Ilustração sobre a Localidade

História

Aguiar da Beira funciona como sede administrativa do concelho. Já constituída como povoação no século X obteve foral pela mão da mãe de D. Afonso Henriques, D. teresa, no ano de 1120. Este foral é confirmado por D. Afonso II e D. Urraca, sofrendo outra alteração no reinado de Afonso III. Na localidade de traça medieval, que se mantém "escondida" entre as serranias, vale a pena visitar com atenção, na praça principal, a Torre do Relógio (de construção do século XV, de planta quadrangular, ameias e gárgulas de canhão - posteriores). Também nesta praça, com construção provável em 1512 (data do foral novo de D. Manuel), o Pelourinho manuelino evidencia-se pelo pormenor da pedra trabalhada - coluna de granito com anelete no meio, assente em degraus quadrangulares. Possui gaiola no topo e esfera armilar no remate. Destaca-se ainda a Fonte das Ameias, de estilo românico, mencionada por Raúl Proença. Para visitar, mas já nos limites da localidade, surge o Santuário da Senhora da Lapa, de estilo barroco, onde as influências filipinas são evidentes. Tem construção provável no século XVII. Do seu espólio destacam-se uma colecção de objectos religiosos em prata, também datados do século XVII, oriundos das oficinas do Porto, e a imagem da virgem. Do conjunto das peças em prata salienta-se uma coroa adornada com diamantes, oferta de D.Pedro II.

As ruínas do antigo Castelo e as igrejas e capelas do concelho são reveladores de um património arquitetónico e artístico singular merecedor de atenção.

O Parque Florestal constitui uma mancha verde de grande importância no concelho e no distrito, razão pela qual serve de habitat a algumas espécies cinegéticas como o coelho,a lebre e a perdiz. Também os rios Távora, Dão e Vouga, ainda sem poluição, oferecem algumas espécies de peixes como a Boga, o Escalo, o Barbo e a Truta.

Ligada à floresta e constituíndo ainda a segunda maior ocupação da população do concelho, a extração de resina é uma actividade de grande importância. Apesar desta situação é na agricultura, onde predomina a cultura da batata, milho e centeio, que se encontra o maior número de activos. Logo a seguir surgem a pecuária e a indústria (transformação de amdeiras e laticínios), embora esta em muito menor escala.

A produção de fruta, com destaque para a maçã e a castanha, absorve também uma percentagem da população.

    Texto de Salomé Joanaz especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Agência ao quadrado já temos, falta mudar as ideias
O problema não é a falta de alinhamento da ciência com a economia. É a fragilidade da economia em absorver conhecimento, sustentar risco e transformar inovação em capacidade produtiva. Opinião de Ricardo Paes Mamede

Entre planos ambiciosos e uma realidade frágil: o sistema de acolhimento em Portugal
O sistema de proteção de crianças e jovens em perigo continua excessivamente assente no improviso, em equipas sobrecarregadas e em decisões pouco consistentes. Opinião de José Proença

A escola é para todos, mas será para cada um?
Num tempo em que a palavra “inclusão” preenche discursos, leis e intenções, a realidade é dura — a maior parte das escolas não têm recursos para uma educação inclusiva. Opinião de Alexandra Barreiros

Fazer muito com pouco
É fácil escolher entre o facínora com o Panda barulhento e o doutor com o Mercedes silencioso. Mas não é apenas a generosidade do facínora que facilita a escolha. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

São Boaventura e os machistas leninistas
Em Portugal, a voz das vítimas, se forem mulheres, não conta. Nem todas as vítimas têm razão, mas é estranho todas as vítimas, neste país, nunca terem razão. Opinião de Ana Sá Lopes

Sporting despedaçou Rio Ave com Luis Suárez de corpo inteiro
“Leões” somaram a oitava vitória consecutiva em Alvalade, com um hat-trick do colombiano, e cavaram um fosso ainda maior para o Benfica.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade