Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O triunfo da França (e de Mbappé) sobre o Iraque durou quatro horas
No dia da 100.ª internacionalização do avançado do Real Madrid, o apuramento já está garantido. A última jornada permitirá perceber em que posição.

Selecção com extremos interiores? Para Martínez, “não é uma questão”
O treinador desvalorizou o tema do tipo de alas que quer ter na equipa. Na antevisão do jogo com o Uzbequistão, defendeu ainda que o importante é repetir os primeiros 20 minutos do jogo com o Congo.

Sebastião Bugalho, Carlos Moedas e Pedro Duarte: Montenegro já prepara a sucessão?
Neste Soundbite, a análise a mais um congresso do PSD.

Kim Jong-Un garante que Coreia do Norte vai exercer a sua condição de Estado nuclear
Exercer a condição de Estado nuclear é a única via para a Coreia do Norte enfrentar um cenário imprevisível, avalia Kim Jong-un, que culpa os EUA pela violência na Europa e no Médio Oriente.

Já se pode dizer que a maioria de direita é um unicórnio?
Eis a lição para Montenegro: não há nenhuma maioria de direita que seja passível de ser convertida numa força minimamente prestável ou reformista no Parlamento. Opinião de Pedro Norton

Para que serve o relatório do combate à fraude fiscal?
Já não estamos na época em que o sucesso da administração fiscal se mede pela cobrança coerciva, nem o seu principal meio de comunicação com o público deve ser um relatório centrado na fraude. Opinião de Sérgio Vasques

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade