Turismo
Quem visitar a cidade de Águeda e não der um pulinho até algumas das suas aldeias serranas perde uma excelente oportunidade de observar a riqueza e tipicismo que esses lugares ainda preservam.
Aldeias como Carvalhal, Macieira de Alcoba, Urgueira e Ventoso guardam ainda, nas suas construções, a pureza da vida comunitária, rica de tradições etnográficas. Nelas, cada visitante é levado a reviver um passado repleto de sinais evidentes de vida rural, tais como o forno, a eira, o lavadouro e o canastro.
Por outro lado, as paisagens rurais, ribeirinhas e de montanha, proporcionam todas as pequenas maravilhas ideais para o turismo rural e para a prática de desportos em plena natureza.
Toda a paisagem longínqua que se avista da serra, o aroma dos pinheiros, a verdura dos campos e o azul do mar observável de alguns pontos transformam qualquer passeio numa aventura fantástica pelo ventre da mãe natureza.
Deslumbrante também é observar o manto de urzes cor-de-rosa ou o amarelado das mimosas a florescerem nos montes serranos, não esquecendo o manto branco da neve fria que teima em chegar na época do Inverno.
(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
CDS quer proibir instituições públicas de hastear bandeiras “ideológicas” ou “reivindicativas” Projecto de lei prevê que só bandeiras institucionais possam ser hasteadas em edifícios públicos. De fora fica a bandeira LGBTQIA+, que tem causado polémica nas autarquias de Lisboa e Porto. Livro ensina história da moda aos mais pequenos para desenhar um futuro sustentável O livro Desfilar pela História mostra como deixamos bons hábitos para trás, como a recuperação e reutilização da roupa, que deviam ser recuperados para ainda poder haver futuro da moda. Morreu Daniel Naroditsky. Estrela do xadrez tinha 29 anos Não foi divulgada a causa da morte, mas o jovem apareceu recentemente num vídeo com sinais que geraram preocupação. Naroditsky ficou conhecido também pelos seus tutoriais de xadrez online. O que fazer? Quarta é dia de andar por cemitérios e Escritaria A Semana Cultural nos Cemitérios, um festival literário, cenas d’A Senhora Klein, Cais Sodré Funk Connection, Miramar e uma conversa com Luis Miguel Cintra e Cristina Reis. Vance diz que os EUA não vão “impor prazos” para o processo de paz em Gaza Negociações são “muito difíceis” e “é preciso flexibilidade”, mas o vice-Presidente dos Estados Unidos garante que o Hamas vai entregar as armas ou “será obliterado”. Entre o copo e o cancro: o vinho português sob o olhar do bom senso Confiar a mensagem ao alarmismo seria injusto com o vinho português, com a cultura que representa, com a economia que alimenta, com as comunidades que une. Opinião de Cláudio Martins
|