Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Luta a cinco pela 2ª volta? Cotrim tem “margem” para “pescar” em vários eleitorados
Sondagens mostram que Cotrim já entrou na disputa pela segunda volta. Especialistas acreditam que tem espaço para crescer, mas dividem-se quanto à possibilidade real de chegar mesmo ao segundo turno.

Palcos da semana: Titus e Menina Júlia com freak-folk e liberdade a Contrapeso
Vêm aí acrobacias de Liberdade Liberdade, Shakespeare pela Estrutura, Banhart de volta a Cripple Crow, uma nova Menina Júlia e a Arte e Academia de um festival algarvio.

Maizum celebra 10 anos dos Clássicos em Cena com peças em quadros, como na revista
Depois de Camões, a Lisboa do século XVI entre as dores da fome e as patifarias da época: as leituras encenadas pelo Maizum começam esta segunda-feira em Lisboa, na Sá da Costa.

Pense nisto um minuto, literalmente
Talvez não se dê o caso de que estejamos a pensar menos por causa da Internet. Mas é aposta segura dizer que estamos a falar mais, se contabilizarmos o que dizemos nas redes sociais. Crónica de João Pedro Pereira

Saalumarada Thimmakka (1911-2025), a senhora das árvores
Thimmakka conquistou o epíteto de Saalumarada, que em canarim significa “fileira de árvores”, devido ao seu amor pelas figueiras e pelo mundo que as acolhe.

A língua azul continua a dizimar ovinos. E receia-se a dermatose nodular nos bovinos
Produtores pecuários confrontam-se com um número crescente de doenças que nunca antes existiram na Península Ibérica. As alterações climáticas estão a potenciar a sua disseminação.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade