Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Xadrez: Magnus Carlsen tenta revalidar título nos Mundiais no Qatar Campeonatos do Mundo de ritmos rápidos e relâmpago decorrem entre o Natal e o ano novo, reunindo um lote de participantes de enorme qualidade. Vírus Sincicial Respiratório: imunização reduziu em 78,5% risco de hospitalização Estudo lembra que entre 2015 e 2018 “registaram-se cerca de 9700 internamentos relacionados com o VSR, na sua maioria em bebés previamente saudáveis”. O mundo não acaba hoje: Deus deu mais tempo a Ebo Noah Autoproclamado profeta ganês anteviu um dilúvio apocalíptico e construiu dez arcas. Sem previsão de chuvas, Noah explica agora que Deus lhe confidenciou que adiaria a destruição do planeta. Patriarca de Lisboa critica corrida ao armamento e medo da diferença A chave para a paz, considerou Rui Valério, “é reconhecer o outro, reconhecer o direito de existir”. Ansiedade, pânico, angústia e raiva: o que sentem as pessoas quando são forçadas a deixar a casa Ansiedade, ataques de pânico, insegurança e raiva são alguns dos sentimentos descritos por moradores que foram obrigados a deixar as casas em que viviam por causa de gentrificação transnacional. As florestas europeias estão doentes, e isso fragiliza as ambições climáticas da UE As florestas absorvem menos CO2 devido às alterações climáticas e à exploração florestal. Meta europeia de emissões para 2040 inclui flexibilidade para questões relacionadas com o uso do solo.
|