Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

André Ventura de cabeça perdida
Ventura defendeu que a nomeação do PGR deveria ser feita “dentro da corporação do Ministério Público”, mas o projecto de revisão constitucional do Chega, em 2022, advogava nomeação por parte do PR.

Portugal entre 11 países que condenam demolição de instalações da UNRWA por Israel
Em comunicado conjunto, 11 países descrevem a demolição da sede da UNRWA, em Jerusalém Oriental, como um “acto sem precedentes” contra uma agência da ONU.

Avião com 15 pessoas a bordo despenha-se na Colômbia: não há sobreviventes
O deputado colombiano Diógenes Quintero e vários membros do seu gabinete estavam a bordo da aeronave.

Já não falta tudo
Nós somos o povo do já não falta tudo. Mal nascemos, já não falta tudo. O “já não falta tudo” é uma faca de dois gumes. Se não fosse, não teria o poder — ou a graça — que tem. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

TikTok sob investigação após alegada censura de conteúdos políticos
A plataforma está sob escrutínio por, alegadamente, suprimir conteúdos contra Trump e ICE. A controvérsia ocorre dias após ter sido finalizada a venda do controlo das operações da app nos EUA.

Rui Rio declara voto em António José Seguro na segunda volta das presidenciais
O ex-líder do PSD fez questão de sublinhar que esta não é uma eleição entre esquerda e direita, mas “um voto pela decência ou um voto pelo populismo e pela demagogia”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade