Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ventura acusa Marques Mendes de se juntar a “tacho de interesses” e critica CDS e IL
Marques Mendes declarou o apoio a António José Seguro na segunda volta das eleições presidenciais, a 8 de Fevereiro.

Lúcia Amaral liga tortura em esquadra da PSP a cultura de violência juvenil entre agentes
Ministra da Administração Interna admite que recrutamento de candidatos às forças de segurança tem de ser mais criterioso.

Há pelo menos cinco militantes do Chega entre os neonazis detidos, um deles é agente da PSP
Agente da PSP, promovido em 2017, foi delegado à sexta convenção nacional do Chega. Direcção nacional aguarda comunicação sobre razões da detenção, que desconhece.

Costa é um homem felicíssimo com Seguro
António Costa esteve melhor do que os costistas que até à última recusaram em apoiar Seguro?

Samu falha penálti e FC Porto congela apuramento directo na Liga Europa
Deniz Gül evitou a segunda derrota portista mesmo em cima dos 90 minutos. Viktoria Plzen reduzido a 10 toda a segunda parte resistiu até ao limite.

Governo avança com dez milhões de euros para isolar casas do ruído do aeroporto de Lisboa
O financiamento será distribuído ao longo de dois anos e destina-se a apoiar o isolamento acústico de habitações susceptíveis ao ruído do aeroporto em Almada, Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade