Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Na Ekstraklasa, ninguém festeja e ninguém está seguro
Uma viagem pelo principal campeonato da Polónia, o mais equilibrado da Europa, com a ajuda de Flávio Paixão, o maior goleador estrangeiro da história da Ekstraklasa.

Vermutes, velocidade e vingança rumo ao País Basco
De Guimarães a San Sebastián, um clássico cruzamento ibérico como quem revisita aventuras com amigos. Até porque a estrela é o velho carro do viajante, entre tremeliques, suspiros e outros achaques.

No Camboja entre o mundo terreno e o universo dos deuses: Angkor, a pedra que dança
Rostos de pedra gigantes, o icónico Angkor Wat, milhares de dançarinas esculpidas em centenas de templos imersos na selva cambojana. A milenar capital do império khmer na era do turismo de massas.

Em Leiria, a tempestade Kristin arrasou as estufas e afundou as colheitas: “Como vai ser o dia de amanhã?”
A tempestade provocou a devastação nas explorações agrícolas de Leiria, mas também em Torres Vedras. “O problema é que não teve impacto só na agricultura, mas na sociedade toda.”

Portugal reforçado na estreia no Rugby Europe Championship 2026
Sem grandes ausências, os “lobos” são favoritos para o jogo da noite deste sábado, que será disputado na Bélgica.

Médicos tarefeiros querem atirar medidas para o fim da legislatura e alertam para risco de “êxodo” do SNS
No “caderno de intenções” enviado a Ana Paula Martins, associação propõe a majoração do valor/hora em função da experiência e diferenciação do médico e acesso facilitado à especialidade da urgência.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade