Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Uma reforma contra quem trabalha
Neste dia 11, os trabalhadores portugueses voltarão a ter de erguer a voz na única linguagem que lhes foi deixada pela proposta de alteração à legislação laboral apresentada pelo Governo: a greve. Opinião de Hugo Oliveira

A Economia do Ano... para quem?
Quando Luís Montenegro, no auge da austeridade, afirmou que “a vida das pessoas não está melhor, mas a do país está muito melhor”, antecipou o paradoxo central que vivemos. Crónica de Bruna Santos

Uma homenagem honesta, mas incompleta, a Orlando Pantera
O documentário de Catarina Alves Costa ficará, pela sua própria condição, sempre “aquém” — a ausência da figura no seu centro condena forçosamente qualquer homenagem a ficar incompleta.

Amas da SCML preparam protesto contra falta de actualização salarial
Representante destas profissionais diz que esperava que a instituição “desse o exemplo”, mesmo não tendo assinado o acordo subscrito pelas instituições particulares de solidariedade social.

Guilherme d’Oliveira Martins é mandatário de Seguro em Lisboa
O antigo secretário-geral do PS confirmou o apoio do partido em Outubro, mas alguns socialistas já se demarcaram da sua candidatura ou ainda não confirmaram se votarão no militante socialista.

Mais de 60% dos portugueses apoia greve geral. Sindicatos mais populares que Governo
A maioria dos inquiridos (69%) afirma estar a par das mudanças que motivam a paralisação geral desta quinta-feira.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade