Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Henrique Isidoro: alimentar a paixão, fotografia a fotografia
Estudou Produção Alimentar, mas foi a fotografia que o conquistou para fazer carreira, no entanto, a comida está sempre presente, pois fotografar restaurantes é uma das suas especialidades.

Um dia com uma cuidadora: “Como cuidamos por amor, não conta como trabalho. Mas o amor não paga contas.”
Em Portugal, mais de 19 mil pessoas têm estatuto de cuidador informal. Cristina Almeida é uma delas e cuida do filho, Manuel. Perante a falta de apoios, sente que “leva o mundo às costas”.

Rei da Malásia insiste que quer ex-primeiro-ministro Najib em prisão domiciliária
Najib encontra-se na prisão desde 2022, após ter sido considerado culpado de corrupção e branqueamento de capitais num caso relacionado com um escândalo de vários milhares de milhões,

Joana Freitas: a fotógrafa que adora comer
Cresceu a ver o pai a fotografar as viagens que faziam, muitas para comer determinado prato, posto isto, não é de estranhar que a comida se tenha tornado protagonista das suas fotos.

A COP31 pôs o resíduo zero na agenda do clima
Ainda vamos a tempo de aprender que o melhor resíduo é aquele que nunca chega a existir. Opinião de Ana Matos Almeida

Estudo mostra que células reforçam ligações entre si nas fases iniciais do cancro da mama
Estudo identifica mecanismo que poderá ajudar a compreender as primeiras etapas do desenvolvimento tumoral e, no futuro, identificar lesões com maior probabilidade de evoluir para cancro da mama.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade