Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Expresso Transatlântico vão andar pelos clubes em 2027 com o seu Trópico Paranóia
Um ano após lançarem Trópico Paranóia, os Expresso Transatlântico vão mostrá-lo ao vivo em Fevereiro em clubes de Aveiro, Viseu, Vila Nova de Famalicão, Leiria e Coimbra.

Ciberataques a aplicações de emergência terão enviado alertas falsos de ataques nucleares na Rússia e na Ucrânia
Alertas anunciaram “ameaça de radiação em Kiev” e ogivas nucleares a caminho da Rússia. Ciberataques terão visado aplicações que costumam alertar sobre ataques inimigos com drones e mísseis.

Bolívia decreta estado de emergência para enfrentar o “super El Niño”
A Bolívia decretou o estado de emergência face às secas e inundações do “super El Niño”, que já afectam mais de 78 mil famílias. A ONU alerta para uma intensidade sem precedentes.

O melhor documentário que Martin Scorsese não acabou
A influente série de sketches canadiana SCTV era para ter dado documentário do realizador. Não aconteceu, mas deu origem a SCTV: O Melhor Programa Nunca Visto, da Netflix.

Na Bulgária, Iliana Iotova vence as eleições presidenciais à segunda volta
Com 99,95% dos protocolos das secções de voto apurados, a dupla Iotova-Valchev obteve 57,58% dos votos, ou seja, cerca de 1,1 milhões de votos.

Seinfeld em Lisboa foi um espectáculo sobre nada
O lendário comediante norte-americano passou por Portugal e passou ao lado da polémica que envolveu a sua vinda. Foi uma hora de confortável nostalgia.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade