Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
São colunas ou auscultadores? A JLab decidiu contrariar a tendência de miniaturização da tecnologia. O JBuds Lux Giant Speaker é uma coluna de som portátil que (dificilmente) pode ser usada como auscultadores. Falta mecanismo para proteger animais em situação de catástrofe, alerta SOS Animal A SOS Animal apelou à criação de um Plano Nacional de Protecção Animal em Situações de Catástrofe integrado na Protecção Civil. Quando é que este mau tempo finalmente acaba? Há sinais de melhoria daqui a duas semanas, mas apenas de forma gradual e desigual entre regiões. A posição anómala do Anticiclone dos Açores é que nos deixa à mercê deste tempo tempestuoso. Férias de Verão: Wildputos propõe levar os miúdos a “experimentar a liberdade” da serra Entre mergulhos no rio, tradições rurais, caminhadas e campismo, o Wildputos tem um programa juvenil para o Verão na serra do Soajo, Peneda-Gerês. É para “meter as mãos na terra”, dos 11 aos 15 anos. Espanha já aumentou para mais do dobro o fluxo de água na albufeira de Alqueva A água das descargas das barragens na bacia hidrográfica do Guadiana em território espanhol começou a chegar a Portugal a partir das meia-noite desta quinta-feira. Sofia Martins “não sabia viver numa cadeira de rodas”. Hoje, corre o mundo com ela Aos 23 anos ficou paraplégica. Hoje, já andou de helicóptero no Rio de Janeiro, de gôndola em Veneza, de barco na Noruega. Esquiou na Serra Nevada, subiu ao Cristo Redentor e à Muralha da China.
|