Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

EUA atacam o Irão “em resposta” a ataque contra navio de carga no estreito de Ormuz
Ataques podem fazer ruir o frágil cessar-fogo, num momento em que ambos os lados já mostravam divergências sobre a gestão do estreito. Irão promete retaliar.

Dembélé puxou três vezes do remo no naufrágio da Noruega
Bola de Ouro assinou um hat-trick na goleada aos nórdicos e garantiu o primeiro lugar de França no Grupo I.

“Não queria admitir que estava doente.” O primeiro tratamento com CAR-T no São João
Aos 50 anos, Miguel congelou a irrequietude no tempo à conta de um linfoma. Uma jornada de nove meses com o primeiro doente oncológico tratado com células CAR-T no Hospital de São João, no Porto.

Se uma diz mata, outra diz esfola, e as duas juntas fizeram Barbie
As inglesas Sarah Greenwood e Katie Spencer, formadas no teatro e na BBC, nunca tiveram uma Barbie. Mas coube-lhes criar o universo visual do filme de Greta Gerwig.

Desastres naturais podem afectar saúde mental, mesmo de quem está longe: como ajudar?
André Louro, professor de Psicologia no Instituto Piaget, alerta para o desenvolvimento de sintomatologia depressiva, luto complicado ou stress pós-traumático entre familiares de vítimas.

Os pais do vizinho são melhores que os meus
Quase ninguém parece admitir que o pai ou a mãe são apenas uns tipos razoáveis, nem bons nem maus, estranhos e anormais, claro, como afinal são todos os seres humanos. Crónica de Cláudia Lucas Chéu

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade