Ilustração sobre a Localidade

« A riqueza da terra »

Cogumelos

As primeiras chuvas do Outono trazem consigo o surgimento de uma ampla variedade de cogumelos dos mais diversos tipos, formas, texturas e gostos.

Esta muito apreciada iguaria pode ser preparada de diversas formas, mas também requer um grande cuidado e conhecimento das espécies comestíveis.

O nosso nobre e delicioso amigo é na verdade um fungo. Os fungos são organismos muito simples que não conseguem absorver o carbono atmosférico nem realizar a fotossíntese pois são desprovidos de clorofila. A maioria dos fungos são simbióticos, ou seja, vivem numa associação com plantas verdes e árvores das quais obtêm açúcares e outros produtos da fotossíntese. Em troca, produzem nitrogênio (azoto) sob a forma de nitratos e sais minerais indispensáveis aos vegetais.

Os cogumelos reproduzem-se através de esporos que dão origem ao micélio - parte vegetativa do cogumelo. Simplificando, pode-se dizer que os cogumelos são compostos por micélio, pé, chapéu e, às vezes, anéis. Contudo, nem todas as espécies apresentam estas quatro partes.

A arte da colheita do cogumelo exige conhecimento profundo das espécies pois muitas são venenosas ou tóxicas. Assim, é aconselhável só apanhar as espécies que tiver certeza a 100% de que são comestíveis.

Em nenhum caso deverá misturar espécies conhecidas com outras desconhecidas, pois caso haja uma venenosa esta poderia contaminar as outras, com perigo até mesmo fatal.

A colheita deve ser feita com auxílio de uma faca. Deve-se cortar o cogumelo de forma a deixar na terra o micélio. Deve-se escolher apenas os exemplares mais jovens pois os mais velhos são impróprios para o consumo. A melhor forma de transportá-los é colocando-os num cesto para que permaneçam sempre arejados.

Cuidado com as crendices populares do alho e da peça de prata que escurecem em contacto com espécies venenosas ou de que as espécies com anéis não seriam perigosas. Isto é totalmente FALSO e pode ser MORTAL!

O nome popular das diversas espécies de cogumelo varia muito de região para região. A espécie mais procurada em Portugal é o míscaro, cujo nome científico é Tricholoma equestre, encontrado em grande quantidade nos pinhais arenosos de beira-mar.

Quem não se recorda dos suculentos pratos dos nossos avôs, nos tempos heroicos em que a carne era escassa e que o míscaro dava alegria ao arroz.

Sem falar da atividade sazonal, em especial em Mira e Cantanhede, quando parava a faina do campo e começava a colheita do míscaro para ser vendido na região de Viseu, ajudando assim, o magro orçamento familiar.

Caro leitor, não querendo substituir as Instituições Ambientais no seu dever de informar, a equipa do portal regiaocentro.net aproveita para ressaltar a importância de colher corretamente os cogumelos. Para que no futuro possamos continuar colhendo esta dádiva dos deuses, tenha sempre o cuidado de levar consigo um canivete para deixar o micélio na terra, que será novamente outro cogumelo no ano a seguir, e de só colher aquilo que realmente vai consumir. Deverá ainda ter o cuidado de não pisar nas espécies desconhecidas pois todas elas fazem parte do mesmo ecossistema.

Boa colheita!

 

 

Em caso de ingestão de cogumelos venenosos ou tóxicos
1) O doente deverá ser transportado de imediato para o hospital mais próximo.
2) Se possível, o doente deverá ser posicionado de forma a que possa vomitar facilmente.
3) Recolha os restos da comida ingerida ou do vômito para identificar a espécie do cogumelo.
4) Não dar leite ou bebidas alcoólicas ao doente .

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A liberdade não se vende: porque me desfilio hoje do PSD
Saio do PSD porque recuso pactuar com quem normaliza xenofobia e homofobia. A liberdade e a dignidade humana não se trocam por votos. Nunca. Crónica de Inês Mota Batista

O ódio a Seguro entre a elite do PS é fascinante de se ver
A campanha presidencial está na rua e Carneiro vai ser o último a declarar o seu apoio ao seu antecessor. Ao adiar uma decisão para depois de 12 de Outubro, Carneiro não arrisca e pode ainda perder. Opinião de Ana Sá Lopes

PS e Livre apresentam coligação autárquica em Sintra contra “retrocessos”
Ana Mendes Godinho afirmou que a sua candidatura, apoiada pelo Livre, é “contra a política do medo, do ódio e da divisão”.

Mariana Leitão é candidata única a uma IL sem “medo de incomodar”
Mariana Leitão encabeça moção única à liderança da Iniciativa Liberal e quer que “partido não tenha medo de incomodar”. Mário Amorim Lopes e André Abrantes Amaral sobem a vice-presidentes.

A idade não trava Pavlyuchenkova e Siegemund em Wimbledon
As veteranas qualificaram-se para os quartos-de-final do torneio de ténis.

Manifestantes angolanos ameaçaram Portugal junto a São Bento? Falso
Uma conta anónima de apoio ao Chega acusou um manifestante de ameaçar Portugal junto à residência oficial de Luís Montenegro, mas o vídeo em que se baseia nem sequer foi gravado em Lisboa.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade