Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Não vás ao mar, Tónho!
Não seria mais fácil publicar as fotografias das celebridades que conseguiram resistir aos convites de Epstein? Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Pelo menos 16 ficheiros desapareceram do portal sobre Epstein
Foram revelados cerca de 4000 ficheiros na sexta-feira. Neste sábado, desapareceram alguns, nomeadamente uma fotografia de Donald Trump.

Seguro e Filipe discordam sobre valor do voto útil e até a qualidade do sono é argumento
Candidato apoiado pelo PS apelou ao voto útil e disse que Filipe não dormiria bem se segunda volta fosse entre Ventura e Marques Mendes. Ex-deputado do PCP colou a candidatura do adversário à direita.

Latina, que fechou no ano passado, reabriu pelas mãos da Bertrand
O nome cai, mas a livraria na Rua de Santa Catarina fica, depois de ter fechado portas em Janeiro, por decisão da Leya.

Clinton demarca-se dos ficheiros Epstein e acusa Trump de desviar atenções
O ex-Presidente dos EUA surgiu várias vezes entre os cerca de 4000 ficheiros divulgados pelo Departamento de Justiça sobre o caso de tráfico sexual de Jeffrey Epstein.

André Ventura e Catarina Martins querem transparência sobre donativos na campanha
Líder do Chega desafiou adversários a divulgarem lista de donativos para a campanha. Cotrim Figueiredo defendeu que transparência deve ser um requisito, mas “não deve inquinar toda a campanha”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade