Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Faltam dois mil milhões no orçamento do SNS
Seria expectável que a descontrolada execução deste ano conduzisse a previsões mais realistas para 2027. Aconteceu exatamente o contrário.

Facilitismo no acesso ao ensino superior
O facilitismo das notas internas e dos exames está a permitir um desleixo dos alunos, das escolas e das políticas governamentais. Opinião de José Ferreira Gomes

A menopausa (também) é uma questão política
Um país que se diz comprometido com a igualdade não pode ignorar uma experiência que atravessa a vida de tantos dos seus cidadãos, nem desperdiçar a saúde e o talento de quem a vive. Opinião de Helena Gonçalo Ferreira

MPM 2026: saúde democrática e pluralismo dos media sob pressão
A edição de 2026 do Media Pluralism Monitor surge num contexto de elevada incerteza, reforçando a urgência de respostas políticas e regulatórias robustas.

Como uma pilha de livros
Do ponto de vista da engenharia estrutural, obcecada com a estabilidade, cada pilha, cada vida, deveria ser uma pirâmide egípcia, com os livros maiores todos juntos na base. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Manifestantes no Porto decidem voltar a acampar na Praça D. João I
Porta-voz do movimento pela habitação disse que ficou ainda decidido fazer um pedido à Câmara do Porto para prolongar o protesto para lá de terça-feira.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade