Ilustração sobre a Localidade

História

Aguiar da Beira funciona como sede administrativa do concelho. Já constituída como povoação no século X obteve foral pela mão da mãe de D. Afonso Henriques, D. teresa, no ano de 1120. Este foral é confirmado por D. Afonso II e D. Urraca, sofrendo outra alteração no reinado de Afonso III. Na localidade de traça medieval, que se mantém "escondida" entre as serranias, vale a pena visitar com atenção, na praça principal, a Torre do Relógio (de construção do século XV, de planta quadrangular, ameias e gárgulas de canhão - posteriores). Também nesta praça, com construção provável em 1512 (data do foral novo de D. Manuel), o Pelourinho manuelino evidencia-se pelo pormenor da pedra trabalhada - coluna de granito com anelete no meio, assente em degraus quadrangulares. Possui gaiola no topo e esfera armilar no remate. Destaca-se ainda a Fonte das Ameias, de estilo românico, mencionada por Raúl Proença. Para visitar, mas já nos limites da localidade, surge o Santuário da Senhora da Lapa, de estilo barroco, onde as influências filipinas são evidentes. Tem construção provável no século XVII. Do seu espólio destacam-se uma colecção de objectos religiosos em prata, também datados do século XVII, oriundos das oficinas do Porto, e a imagem da virgem. Do conjunto das peças em prata salienta-se uma coroa adornada com diamantes, oferta de D.Pedro II.

As ruínas do antigo Castelo e as igrejas e capelas do concelho são reveladores de um património arquitetónico e artístico singular merecedor de atenção.

O Parque Florestal constitui uma mancha verde de grande importância no concelho e no distrito, razão pela qual serve de habitat a algumas espécies cinegéticas como o coelho,a lebre e a perdiz. Também os rios Távora, Dão e Vouga, ainda sem poluição, oferecem algumas espécies de peixes como a Boga, o Escalo, o Barbo e a Truta.

Ligada à floresta e constituíndo ainda a segunda maior ocupação da população do concelho, a extração de resina é uma actividade de grande importância. Apesar desta situação é na agricultura, onde predomina a cultura da batata, milho e centeio, que se encontra o maior número de activos. Logo a seguir surgem a pecuária e a indústria (transformação de amdeiras e laticínios), embora esta em muito menor escala.

A produção de fruta, com destaque para a maçã e a castanha, absorve também uma percentagem da população.

    Texto de Salomé Joanaz especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Jorge Pinto quer Livre a “passar à ofensiva” sem jogar no “tabuleiro da extrema-direita”
Do cooperativismo à ecologia social, o Livre quer recuperar ideias e tradições da esquerda para responder a problemas actuais. A habitação é um dos terrenos dessa aposta.

Lula mantém vantagem sobre Flávio Bolsonaro em nova sondagem no Brasil
Numa segunda volta, Lula tem 46% e Flávio Bolsonaro 44%, um empate técnico. Na primeira volta, o Presidente lidera com 39% contra 35% do senador, na primeira sondagem feita em plena crise no Supremo.

Sob investigação, Reform UK recebe donativos recorde: 72 milhões de libras em dois dias
36 milhões de libras de Ben Delo, condenado nos EUA e perdoado por Trump. 36 milhões de Harborne, que tem um donativo sob investigação. Oposição pede limites legais enquanto Reform acumula escândalos.

Só queria que fôssemos uma família como deve ser
Tínhamos combinado. E agora ela diz que quer pô-los na creche, que quer voltar a trabalhar, que está farta da casa, que precisa de apanhar ar, de estar com pessoas crescidas. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

Gerson Baldé sexto no comprimento no Ultimate Championship
Fatoumata Diallo não conseguiu o apuramento para a final dos 400 metros barreiras, em Budapeste.

US Open: Ben Shelton assume desafio que quebrar jejum de 23 anos
Shelton venceu duelo 100% norte-americano nas “meias”. Alexander Zverev continua a ser o favorito para a final do US Open.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade