Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Martim Guedes: “Penso que aquilo que vai acabar por equilibrar o Douro é o turismo”
Em entrevista, no novo enoturismo da Aveleda no Douro, o co-CEO da empresa defendeu que, por mais doloroso e complexo que seja, o futuro da região passa por ter menos vinha e produzir menos vinho.

Martim Guedes: “Vindima nos Verdes foi de gestão sensível. Houve mais oferta e menos procura”
O co-CEO da Aveleda Martim Guedes fala de um ano atípico nos Verdes, explica o investimento em enoturismo no Douro e conta como 2026 está a ser “um ano desafiante” para a facturação global do grupo.

Provedora de Justiça alerta para falta de respostas na saúde mental
A falta de respostas terapêuticas nos centros educativos está identificada há vários anos, lembra Luísa Neto, dizendo-se preocupada com a falta de respostas sociais para crianças e jovens.

Operação Viajar sem pressa fiscaliza velocidade a partir de terça-feira
Campanha de prevenção rodoviária pretende sensibilizar os condutores para o excesso de velocidade. Operação vai durar uma semana.

Direito à habitação: polícia está a retirar tendas de manifestantes no Porto
Jovens acamparam em protesto pelo direito à habitação e contra o custo de vida.

IA poderá transformar 40% dos empregos a nível global, Ásia com maior impacto
Líderes do FMI e do Banco Mundial dizem que a IA já está a transformar o mercado de trabalho e que é na Ásia que se vão sentir os maiores impactos económicos. Países mais pobres podem beneficiar.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade