Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Robot apalpa adolescente na Alemanha. Proprietário está a ser investigado
“Até agora, não tínhamos conhecimento deste fenómeno”, lamentam as autoridades, que divulgaram o incidente nas redes sociais. Robot estava a ser controlado por outro adolescente.

Escola da Parede abriu processo disciplinar a professora acusada de discurso de ódio
Inspecção-Geral da Educação está a acompanhar o caso. Pais denunciaram comentários como “deviam ir para a vossa terra”, “sou portuguesa de origem”, os imigrantes estão a “estragar Portugal”.

A TAP em 12 gráficos

Agro-pecuária cresce mais de 500% em torno das áreas protegidas da Amazónia
A indústria agropecuária cresceu 561% no envolvente de áreas protegidas da Amazónia nos últimos 41 anos, revelam dados divulgados pela última investigação da iniciativa MapBiomas, com sede no Brasil.

Lisboa entre Vinhos & Sabores, este ano “com o Alentejo como grande protagonista”
A decorrer de 17 a 19 de Outubro, esta edição da feira apura também a sua vocação enquanto plataforma de internacionalização e… o sentido artístico.

Outono à mesa: oito propostas para saborear
Da batata-doce à castanha, do borrego ao cabrito, com doçaria e vinhos a acompanhar o repasto. É o Outono a chegar à boa mesa portuguesa.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade