Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Brasileira Oxa disputa a final do The Voice Alemanha: “Preta, trans e periférica”
Nascida em Taquarituba, interior de São Paulo, a cantora, compositora e dançarina paulista Oxa participa nesta sexta-feira, 12 de dezembro, da final do talent show.

Corre, e eu tento apanhar-te

A dança de Paulo Ribeiro presa num presente de asfixia e incomunicabilidade
Segundo capítulo de uma trilogia que dança três períodos históricos distintos, Louis Lui tem estreia nacional sexta, em Coimbra. É um mergulho no agora, num presente que não consegue sair de si.

Gabriel Albuquerque: “Aquela coisa do importa é participar para mim não dá, não me interessa isso”
O ginasta aponta ao ouro em Los Angeles 2028. Por agora, foge de frases vazias e presta-se à palavra livre de quem escreve músicas – mas só quando não está aos saltos num trampolim no Algarve.

Gripenet volta a permitir à população participar na vigilância das infecções respiratórias
A plataforma electrónica que monitoriza a ocorrência de infecções respiratórias agudas estava parada desde 2020 devido à pandemia de covid-19.

Empresa que retirou Corina Machado da Venezuela nega ter sido contratada por Trump
Ao contrário do esperado, María Corina Machado marcou mesmo presença em Oslo para receber o Prémio Nobel da Paz.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade