Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Estados Unidos pedem a cidadãos nacionais para deixarem Venezuela por causa de milícias armadas Aviso dá conta de controlos por parte de grupos armados que estarão à procura de possíveis apoiantes dos EUA. Mais de 420 doentes aguardam primeira observação nas urgências hospitalares Segundo o Portal do SNS, a região de Lisboa e Vale do Tejo concentrava o maior número de doentes em espera, com um total de 224. Manoel Carlos: “Novela é que nem passarinho, é de quem pegar” Se perguntarem no Brasil quem é Manoel Carlos todo o mundo saberá dizer. É o homem que assina algumas das maiores novelas de sucesso do Brasil. Conversa exclusiva numa cervejaria. No Leblon, claro. Governo do Ceará vai pagar translado do corpo da babá brasileira morta em Portugal Lucinete Freitas foi morta em 5 de dezembro de 2025 pela própria patroa, também brasileira, e encontrada 13 dias depois pela Polícia Judiciária. Família não tem como arcar com cerca de 10 mil euros. Protecção Civil abre processo ao reforço de ambulâncias da Liga dos Bombeiros por considerar que é ilegal Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou a criação, para este fim-de-semana, de uma task-force de quatro ambulâncias dos bombeiros da Ajuda, Cabo Ruivo, Camarate e Cascais para socorro pré-hospitalar. Manoel Carlos (1933-2026), uma assinatura inconfundível na história da telenovela brasileira Os seus dramas da burguesia carioca (e as suas Helenas) marcaram uma época da Globo, onde chegou pela mão de Jô Soares. Baila Comigo, Por Amor e Laços de Família foram alguns dos títulos mais famosos. Opinião de Laura Mattos
|