Ilustração sobre a Localidade

História

Aguiar da Beira funciona como sede administrativa do concelho. Já constituída como povoação no século X obteve foral pela mão da mãe de D. Afonso Henriques, D. teresa, no ano de 1120. Este foral é confirmado por D. Afonso II e D. Urraca, sofrendo outra alteração no reinado de Afonso III. Na localidade de traça medieval, que se mantém "escondida" entre as serranias, vale a pena visitar com atenção, na praça principal, a Torre do Relógio (de construção do século XV, de planta quadrangular, ameias e gárgulas de canhão - posteriores). Também nesta praça, com construção provável em 1512 (data do foral novo de D. Manuel), o Pelourinho manuelino evidencia-se pelo pormenor da pedra trabalhada - coluna de granito com anelete no meio, assente em degraus quadrangulares. Possui gaiola no topo e esfera armilar no remate. Destaca-se ainda a Fonte das Ameias, de estilo românico, mencionada por Raúl Proença. Para visitar, mas já nos limites da localidade, surge o Santuário da Senhora da Lapa, de estilo barroco, onde as influências filipinas são evidentes. Tem construção provável no século XVII. Do seu espólio destacam-se uma colecção de objectos religiosos em prata, também datados do século XVII, oriundos das oficinas do Porto, e a imagem da virgem. Do conjunto das peças em prata salienta-se uma coroa adornada com diamantes, oferta de D.Pedro II.

As ruínas do antigo Castelo e as igrejas e capelas do concelho são reveladores de um património arquitetónico e artístico singular merecedor de atenção.

O Parque Florestal constitui uma mancha verde de grande importância no concelho e no distrito, razão pela qual serve de habitat a algumas espécies cinegéticas como o coelho,a lebre e a perdiz. Também os rios Távora, Dão e Vouga, ainda sem poluição, oferecem algumas espécies de peixes como a Boga, o Escalo, o Barbo e a Truta.

Ligada à floresta e constituíndo ainda a segunda maior ocupação da população do concelho, a extração de resina é uma actividade de grande importância. Apesar desta situação é na agricultura, onde predomina a cultura da batata, milho e centeio, que se encontra o maior número de activos. Logo a seguir surgem a pecuária e a indústria (transformação de amdeiras e laticínios), embora esta em muito menor escala.

A produção de fruta, com destaque para a maçã e a castanha, absorve também uma percentagem da população.

    Texto de Salomé Joanaz especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Tendas inundadas com as primeiras chuvas fortes em Gaza
As autoridades de Gaza estimam que a esmagadora maioria das tendas possam estar inabitáveis, e não há abrigos alternativos.

China e petroestados do Golfo recebem financiamento para proteger o clima
Análise de números da OCDE feita por duas publicações britânicas mostra que o apoio concedido aos 44 países menos desenvolvidos é sobretudo sob a forma de empréstimos, que agravam a dívida.

Linha SNS24 deixou 1,46 milhões de chamadas por atender. Centros de saúde também não respondem
Nos primeiros nove meses deste ano, linha perdeu 25% das chamadas num total de 1,46 milhões. Nem na pandemia, a proporção foi tão elevada.

De leilão em leilão, o fabuloso destino do retrato de D. José I
O retrato de D. José I, do pintor italiano Dominico Duprà e desaparecido há mais de 30 anos, pertence agora à Universidade de Coimbra. O historiador Diogo Lemos conta ao PÚBLICO a saga desta pintura.

PJ alerta que deepfakes sexuais circulam nas escolas, com alunos a adulterarem fotos de colegas
Muitos consideram que estes usos “são uma brincadeira”, mas há “consequências”, alerta a inspectora-chefe da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica.

A noiva Matias, os vendedores de São Martinho e a cabeça velha de Passos
A esperança ajuda ao negócio e é essencial na política, algo que não entra na cabecinha da nova reserva moral da nação (para uma certa direita, pelo menos), Passos Coelho. Crónica de Pedro Garcias

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade