Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O que fazer? Quarta é dia de falar sobre resistências e resiliências
O manifesto vai da voz de Duda Beat à dança de Kirstie Simson, passando por outras artes, histórias e memórias.

Cuba, quase um deserto turístico: “Que turista quererá visitar-nos nestas condições?”
Como vai o turismo em Cuba? Entre apagões e lamentos, repórter da Reuters visitou a região de Zapata, por entre praias e áreas desertas. Está “pior que na pandemia”, ouviu.

Petrolíferas já lucram com efeitos da guerra, Galp vê margem disparar
As contas finais das petrolíferas só chegam no fim do mês, mas já antecipam um contributo positivo dos preços do petróleo nos mercados. Governos querem taxar lucros extra.

Espanha inicia processo para regularizar meio milhão de imigrantes
A medida aprovada conta com um reforço das regras sobre antecedentes criminais, sugerida pelo Conselho de Estado. PP e Vox mantêm críticas: “É desumana, injusta, insegura e insustentável”.

Xi diz que Espanha está “do lado certo da História” em visita de Sánchez a Pequim
Reunião em Pequim ficou marcada pela sintonia entre as duas partes: “A China e Espanha são países de princípios que actuam com rectidão moral”, sublinhou Xi.

Vendas da Gucci continuam a cair com o conflito no Médio Oriente a ensombrar recuperação
As vendas, no valor de 1,35 mil milhões de euros, entre Janeiro e Março, ficaram ligeiramente abaixo das previsões dos analistas, com esta queda a marcar o 11.º declínio trimestral consecutivo.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade