Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

REN prepara rede eléctrica para eclipse solar que vai fazer cair produção fotovoltaica
Segundo a REN, prevê-se durante o eclipse “uma perda máxima de 35 MW por minuto”, o que vai obrigar a mobilizar reservas adicionais de origem hídrica e térmica.

Montenegro vê com “naturalidade” auditoria à PJ e críticas de Seguro sobre incêndios
Montenegro rejeita que as auditorias e fiscalizações em curso traduzam uma crise nas instituições. O primeiro-ministro diz que o escrutínio é normal e necessário quando existem dúvidas.

Trump diz que EUA estão a “levar com calma” a questão iraniana
Presidente norte-americano afirma que está à espera que a pressão económica resulte. Irão diz que os EUA “se aperceberam que não há solução militar para reabrir” Ormuz.

Sismo de magnitude 3,3 na escala de Richter sentido em Leiria e Lisboa
O tremor não causou danos pessoais ou materiais, mas foi sentido com intensidade moderada: em Leiria, no concelho do Bombarral, e em Lisboa, nos concelhos de Alenquer e Cadaval.

Há quase 1400 pessoas em casas-abrigo. Governo quer avaliar e repensar estas respostas
Equipa de trabalho tem 90 dias para analisar os actuais regimes de financiamento e identificar necessidades territoriais.

Treze mortos em ataque ucraniano com drones à região russa do Tartaristão
Pelo menos treze pessoas, entre as quais uma criança, morreram num ataque de drones ucraniano à cidade russa de Nizhnekamsk. Na Ucrânia, um ataque russo matou cinco pessoas perto de Kharkiv.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade