Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Bipartidário ou nem tanto
André Ventura vai tentar apagar o resultado poucochinho desta noite com uma campanha barulhenta a Belém. Opinião de Susana Peralta

Albufeira passa a laboratório do Chega na política autárquica
Rui Cristina, ex-militante do PSD, põe fim a mais de duas décadas de poder dos sociais-democratas em Albufeira. “Houve quem fizesse reinar o medo, mas a vitória foi nossa.”

CDS mantém as seis autarquias e Melo canta vitória
O líder do CDS-PP, Nuno Melo, falou numa noite eleitoral “muito feliz” para o partido, que conseguiu manter as seis câmaras municipais que tinha em 2021 e ganhar mais uma em coligação.

O velho país político resiste no poder local
O PSD foi o grande vencedor. Porque aumentou o número de câmaras e principalmente porque consolidou a sua força nos maiores municípios do país, conservando Lisboa e reconquistando o Porto. Opinião de Manuel Carvalho

“Queria ter a certeza, e é assim: esta é a minha 11.ª eleição”: Isaltino Morais tem vitória esmagadora em Oeiras
O autarca aumentou a votação que teve em 2021, de 50,86 %, para 61,94%. O PS ficou em segundo com 11,29 % e o Chega em terceiro com 8,48% dos votos.

Dores Meira reconquista Setúbal e esmaga CDU
As primeiras projecções vieram amargar a boca aos apoiantes de Meira, que desde cedo se concentravam no local. A vitória parecia certa, mas com o PS a uma distância muito mais curta do que o esperado.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade