Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Presidente do internato alerta para falta de médicos graduados no SNS para formar especialistas
“Se não tivermos formadores de Medicina Interna não conseguimos segurar o barco. É assustador”, disse João Carlos Ribeiro, do Conselho Nacional de Internato médico, esta quarta-feira no Parlamento.

Os Yellow Jackets encontraram um armazém cheio de carros de bombeiros abandonados

Ivy e Athon encontraram um armazém com carros de bombeiros abandonados e têm uma pergunta: o que fazemos ao que já não serve?

Abanca lucra 100 milhões em Portugal e não vê mais compras como prioridade
A marca Eurobic já não existe aos balcões, mas ainda tem efeitos no Abanca: houve sucursais fechadas e está prestes a terminar o programa de saídas. Novas aquisições estão mais dificultadas.

Eucaristias madeirenses já podem ser celebradas com vinho Madeira
Até aqui, o vinho de missa utilizado pelos sacerdotes do arquipélago era um Porto lágrima. Mas, assim que a Justino’s apresentou este Madeira, a produção que havia engarrafado voou.

Tribunal da Coreia do Sul condena ex-primeira-dama por suborno
A mulher do ex-presidente Yoon Suk Yeol, que foi destituído do cargo no ano passado, foi absolvida de outras acusações. Ministério Público poderá recorrer.

Fenprof: concurso extraordinário reforçou escolas com 395 novos professores — os restantes já estavam a dar aulas
Estrutura sindical considera que apesar de os concursos de vinculação extraordinária serem “momentos importantes”, “acrescentam poucos professores ao sistema”. Falta de docentes continua a agravar-se.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade