Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Amigos da Coesão querem novos impostos europeus “justos e simples”. Mas quais?
Portugal é um dos 17 Estados-membros que reclamam uma discussão “construtiva” sobre novos recursos próprios da UE, para poder evitar cortes de 40% na despesa do próximo orçamento comunitário.

O mundo está a ficar sem petróleo?
O petróleo ainda chega ao mercado, mas as margens para absorver uma crise prolongada estão a diminuir. Neste episódio, António Costa Silva explica o que está em causa para Portugal.

Cartas ao director

Suerte, Argentina. A partir daqui é sem Messi
O último adversário de Messi era a tentação de continuar. E o último drible foi não tentar fintar o tempo. Como diria Evita, não chores por ele, Argentina, que o homem conseguiu o que queria.

Jaguar Type 01: ícone britânico renasce eléctrico e com mais de 1000 cavalos
Com 1030cv, aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos e até 720 quilómetros de autonomia (WLTP), o novo eléctrico rompe com o passado para tentar conquistar uma nova geração de condutores.

Montenegro destrona Sócrates
A diferença entre o crescimento da despesa e o da riqueza que a financia é a maior de sempre: 2,3 pontos percentuais por cada ano do seu (des)governo nunca visto. Opinião de Mário Centeno

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade