Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Falta de coragem e visão na gestão da imigração
Em Espanha acaba de ser introduzido o visto de procura de trabalho até um ano. Em Itália, depois de políticas hostis, o mesmo governo de extrema-direita tenta agora atrair imigrantes. Opinião de Paulo Pisco

Um enigma chamado Mirante Sideral e o projecto imobiliário do Bonfim
Empresa sem actividade, adquirida por advogado ligado a credores da Importantaltura, surge como veículo para negócio de 25 milhões de euros no coração de Setúbal.

“Nova Setúbal”: quando política, futebol e negócios se cruzam
Um dos episódios mais controversos da gestão autárquica em Setúbal expôs ligações opacas entre o município, o Vitória FC e promotores privados.

Autarquia de Setúbal perde milhões com terrenos doados
Terrenos cedidos ao Vitória FC acabaram na Importantaltura, empresa envolvida numa fraude com “vistos gold”. Venda foi a preço de saldo e terminou numa insolvência marcada por conflitos de interesses.

E a estratégia de desenvolvimento de Portugal é…
O medo de fazer escolhas, característico de sucessivos governos portugueses, está a deixar-nos para trás. Opinião de Ricardo Paes Mamede

Cartas ao director

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade