Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

A parcela M7 da Quinta dos Muros voltou a dar um grande tinto
Elegante e complexo, este 2024 está ainda muito jovem, mas já dá prazer à mesa. É a quarta edição do tinto de topo da Quinta dos Muros, que nasce em solos pobres e de uma vinha que trabalha em tensão.

Russell Brand considerado culpado de violação e agressão sexual
O comediante é culpado de uma acusação de violação e três de agressão sexual, mas foi absolvido de outras três acusações. Aguarda a sentença em prisão preventiva.

Seguro e Zelensky falaram sobre possibilidade de produção conjunta de armamento
O Presidente da República reuniu-se com o homólogo ucraniano em Madrid, tendo assegurado o apoio de Portugal. Seguro espera que a retoma das conversações de paz “possam resultar no fim da guerra”.

Jorge Jesus e a despedida de Cristiano Ronaldo: “Tudo isto é uma decisão dele”
O seleccionador nacional já reagiu ao adeus de Cristiano Ronaldo da selecção, afastando qualquer responsabilidade na decisão do futebolista.

Monsaraz vai simular exploração humana de Marte em Abril
A “missão” é promovida pelo Fórum Espacial Austríaco, organização que promove a preparação da exploração espacial de outros planetas na Terra.

OpenAI tenta mudar opinião dos eleitores sobre centros de dados após derrota na intercalares norte-americanas
Depois de candidatos que defendiam regras mais exigentes para os centros de dados vencerem em vários estados, a OpenAI anuncia medidas para tentar conquistar o apoio das comunidades locais.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade