Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Loulé: Uma biografia sensorial
Este é o primeiro de dois capítulos de uma biografia de Loulé, definida pelos sentidos e por pequenas histórias que tentam desvendar a sua genuína essência. Crónica de João da Silva

Conheça a lei para instalar postos de carregamento de carros eléctricos em garagens partilhadas
Neste episódio do Plug-in, falamos com o advogado Luís Gaspar sobre as regras de instalação de tomadas ou postos de carregamento de veículos eléctricos em espaços partilhados.

Fórmula 1: George Russell conquista primeira pole position do ano
Max Verstappen vai partir apenas do 20.º lugar da grelha, depois de ter embatido no muro de protecção. Kimi Antonelli comprovou bom momento da Mercedes.

As principais inovações do Galaxy S26

Estivemos no lançamento dos Samsung Galaxy S26 e partilhamos as novidades mais diferenciadoras para a experiência de utilização.

Os portugueses que vão aos restaurantes Michelin são poucos mas fiéis
Os clientes nacionais são uma minoria, que representa 10 a 20%, nos restaurantes estrelados. Há um grupo de foodies, que vai e repete, e há os que vão uma vez na vida, numa ocasião especial.

Chefs à beira de um ataque de estrelas: a pressão Michelin
Na alta cozinha, a estrela valida talento e atrai clientes. Mas também testa limites, expõe fragilidades e pode pesar na sanidade mental de quem a persegue. Gala Michelin decorre na Madeira no dia 10.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade