Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

GLB e GLC, dois SUV eléctricos da Mercedes com missões diferentes
O GLB foi pensado para a versatilidade, com cinco e sete lugares; o GLC quer ser uma nova referência dinâmica. Em comum, a arquitectura eléctrica de 800V.

Ao estilo Super Bowl, Mundial de futebol vai ter espectáculo ao intervalo pela primeira vez
Shakira, Madonna e BTS são as estrelas que vão actuar no intervalo da final do Mundial de 2026, a 19 de Julho, em Nova Iorque, revelou a FIFA.

Anatomia de um contágio: o sangue no rap de Tilt
Rapper de culto, lançou o seu primeiro longa duração em nome próprio, Espirro. Prepara-se para o apresentar numa pequena digressão de norte a sul do país.

A primeira exposição do Muzeu não cumpre com todas as expectativas que gerou
O Muzeu tem tudo para se transformar num pólo importante da arte contemporânea no Norte. Mas a sua primeira exposição enferma de uma montagem confusa, sem qualquer critério qualitativo.

Sócrates à entrada do tribunal: “Finalmente o Estado vai ser julgado”
Antigo primeiro-ministro reclama ao Estado indemnização de 205 mil euros por causa dos atrasos na investigação da Operação Marquês, mas diz não estar optimista.

Novas buscas no negócio de aluguer de aviões de combate a fogos incluem casa do cunhado de Leitão Amaro
Em causa estão suspeitas de crimes de corrupção, entre outros, em concursos de aluguer de helicópteros para o combate aos fogos rurais. Cunhado de Leitão Amaro é um dos visados.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade