Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Na reunião com Netanyahu, Trump insistiu em continuar a negociar com Irão
Trump afasta para já uma intervenção militar no Irão e quer continuar a tentar negociar um acordo nuclear com o regime.

Mau tempo: homem que caiu quando ia reparar telhado em Pombal morreu no hospital
Segundo o presidente da Junta de Freguesia da Redinha, em Pombal, o homem de 72 anos caiu de uma escada ao ir reparar o telhado.

Luís Montenegro e as cheias: “Todo o dispositivo do Estado português está no terreno”
Depois de visitas a Coimbra e Montemor-o-Velho, primeiro-ministro alerta para a necessidade “manter vigilância total e absoluta” nas próximas horas, depois da ruptura de um dique.

Diques do Mondego não resistiram à força das águas
A Agência Portuguesa do Ambiente alertou para o risco de colapso na terça-feira à noite e avançou para a retirada de milhares de pessoas das suas casas por prevenção.

O turismo acolhe

Ex-director dos bombeiros defende na comissão do INEM reforço na resposta do socorro
Exemplificando com as intempéries recentes, destacou que estas situações demonstram as fragilidades das estruturas de resposta do país, falta de planeamento e estratégia de longo prazo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade