Ilustração sobre a Localidade

«O QUEIJO DA TRADIÇÃO»

Serra da Estrela

Depois de subidas as escadas que levam ao balcão (varanda em pedra) entra-se num pequeno corredor que dá acesso à sala e aos quartos. A casa é pequena e antiga. Em frente é a cozinha. Local privilegiado da vida rural. É ali que Tildes faz o queijo. Bem junto à lareira para que o calor favoreça ainda mais o seu paladar apurado. Desde miúda que mete as mãos na massa. Nunca soube fazer outra coisa. Guardar ovelhas e fazer queijo. Ela e o marido Jorge são pastores. Desde que casaram que têm rebanho próprio. "O Jorge guardava o gado do pai. 
Depois quando casamos arranjou umas ovelhas para vivermos".

O dia começa cedo. Mesmo antes de ir para a escola o Paulo ajuda o pai a ordenhar. Nesta altura as ovelhas ainda estão no curral. Depois o leite vem nas ferradas para a mãe tratar dele e fazer o queijo. "Lá pelas oito ou nove horas faz-se o queijo. Primeiro passa-se por um pano muito fino, o coadouro. Depois mistura-se o cardo e o sal e deixa-se coalhar". Tildes vai para o pasto com as ovelhas quando o marido vai trabalhar para fora. Sai aí pelas 10 ou dez e meia e só volta à noite. Por lá come um bocado de pão com queijo e entretém-se a fazer renda.

Passa o dia a falar com as ovelhas e com o cão da serra que as guarda. "Às vezes é preciso ir a casa à hora do almoço porque o Jorge almoça em casa. Deixo as ovelhas no pasto. À tarde, se preciso cuidar da casa ou do jantar vem o Paulo cuidar dos animais".

Irene é outra pastora desta aldeia. Tem pouco mais de vinte anos. Durante todo o dia canta junto das ovelhas. Há muito deixou a escola e agora ajuda os pais com o gado. É a mãe que faz o queijo, mas quando a D. Aurora não tem tempo é a própria Irene que põe as mãos na massa, ou então a irmã Amélia.

É bem no final do dia que o gado volta para casa. Atualmente, como é proibido haver animais dentro da aldeia, por questões de higiene, os pastores foram obrigados a arranjar outros locais. Jorge e Tildes construíram um barracão numa quinta que têm nas proximidades da aldeia. É lá que guardam as ovelhas, fazem a ordenha e têm os cães de guarda. É lá também que engordam o porco para a matança anual.

Os pais de Irene alugam uma quinta antiga próxima da sua casa para guardarem o rebanho. O queijo fazem-no em casa, à lareira, onde é também feito o requeijão.

Tildes prepara o leite com a sabedoria antiga. Coa-o para dentro de uma panela. À parte coloca o cardo seco com água morna e sal, que espreme envolvido por um pano fino para dentro do leite, quando estiver bem amolecido. O leite, acabado de ordenhar, ainda deve estar quente quando se mistura o cardo. Mexe-se bem e tapa-se com um pano branco. Depois espera-se cerca de 45 minutos a uma hora até estar coalhado e é então que se começa a fazer o queijo.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O bipartidarismo sobreviveu. Mas por quanto tempo?
O Chega consegue aquilo que alguns partidos com muito mais longevidade e, nalguns caos, com momentos de expressiva representatividade nunca conseguiram. Opinião de Pedro Norton

Quem são os 20 reféns israelitas que estarão vivos e serão entregues pelo Hamas?
Espera-se que o Hamas entregue 20 reféns vivos a Israel na segunda-feira, como consequência do acordo de paz. Saiba quem poderão ser os libertados.

São Vicente: primeiro presidente de câmara do Chega agrediu delegado de mesa do PSD
José Carlos Gonçalves é o primeiro presidente de câmara da história do partido liderado por André Ventura

Pelo menos 48 mortos após chuvas torrenciais no México
Registaram-se 15 mortes no estado de Veracruz, 22 em Hidalgo, dez em Puebla e uma em Queretaro. O governo de Claudia Sheinbaum está a gerir um plano de resposta para apoiar as 139 cidades afectadas.

Montenegro: “Não me vou demitir, de certeza. Podem já tirar esse cavalinho da chuva”
O presidente do PSD e primeiro-ministro está na sede do PSD no Porto a acompanhar os resultados das eleições, assumindo que podem ser vistos como uma avaliação do trabalho do Governo.

Há leituras que nem precisam dos resultados finais
Se um partido não consegue, sozinho, estar presente no país como um todo, vale a pena ver se acabou por ser urbano-centralista por escolha, por características internas ou por falta de maturidade. Opinião de Carla Castro

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade