Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Dezenas de feridos em ataque atribuído aos houthis contra o aeroporto de Riade
Há pelo menos cinco cidadãos sauditas no hospital em estado grave. Até agora, o grupo rebelde ainda não reivindicou o ataque, mas o aeroporto já tinha sido atacado anteriormente nesta semana.

Prisão preventiva para 11 arguidos dos casos de fraude ao IVA que terão lesado UE em 410 milhões de euros
Este caso, em que 25 arguidos são suspeitos de lesarem o Estado num esquema com o IVA, foi dividido em dois processos, um com 21 arguidos e outro com quatro, que foram ouvidos pelo tribunal.

Milhares concentram-se em Lisboa contra o custo de vida e da habitação
Plataforma “Não dá mais para viver assim” promove este sábado manifestações semelhantes em Aveiro, Braga e Porto.

À porta do Brasil, a “onda laranja” na América Latina ajuda Trump a “conter a China”
A América Latina guinou à direita e Bolsonaro quer o Brasil alinhado com os EUA para combater o crime organizado, mas, “mais do que isso”, Trump procurará “conter o avanço chinês” no Hemisfério.

“Legislaturas devem ser completas”, diz presidente do PS, mas sem se comprometer com futuros orçamentos
Dirigentes socialistas apoiaram viabilização do orçamento através da abstenção com o argumento de evitar crise política. Carlos César diz que pode haver uma “atitude mais rígida” nos próximos anos.

No meio do caminho havia o Alentejo
Portugal tornou-se o antigo conhecido que reencontro sempre que quero me sentir à vontade e conversar por horas como se estivesse no sofá da sala. Sem cerimônias. Nem nostalgia. Crónica de Vivien Merciel Suarez

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade