Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Maioria dos portugueses dá negativa ao Governo e metade quer novo executivo
Portugueses avaliam negativamente a prestação do Governo, a economia, e acreditam que está na altura de uma reformulação no painel de ministros, a começar por Luís Neves.

Ameaçar estrangeiros e capturar a polícia

António Costa caiu por causa da Justiça. Três anos depois ainda não sabemos porquê
Três anos depois, ainda pouco se sabe sobre a Operação Influencer que fez cair o Governo de António Costa.

Acampada do Porto recusa sair da Praça D. João I para dar lugar a mercado de Natal
Porta-voz diz que Câmara do Porto mencionou “eventos natalícios” num email enviado à Acampada do Porto, mas manifestantes não pretendem sair.

Torreense foi do céu ao inferno, mas resgatou triunfo com alma gigantesca
João Nuno estreou-se a ganhar na Liga Europa com reviravolta em jogo marcado pela expulsão “madrugadora” de Aguirre. Reacção final foi tremenda.

Benfica fez só mesmo o suficiente para ganhar
“Encarnados” continuam com um desempenho impecável na Liga Europa, depois de derrotarem o Lech Poznan. Quarta vitória em quatro jogos na prova.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade