Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Acampada do Porto aprova encontro com Seguro e exige a demissão de Luís Neves
Movimento aprovou, em assembleia popular, a ida a Belém para pedir ao Presidente o afastamento do ministro da Administração Interna e apresentar nove propostas para a habitação.

Noite de loucura na Champions – sobretudo para o Como
Jornada europeia com muitos golos, reviravoltas, vários resultados tangenciais e algumas goleadas, nomeadamente a do Como, que não descansou enquanto não destruiu o Lens.

Sindicato ordena ‘carga policial’ contra o Governo
Uma crítica sem percendetes dos polícias contra a acção do Governo, por parte do maior sindicato da PSP, em análise neste episódio do Soundbite.

FC Porto goleia Nápoles e já sabe vencer na Champions
Segunda parte autoritária impediu o “canto do cisne” dos portistas na prova. Bolas paradas e inspiração de Gabri Veiga valeram triunfo selado por penálti de Samu.

Habitação: o caderno de encargos que Chega e PS levam a Montenegro e as possíveis cedências
Dois maiores partidos da oposição concordam no fim da caução ilimitada e rendas antecipadas, na isenção de mais-valias na venda de casas até 300 mil euros para habitação e garantia pública aos jovens.

Matemática passará a ser disciplina obrigatória do 10.º ao 12.º ano
Nova matriz curricular do secundário entra em consulta pública em Dezembro. A ideia é que os alunos tenham “um percurso com flexibilidade”. Ministro garante que há 3000 novos docentes desde Setembro.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade