Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Porto suspende projecto na Guerra Junqueiro e promete repensar a rua com cidadãos
Projecto herdado do anterior executivo não vai avançar e Pedro Duarte promete ouvir cidadãos para conjugar “interesses muito contraditórios”. Limite de velocidade para automóveis já diminuiu.

O que fazer? Quarta é dia de palhaços, bordados e O Casamento de Fígaro
A música de Boca Livre & Edu Lobo e Treze Raios e Antologias da Memória em exposição completam o quadro.

T0 de 785 euros em Lisboa dará direito a isenção total de imposto sobre rendas
A regulamentação do novo regime de arrendamento acessível, que define os limites de renda máxima por tipologia e concelho, foi publicada nesta terça-feira.

Ninguém respeita os Estados Unidos de Trump

Morre Netinho, cantor que foi ícone da axé music e voz de Milla, aos 60 anos
Artista enfrentava um câncer no sistema linfático. Morte foi confirmada pela equipe do cantor nas redes sociais. O baiano começou a carreira como vocalista da Banda Beijo.

Construções de pedra seca do Caramulo são Património Cultural Imaterial
Arte inscrita em Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Câmara de Tondela pretende avançar com inclusão na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade