Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Um morto e pelo menos 20 feridos em acidente ferroviário em Barcelona
Um muro caiu sobre os carris. É o segundo acidente grave com comboios em Espanha, esta semana.

Federação dos Médicos diz que Governo reconhece gravidade no SNS e abre porta ao diálogo
De acordo com Joana Bordalo e Sá, a tutela considerou ainda essenciais as propostas da Fnam sobre o internato médico, a parentalidade, a avaliação e a progressão na carreira.

O Sporting faz da agonia um refresco e abate o campeão da Europa
Houve sofrimento e momentos de verdadeira agonia futebolística, mas o Sporting aguentou na defesa, encontrou conforto no sofrimento e superou-se no ataque. O campeão da Europa caiu em Alvalade.

Os alvos de Seguro e Ventura
Seguro agregou votos além dos do PS e soma apoios à direita, de apoiantes da AD e da IL, que, espera, se traduzam em votos. Ventura começa a ganhar terreno onde a AD dominava. A norte do país. Editorial deMarta Moitinho Oliveira

Polícia moçambicana confirma suicídio do administrador do banco da CGD e do BPI
Primeira versão da polícia falava em homicídio. Investigação vai tentar determinar as razões para o suicídio de Pedro Ferraz Correia dos Reis.

Triunfo histórico de Portugal frente à Dinamarca no Europeu de andebol
Exibição “brutal” frente aos campeões olímpicos e tetracampeões mundiais garante “main round” com distinção.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade