Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Platão era woke
Olhando para a Atenas de Platão, esta mostra-se problemática. É que o filósofo considerava a poetisa Sapho, de Lesbos, a “décima musa”, tal a beleza ardente da sua “poesia do desejo” pelas mulheres. Opinião de Graça Castanheira

O “tio” Mário e os “patriotas” do 1143: apoios ao grupo neonazi e ao seu líder expõem afinidades no Chega
Dirigentes, candidatos, autarcas e membros do Chega apoiaram em público o “preso político” Mário Machado e o 1143, organização visada na Operação Irmandade, considerada criminosa pelas autoridades.

Dirigente do 1143 acusa deputado do Chega de comprar votos a membros do grupo neonazi
O deputado do Chega Rui Afonso, líder distrital do partido no Porto, é suspeito de inscrever elementos do movimento neonazi 1143 e comprar votos para disputas eleitorais internas.

Zelensky, o retrato de um herói improvável
Para milhões de pessoas, Zelensky é o que vêem de mais próximo da figura de um herói contemporâneo, num mundo à míngua de heróis. Análise de Teresa de Sousa

A liturgia não é uma peça de museu
O Papa Leão XIV destacou três palavras para caracterizar o que deve ser a Quaresma: Escutar a voz de Deus e do Mundo, Jejuar das palavras ofensivas para estarmos mais Juntos uns dos outros. Opinião de Frei Bento Domingues O.P.

Relações perigosas entre Chega e 1143
Investigação do PÚBLICO revela não só a permeabilidade de ideais entre membros do Chega e o grupo neonazi 1143 como indicia esquemas de financiamento ilegal do partido. Editorial deHelena Pereira

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade