Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Bloco pede ao Governo que faça “avaliação nacional” ao tratamento de bens apreendidos
Com o caso do atrelado a dominar a atenção mediática, Bloco realça que há mais de um milhão e meio de bens que o Estado tem à sua guarda sem saber quais, onde e em que estado estão conservados.

Por dez milhões, Governo afasta de vez opção pela “linha em laço” no metro de Lisboa
Ministério das Infra-estruturas confirma opção por operação em circuito fechado da Linha Circular. “Cenário em laço, embora se tenha revelado tecnicamente viável, supera o investimento executado.”

Sem ciência não há democracia sustentável
Antes de decidir o que financiar, importa responder a uma pergunta mais fundamental: para que serve uma política pública de ciência? Opinião de António Teodoro

PCP é o que mais questiona o Governo, Pinto Luz o ministro que recebe mais perguntas
Comunistas entregaram 562 perguntas ao Governo. Ministro das Infra-Estruturas e Habitação recebeu 306 questões. Parlamento regista mais mulheres e menos deputados acima de 60 anos face a 2024.

Travão nas cirurgias: hospitais de Santa Maria e de Braga registam quebras de 30%
Até Maio, SNS fez menos 19 mil operações do que no mesmo período de 2025. Hospitais justificam com novas regras na cirurgia adicional e falta de médicos. Críticas à gestão do caso Miguel Alpalhão.

Novas regras vão abrandar novo crédito para a casa, mas não são “impedimento radical”
Banco de Portugal acredita que haverá famílias que terão de optar por casas mais pequenas, mas desvaloriza impacto. Bancos também não vêem efeitos nas metas de concessão.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade