Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Promoção à saúde reprodutiva: Informar é sobretudo cuidar Investigadora em Ciências da Comunicação no ISCTE e membro do nascer.pt, núcleo de estudos sociais sobre o nascimento do CIES-IUL. Opinião de Wanda Galvão Digitalizar com inteligência: o SNS merece melhor Este episódio sobre o Processo Clínico Eletrónico é mais do que um detalhe técnico: é um exemplo de como a transformação digital falha quando não escuta quem está no terreno. Opinião de Paulo Santos Cientistas portugueses exploram potencial do mentol e ibuprofeno para tratar o cancro No Dia Mundial do Cancro, desvendamos uma investigação que alia a chamada “química verde” ao tratamento do cancro colorrectal, um dos cancros mais incidentes e mortais em Portugal. “Vem aí mais um rio atmosférico. Num território fragilizado, pode causar mais danos” Ricardo Trigo, geofísico e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, fala sobre as tempestades e da relação com as alterações climáticas. Vem aí mais um rio atmosférico, avisa. Artistas Unidos: caiu um piloto norte-americano do céu – e agora? O Piloto Americano, com encenação de António Simão, está no Variedades. A partir da situação de um piloto ferido no Médio Oriente, David Greig imagina dois mundos que não se entendem. Custos dos medicamentos oncológicos nos hospitais do SNS sobem 74% em cinco anos Entre 2020 e 2024 houve um aumento de doentes tratados com quimioterapia e também mais doentes operados. Rastreios do cancro do colo do útero e do cólon e recto longe das metas de cobertura.
|