Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Vivam os Abris de 75 e 76!

Everton leva Manchester United de Rúben Amorim ao “tapete”
Polémico Idrissa Gueye foi expulso ao 13.º minuto por agredir colega de equipa. Dewsbury-Hall fez o golo do triunfo dos “toffees”.

A ecologia de Pinto e a economia de Cotrim num debate de “diferenças profundas”
Com visões distintas da saúde ao trabalho, o deputado do Livre e o antigo presidente da Iniciativa Liberal debateram em ambiente tenso e com acusações mútuas de falta de honestidade.

Comboios, PPP e propinas: o terceiro dia de votação na especialidade do OE26
Continuam as votações na especialidade para limar as arestas do Orçamento do Estado para 2026.

Chega separa votação para poder chumbar medidas de combate à desinformação
Proposta do Livre sobre plano nacional de segurança digital para jovens nem sequer foi aprovada, mas Chega pediu para votar por alíneas e foi especificamente contra medidas de combate à desinformação.

25 de Abril e 25 de Novembro, dois pilares da mesma democracia
O 25 de Abril libertou Portugal e o 25 de Novembro protegeu essa liberdade, evitando que a revolução se desviasse para modelos autoritários ou para aventuras políticas incapazes de garantir direitos. Opinião de Fernando Camelo de Almeida

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade