Ilustração sobre a Localidade

«O QUEIJO DA TRADIÇÃO»

Serra da Estrela

Depois de subidas as escadas que levam ao balcão (varanda em pedra) entra-se num pequeno corredor que dá acesso à sala e aos quartos. A casa é pequena e antiga. Em frente é a cozinha. Local privilegiado da vida rural. É ali que Tildes faz o queijo. Bem junto à lareira para que o calor favoreça ainda mais o seu paladar apurado. Desde miúda que mete as mãos na massa. Nunca soube fazer outra coisa. Guardar ovelhas e fazer queijo. Ela e o marido Jorge são pastores. Desde que casaram que têm rebanho próprio. "O Jorge guardava o gado do pai. 
Depois quando casamos arranjou umas ovelhas para vivermos".

O dia começa cedo. Mesmo antes de ir para a escola o Paulo ajuda o pai a ordenhar. Nesta altura as ovelhas ainda estão no curral. Depois o leite vem nas ferradas para a mãe tratar dele e fazer o queijo. "Lá pelas oito ou nove horas faz-se o queijo. Primeiro passa-se por um pano muito fino, o coadouro. Depois mistura-se o cardo e o sal e deixa-se coalhar". Tildes vai para o pasto com as ovelhas quando o marido vai trabalhar para fora. Sai aí pelas 10 ou dez e meia e só volta à noite. Por lá come um bocado de pão com queijo e entretém-se a fazer renda.

Passa o dia a falar com as ovelhas e com o cão da serra que as guarda. "Às vezes é preciso ir a casa à hora do almoço porque o Jorge almoça em casa. Deixo as ovelhas no pasto. À tarde, se preciso cuidar da casa ou do jantar vem o Paulo cuidar dos animais".

Irene é outra pastora desta aldeia. Tem pouco mais de vinte anos. Durante todo o dia canta junto das ovelhas. Há muito deixou a escola e agora ajuda os pais com o gado. É a mãe que faz o queijo, mas quando a D. Aurora não tem tempo é a própria Irene que põe as mãos na massa, ou então a irmã Amélia.

É bem no final do dia que o gado volta para casa. Atualmente, como é proibido haver animais dentro da aldeia, por questões de higiene, os pastores foram obrigados a arranjar outros locais. Jorge e Tildes construíram um barracão numa quinta que têm nas proximidades da aldeia. É lá que guardam as ovelhas, fazem a ordenha e têm os cães de guarda. É lá também que engordam o porco para a matança anual.

Os pais de Irene alugam uma quinta antiga próxima da sua casa para guardarem o rebanho. O queijo fazem-no em casa, à lareira, onde é também feito o requeijão.

Tildes prepara o leite com a sabedoria antiga. Coa-o para dentro de uma panela. À parte coloca o cardo seco com água morna e sal, que espreme envolvido por um pano fino para dentro do leite, quando estiver bem amolecido. O leite, acabado de ordenhar, ainda deve estar quente quando se mistura o cardo. Mexe-se bem e tapa-se com um pano branco. Depois espera-se cerca de 45 minutos a uma hora até estar coalhado e é então que se começa a fazer o queijo.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

AIMA entrega cartão devolvido e renova residência que vence em janeiro e fevereiro
Agência para migrações avisa que contactará todas as pessoas que não conseguiram receber o cartão de residência e antecipa a renovação dos títulos que caducam nos dois primeiros meses de 2026.

As abelhas sem ferrão têm direitos reconhecidos na Amazónia peruana
São criadas pelos povos indígenas desde as civilizações pré-colombianas, e responsáveis pela polinização de 80% da flora amazónica. Os direitos das abelhas sem ferrão foram reconhecidos no Peru.

Primeiro dia do ano com chuva, vento e ondulação fortes graças à depressão Francis
Estado do tempo no primeiro dia do ano vai ser afectado pela passagem da depressão Francis, que vai causar chuva, vento e ondulação fortes em Portugal continente e com mais intensidade na Madeira.

Estados Unidos atacaram porto na Venezuela há vários dias
New York Times e CNN avançam que ataque teve como alvo cais usado para alegadamente armazenar narcóticos. Trump referiu operação, mas Governo venezuelano não comenta.

Preço da água em Lisboa vai subir 17 cêntimos para a maioria dos clientes já em Janeiro
EPAL avança que a partir de 1 de Janeiro “a actualização de preços para a grande maioria dos clientes domésticos será de 17 cêntimos por mês”.

Portugal é campeão nos altos cargos da UE, mas está longe da sua “quota” nos funcionários
Em 40 anos de integração europeia, o país é caso único com a sua colecção de postos políticos relevantes. No entanto, mantém-se na lista dos Estados-membros sub-representados nas instituições.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade