Ilustração sobre a Localidade

Gastronomia

Todos os visitantes que apreciam a rica gastronomia do nosso país certamente ao passarem por esta região vão poder saborear diversos pratos típicos. O famoso leitão à Bairrada é um exemplo, e, dependendo dos gostos, poderá ser acompanhado com os famosos vinhos ou espumantes da região da Bairrada. 

Ainda nos pratos de carne, especial destaque para a chanfana de borrego, para os saborosos rojões, a carne de carneiro ou, ainda, a cabra à lampantana. 

Mas porque uma refeição só fica completa com uma bela sobremesa, sugere-se os deliciosos pasteis de Águeda, a barriga de freira, os fuzis e também os sequilhos.


EMENTA

Carnes

- Leitão assado 
- Rojões 
- Carne de carneiro
- Cabra à lampantana

Peixes

- Canja de enguias
- Caldeirada de peixe

Pão
- Broa de milho e trigamilha

Doces

- Bolo de Páscoa
- Fuzis
- Sequilhos
- Suspiros e cavacas
- Barriga de freira
- Pastéis de Águeda.

Vinhos
- vinhos e espumantes da Região Demarcada da Bairrada 
BOM APETITE!

(*) Textos de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net. 2001/Abril

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Produção mundial de vinho recupera em 2025, Portugal em quebra devido ao clima
Produção mundial de vinho recuperou ligeiramente em 2025 face ao ano passado, mas segue em baixa, muito por causa do impacto das condições climáticas adversas.

Frankenstein: o projecto de vida de Guillermo del Toro é um paquiderme apático
É um pastelão irredimível.

Custou mais de oito milhões de euros e foi revelada no Japão: é a Birkin de Jane Birkin
Shinsuke Sakimoto,CEO da Valuence Japan, revendedora de artigos de luxo em segunda mão, que comprou a Birkin, disse que a história da criação da mala representa a filosofia da sua empresa.

Ronaldo garante que não vai ao Mundial 2030
O capitão da selecção nacional diz que o Mundial 2026, no próximo ano, será o último da carreira.

Uma caminhada de 15 minutos pode ajudar a aumentar a sua longevidade
As directrizes actuais de actividade física recomendam 150 minutos por semana de actividade moderada, o que incluiria caminhadas rápidas.

Cesta cheia de cogumelos: da aldeia ao bosque, ideias para passear e saborear
O postal da época não passa sem eles. E o país (des)dobra-se para os apanhar. Em modo telúrico, científico ou comunitário, eis algumas sugestões.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade