Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Após promover Stephen Miller, Trump foi às artes marciais procurar um porta-voz para a Casa Branca
Dana White, director da UFC, terá recusado convite do Presidente dos EUA para ser o próximo secretário de imprensa da Casa Branca e para trazer consigo Khabib Nurmagomedov e outros lutadores.

S. Paulo também se enganou
Neste momento em que se começa a viver a experiência da Igreja Sinodal, é urgente escutar sobretudo o grito dos que não têm tecto. Opinião de Frei Bento Domingues O.P.

Escolher quem se odeia
Escolhe as tuas batalhas, para poderes concentrar as tuas forças, e assim aumentar a tua possibilidade de vencer uma ou outra. Opinião de Miguel Esteves Cardoso

Professores não profissionalizados no 1.º ciclo é crime pedagógico
A forma de resolver o problema da falta de professores, também no 1.º ciclo, não passa por abrir a porta a quem não tem habilitação pedagógica para o exercício da docência. Opinião de Mário Nogueira

Montenegro, um primeiro-ministro que é a 4.ª escolha
A impreparação de Montenegro para o cargo que ocupa é um daqueles casos que só não viu quem não quis. Opinião de Pedro Adão e Silva

Porto: câmara diz que decidiu montar pista de gelo na praça da acampada antes dos protestos
Documento de Maio mostra que ringue chegou a ser apontado para a Cordoaria, onde esteve nos últimos três anos. Nos natais de 2025 e de 2024, Praça D. João I foi ocupada por empresa de publicidade.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade