Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Querido indeciso
Ainda dá tempo de salvarmos a democracia e o Brasil. Mas você não sabe se quer. Opinião de Maria Giulia Pinheiro

Urnas abertas em Portugal: brasileiros decidem o futuro do Brasil
Mais de 134 mil eleitores estão aptos a votar em Lisboa, no Porto e em Faro. As urnas eletrônicas foram abertas às 8h da manhã deste domingo, 25 de outubro, com fechamento previsto para às 17h.

Habitação: acampadas em Lisboa e no Porto contam mais de 50 feridos, PSP fala em 11
A polícia deteve 31 pessoas por desobediência nesta madrugada, 25 em Lisboa e seis no Porto.

MotoGP na Austrália cancelado devido ao mau tempo, Márquez segue na liderança
Organização justificou o cancelamento da prova com a fraca visibilidade que comprometia a operação do helicóptero de emergência.

Cavalos mecânicos vs. automóveis – quem vai ganhar?
A revolução da IA não é, no fundo, sobre inteligência artificial. É sobre a nossa capacidade de olhar para uma ferramenta extraordinária e perguntar: o que posso agora criar que antes não podia?

A democracia exige mais do que uma escolha
A experiência histórica mostra que nenhuma conquista institucional é irreversível. O autoritarismo não se manifesta apenas por meio de golpes militares. Opinião de Sílvia Caetano

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade