Ilustração sobre a Localidade

UM HOMEM COM HISTÓRIA

Alcaide de Linhares

É na torre do castelo de Linhares que se encontra quase sempre. Estatura média, olhar vivo e muita desenvoltura. José Ramos tem "88 anos a caminho de 89" e um espírito "que já não há em muitos homens de hoje em dia". Normalmente fica sentado junto de uma secretária que está em frente da porta da Torre Sineira. É dali que recebe os visitantes e lhe conta as histórias da aldeia e do país. É dali que relata as lendas e quase se alimenta delas, como se fossem pão para a boca. Depois olha as pessoas bem nos olhos e com um olhar muito incrédulo pergunta: "você não sabe quem conquistou Portugal aos mouros?" E apesar de saber que agora os tempos já não são os mesmo de antigamente, não entende como os mais novos não sabem estas coisas.

É nas memórias que nos enche a alma. A clareza com que fala da terra, das suas gentes de agora e dos antepassados, aqueles que foram fidalgos e aqueles que foram homens do campo. José Ramos é um homem único. Esteve em África, andou nas minas e "até descobriu um filão de ouro mesmo aqui ao lado, na encosta da serra".

O nosso olhar vê um homem robusto, mas ele, que foi um carpinteiro enérgico, já se vê "um velho", que não pode "ter peneiras nem argumentar que o não é". Dos tempos duros da sua mocidade recorda que "para se arranjar dinheiro para um copo ao domingo andava-se a trabalhar toda a semana porque também tinha que se dar para a ajuda da manutenção da casa. Hoje eu sou capaz de ter roupa em minha casa só para mim que nesse tempo tinham uma dúzia ou duas de homens".

Agora se quiser conhecer o alcaide e trocar com ele algumas palavras enriquecedoras vá até Linhares, suba ao castelo e sinta o sabor do antigo e da tradição.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Acidente com helicóptero turístico no Quénia mata sete pessoas
Uma das vítimas mortais era chefe dos serviços secretos do Equador. Causas ainda não são conhecidas.

Evangelhos e imigração segundo Graça Castanheira
A versão infantil de esquerda do cristianismo é achar que se pode simplesmente traduzir as propostas evangélicas em leis seculares. Opinião de João Miguel Tavares

A imperdoável heresia
Na verdade, a nossa experiência das obras de arte — e da vida em geral — depende muito da sequência de que faz parte. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Seleccionador de Portugal de basquetebol corrosivo : “Não há condições para treinar. É uma vergonha”
Estágio de Portugal está a ser afectado para a elevada temperatura dentro dos pavilhões. Mário Gomes lamenta que não haja um único recinto com ar condicionado e aponta o dedo à classe política.

Benfica contrata central Alessandro Circati: “Gosto de jogar ao ataque”
Internacional australiano, que disputou recentemente o Campeonato do Mundo, assinou contrato até 2031 e vem colmatar a vaga deixada pela saída de António Silva.

Ventura volta à perda da nacionalidade e acusa Governo de preparar corte nas pensões
Num discurso requentado, presidente do Chega voltou a atacar o Governo, da imigração à corrupção, e reiterou que o partido forçará comissão de inquérito a mandatos de Luís Neves na PJ.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade