Sancho I, conquistou Penamacor aos Mouros e reconstruiu-a. Deu-lhe foral em 1189 e entregou-a aos Templários na figura do mestre D. Gualdim Pais, que a fortificou.

O nome desta vila, segundo uma das lendas, terá origem num célebre bandido, que aqui terá habitado, de nome Macôr. Segundo dizem, este salteador vivia numa caverna a que davam o nome de Penha. Com o passar dos tempos, o nome adulterou-se e passou a chamar-se Pena, ficando assim a terra a ser conhecida por Penha de Macôr ou Pena Macôr.

Segundo outra versão uma luta feroz entre os seus habitantes e salteadores originou tanto derramamento de sangue e de tão má cor, que a vila ficou a ser conhecida por Penha de má cor. Ainda outra refere, que nesta zona existiam duas povoações, ambas localizadas em montes, Pena de Garcia e Pena Maior. Com a adulteração da pronúncia Castelhana, Magor passou a ser Macor, dando origem a Pena Macor. Seja qual for a origem do nome, o certo é que representa uma das vilas mais bonitas e castiças do País.

O desenvolvimento da vila, nos finais do século XII, deve-se à necessidade de protecção da fronteira portuguesa, pelo que foi construído um castelo (Castelo de Penamacor), de que ainda hoje restam vestígios, considerado monumento nacional.

 

PATRIMÓNIO:

Penamacor possui diversos imóveis de interesse histórico, além do Castelo de Penamacor.

 

 

SOURCE: Wikipedia, 2013-09-13, http://pt.wikipedia.org/wiki/Penamacor

Editado em 2013-09-15

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Mau tempo: centros de saúde a meio gás, gerador a falhar em Alvaiázere. Doentes em oxigenoterapia podem carregar baterias no hospital
Há várias unidades de saúde encerradas na região Centro e em Lisboa e Vale do Tejo. Unidade Local de Saúde da Região de Leiria suspendeu consultas e cirurgias programadas.

Governo vai continuar com capitais da Cultura e abrir candidaturas para 2028 e 2029
Ministra da Cultura prometeu esta quinta-feira, na abertura da Capital Portuguesa da Cultura 2026 em Ponta Delgada, que vai dar continuidade ao projecto das capitais portuguesas da Cultura.

Os cem anos de loucura de Mel Brooks
O autor de Balbúrdia no Oeste e Frankenstein Júnior cumpre este ano o seu 100.º aniversário. Ocasião celebrada por um documentário na HBO Max, O Homem de 99 Anos!, e um ciclo na Cinemateca.

Depósitos das famílias superam 200 mil milhões, novo máximo histórico
Baixa rentabilidade das aplicações bancárias não afasta canalização de poupanças para as instituições financeiras. Crédito à habitação disparou 10%.

Senado francês aprova projecto de lei para facilitar restituições de bens culturais
A lei-quadro, que desce agora à Assembleia Nacional, prevê a criação de uma “comissão nacional permanente” e de um “comité científico bilateral”, que terão de ser consultados antes da restituição.

Um belíssimo porta-estandarte para os tintos dos Vinhos Verdes
Este Pardusco Private 2022, de Anselmo Mendes, é um tinto balsâmico, contemporâneo — mas inspirado no passado — e em certa medida profundo dentro da sua leveza.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade