Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ministro da Educação diz que há menos docentes em falta, mas também “escolas com excesso de professores”
Fernando Alexandre está nesta quarta-feira no Parlamento e volta a questionar números que “sobrestimam o número de alunos sem aulas”.

Seis ruas na Baixa do Porto passam a integrar zona condicionada ao trânsito automóvel
A partir de 14 de Abril o trânsito automóvel passará a estar condicionado nas ruas das Carmelitas, da Galeria de Paris, do Conde de Vizela, da Fábrica, de Santa Teresa e de Avis.

Incêndios: ministro da Administração Interna reconhece que o Verão vai ser “muito duro”
Equipas do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e estruturas militares estão desde hoje nos territórios mais atingidos pelas tempestades para ajudar a limpar os terrenos e abrir aceiros.

Concurso de professores tem mais de oito mil vagas, menos 24% do que no ano passado
Estudantes que estejam a concluir mestrados em ensino vão poder apresentar-se a concurso. Há cerca de 3800 docentes que passam para os quadros.

SNS: doentes com prioridade máxima poderão esperar mais tempo por cirurgia programada
Nova portaria que define os tempos máximos de resposta garantidos no SNS reduz níveis de prioridades. Nas consultas de especialidade para doentes oncológicos e cardíacos também há alterações.

Câmara de Idanha-a-Nova pede esclarecimentos ao Ministério da Educação sobre a Clonlara Portugal
Município diz desconhecer casos de crianças e jovens no concelho “que se encontrem em incumprimento da legislação portuguesa”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade