Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

As imagens do eclipse que maravilhou Portugal — e não só

Durante 26 segundos, a Lua escondeu o Sol, num espectáculo irrepetível, aplaudido por quem o viu.

O mundo a ficar mais escuro
Um mundo multipolar, com alianças regionais com capacidade nuclear, como as fixadas no acordo de Meca, comporta riscos muito maiores do que a democracia norte-americana representou. Editorial deDavid Pontes

Karoline Leavitt deixa cargo de secretária de imprensa da Casa Branca
Foi Trump quem divulgou a saída da porta-voz da Casa Branca. Leavitt descreveu a decisão como “agridoce”, manifestando-se “incrivelmente grata” ao Presidente norte-americano.

Os banhistas acompanhados
Se estivermos desligados dos outros, as nossas lampadinhas deixam de se acender e vamos escurecendo tristemente à luz das pilhas. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Direcção da PJ quer mesmo apurar a verdade? Tenho dúvidas
Que a PJ deseja limpar a sua reputação, não tenho dúvidas. Que queira realmente apurar a verdade, tenho imensas. Opinião de João Miguel Tavares

Rio de Onor ficou às escuras: “É a primeira vez que vejo o eclipse”

Centenas de pessoas celebraram os 26 segundos de eclipse total em Portugal.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade