Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Bicicletas partilhadas de Lisboa já sofreram mais de 700 actos de vandalismo em 2026
EMEL denuncia “onda” de “arrombamento e destruição deliberada” de estações Gira. 30 estão inoperacionais. Desde 2017, tais actos resultaram em mais de 12 mil reparações e prejuízos de três milhões.

Seguro considera que “interior não é um fardo” e precisa de uma oportunidade
O Presidente da República sublinha a importância de adoptar “uma visão estratégica” e de promover “investimento público capaz de potenciar o investimento privado”.

Houthis atingem navio no mar Vermelho, Iémen confirma três vítimas entre tripulação
Vítimas mortais foram identificadas como dois cidadãos paquistaneses e um indonésio.

Febre do vestido de noiva de Taylor Swift coloca as marcas de moda nupcial em alerta
A estrela pop ainda não revelou fotografias, mas marcas como a David’s Bridal ou a Pronovias já antecipam características de estilo que podem incorporar nos seus designs, respondendo à procura.

Com hit Alô, Virginia, grupo de pagode brasileiro faz shows em Portugal
Com hit viral sobre a influenciadora Virgina Fonseca, grupo de samba e pagode Chocolate faz sua primeira turnê internacional. Shows acontecem em Lisboa, Loulé (Algarve) e Esposende, Norte do país.

Em dois anos, houve 26 inquéritos, mas apenas uma sanção por agressão a reclusos na prisão de Lisboa
Em dois anos, o Serviço de Auditoria e Inspecção da DGRSP apreciou 26 casos de alegado abuso de uso coersivo ou agressão.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade