Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

PJ faz buscas na Câmara Municipal de Mirandela
Seis pessoas foram constituídas arguidas.

Depois de ter insultado feministas, Brigitte Macron pede desculpa
Apesar das desculpas, a primeira-dama francesa diz não estar arrependida. “É verdade que sou a mulher do presidente, mas também sou uma pessoa”, declarou.

PS exige que ministro da Educação se retracte de declarações “discriminatórias e preconceituosas” sobre estudantes mais pobres
Fernando Alexandre considerou que o facto de as residências serem sobretudo ocupadas por estudantes com menos recursos pode contribuir para a degradação dos espaços. Pedro Nuno Santos pede demissão.

Ministério Público acusa José Veiga e outros arguidos da Rota do Atlântico
Investigação a corrupção no Congo demorou onze anos a concluir.

O Pacto para a Saúde: o quê e o porquê
Nos dias que correm, o principal é manter o SNS universal, geral e gratuito, e a actual Lei de Bases da Saúde tal como está nos próximos anos. Opinião de Cipriano Justo

Contra a solidão, Inês oferece a ceia de Natal no seu café: “Todos são bem-vindos”
“Para que ninguém passe a consoada sozinho ou sem uma refeição quente”, Inês Neto, dona do Flor de Café (Meixomil, Paços de Ferreira), abre a casa a todos: um convite para uma noite de Natal solidária

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade