Ilustração sobre a Localidade

Gastronomia

Todos os visitantes que apreciam a rica gastronomia do nosso país certamente ao passarem por esta região vão poder saborear diversos pratos típicos. O famoso leitão à Bairrada é um exemplo, e, dependendo dos gostos, poderá ser acompanhado com os famosos vinhos ou espumantes da região da Bairrada. 

Ainda nos pratos de carne, especial destaque para a chanfana de borrego, para os saborosos rojões, a carne de carneiro ou, ainda, a cabra à lampantana. 

Mas porque uma refeição só fica completa com uma bela sobremesa, sugere-se os deliciosos pasteis de Águeda, a barriga de freira, os fuzis e também os sequilhos.


EMENTA

Carnes

- Leitão assado 
- Rojões 
- Carne de carneiro
- Cabra à lampantana

Peixes

- Canja de enguias
- Caldeirada de peixe

Pão
- Broa de milho e trigamilha

Doces

- Bolo de Páscoa
- Fuzis
- Sequilhos
- Suspiros e cavacas
- Barriga de freira
- Pastéis de Águeda.

Vinhos
- vinhos e espumantes da Região Demarcada da Bairrada 
BOM APETITE!

(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net. 2001/Abril

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O que fazer neste fim-de-semana? Abrir 2026 com Arte e valsas
A entrada no novo ano traz música festiva, clássicos do bailado e uma peça de teatro que reflecte sobre a subjectividade do gosto.

Irão recorre a criptomoedas para vender armas e contornar sanções internacionais
Regime iraniano encontrou forma inovadora de contornar sanções ocidentais ao oferecer armamento militar em troca de criptomoedas, segundo revela o Financial Times.

Reformas da Saúde em banho-maria: o que se sabe sobre os diplomas devolvidos por Marcelo
Presidente devolveu ao Governo, sem promulgação, três diplomas que são peças-chave na reforma da Saúde. Ministério da Saúde terá agora de “aperfeiçoar” os decretos-lei que ninguém conhece em detalhe.

Governo Trump encerra a maior biblioteca da NASA
O acervo da biblioteca inclui dezenas de milhares de livros, documentos e jornais, incluindo documentos únicos do início do século XX e referentes à corrida especial soviética.

Começar o ano com uma pioneira: Maya Deren na Cinemateca
Um ciclo projectado maioritariamente em 16 e 35 milímetros desenha o papel vanguardista da autora de Meshes of the Afternoon na evolução do cinema experimental norte-americano.

Brasil homenageia operário alagoano que desmanchou a ditadura
O metalúrgico Manoel Fiel Filho foi morto nos porões do DOI-CODI, núcleo de repressão que o Exército mantinha em São Paulo para torturar opositores do regime militar. Opinião de Jorge Oliveira

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade