Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ministra da Saúde admite preocupação: procura das urgências, INEM e SNS24 já está a aumentar
Ana Paula Martins reforça que “os próximos dias são de grande risco” e que é preciso “ter as equipas em prontidão” pelo que pede aos hospitais que estejam preparados e à população que se protega.

Águeda de novo envolta em chamas. “É uma tristeza todos os anos”
Incêndio que teve início em Vouzela alastrou-se a vários concelhos vizinhos. Chegou às portas da cidade de Águeda, provocou feridos, isolou aldeias e obrigou a evacuar outras.

Livrei-me dos Escuteiros por causa das brasas de louro
Fazer umas brasas decentes era uma trabalheira que. muitas vezes, me deixava à beira das lágrimas. Crónica de Edgardo Pacheco

Serralves, Matosinhos, Braga: Julho é de jazz, efectivamente
Cada um com o seu pensamento curatorial, os festivais Jazz no Parque, Matosinhos em Jazz e Julho é de Jazz, todos a decorrer ou em vias de arrancar, saem à rua — e obrigam o público a fazer escolhas.

Previsão do impacto do calor na mortalidade pode atingir nível recorde no domingo
Índice Ícaro, que ajuda as autoridades a antever o efeito das altas temperaturas na mortalidade, prevê valor mais alto dos últimos 13 anos para dia 5. População idosa e Norte com maior impacto.

Egipto atirou Austrália para fora do Mundial nos penáltis
Selecção africana vai medir forças com o vencedor do Argentina-Cabo Verde nos oitavos-de-final do torneio.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade