Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Despertador: Venezuela: Presidente interina oferece-se para “colaborar” com EUA
PS quer mais incentivos fiscais ao arrendamento e agravar penalização a quem tenha casas fechadas Socialistas apresentam propostas alternativas às do Governo. Todas serão discutidas e votadas no Parlamento na sexta-feira, mas há algumas coincidentes na área fiscal, como a isenção de mais-valias. Cientistas identificam composto que pode atrasar sintomas da doença de Machado-Joseph A doença de Machado-Joseph, uma doença neurológica rara, hereditária e degenerativa, apresenta uma prevalência significativa em Portugal e não tem ainda cura nem uma terapia eficaz. Cinema fora de cartaz O novo ano arrancou com mais ecrãs apagados e com a continuidade do processo de desertificação cultural que se instala, discretamente, sala a sala. Crónica de Beatriz Subtil Venezuela: Presidente interina oferece-se para “colaborar” com EUA Delcy Rodríguez adoptou tom conciliatório, depois de Trump ameaçar novo ataque ao país caso o novo Governo não colaborasse. “Nós é que mandamos”, disse o Presidente norte-americano. A continuação de um genocídio lento por inércia A desumanização toma conta do discurso político e 2025 vai ficar marcado como o ano em que aceitamos o inaceitável. Em 2026, que não esqueçamos Gaza. Opinião de Joana Ricarte
|