Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Investigadores do Porto validam estratégia para vacinas contra cancro colorrectal
Equipa do Porto identificou vulnerabilidades imunitárias em tumores colorrectais, que poderão ser exploradas pelos cientistas para desenvolver vacinas terapêuticas personalizadas contra o cancro.

Notas de Verão (algumas inoportunas, concedo)
A vida decorre, pois, sem novidade, e só o preço da gasolina e das frutas e hortaliças nos relembra que há guerras a decorrer no mundo. Crónica de Ana Cristina Leonardo

Morrer de calor

Centenas de socorristas tentam resgatar Hérnan, soterrado há uma semana na Venezuela
Equipas de vários países, incluindo Portugal, mantêm a esperança de retirar um homem dos escombros com vida. Operação é “de grande complexidade”.

Rússia e Ucrânia intensificam ataques: refinaria russa é atingida e bombardeamento em Kiev faz pelo menos 13 mortos
Segundo a administração militar de Kiev, os ataques provocaram danos em cerca de três dezenas de pontos da cidade, deixando pelo menos 56 feridos, entre os quais duas crianças.

Hum of Hurt: o segundo (grande) disco de 2026 dos Converge
Com Love Is Not Enough ainda fresco surge um novo álbum. Hum of Hurt mostra as várias faces do monstro e confirma a banda de Salem como força inescapável na música extrema deste ano.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade