Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Novas regras no SNS: como posso actualizar registo? Vivo no estrangeiro, tenho direito a médico de família?
Novas regras do Registo Nacional de Utentes entraram em vigor este Verão. Há agora 9,2 milhões de pessoas com médico de família atribuído.

Lionel Messi anuncia o adeus à selecção argentina: “Não tenho mais para dar”
Decisão de se retirar e da “albiceleste” aos 39 anos “dói na alma” do jogador com mais internacionalizações pela campeã do mundo de 2022.

Abriram 108 vagas no sector social para dar descanso aos cuidadores informais. Apoio por voluntários só em Setembro
O projecto-piloto, presente em 18 concelhos, permite acompanhar pessoas com necessidade de cuidados na ausência dos seus cuidadores e prevê um investimento de mais de 200 mil euros no ano corrente.

PCP quer livros de fichas, refeições e material escolar grátis para todos os alunos
Comunistas vão voltar a propor a criação de uma rede pública de creches e a gratuitidade dos livros de fichas, do material escolar obrigatório e das refeições escolares.

Estratégia Nacional de Armazenamento de Energia entra em consulta pública
Governo quer 9,76 GW em baterias e bombagem hídrica até 2040. Consulta pública prolonga-se por 20 dias.

Luís Neves está “absolutamente tranquilo” e fala esta terça-feira “sobre os assuntos todos”
O ministro da Administração Interna foi confrontado na Madeira com a possibilidade de o Chega avançar com uma moção de censura ao Governo. “Amanhã falaremos sobre isso” e outros assuntos, garantiu.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade