Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Quando os eleitores começam a decidir em frente da televisão
A principal surpresa foi aquela que era a maior expectativa: a prestação de Henrique Gouveia e Melo. Análise de São José Almeida

Deus é o diabo na terra do sol
É preciso resgatar a empatia, o respeito às diferenças. A empatia só existe quando o outro é outro. Senão, é narcisismo. Ou autocompaixão deslocada. Opinião de Mário Araújo

Conselho para a Exploração do Mar recomenda “captura zero” da enguia europeia em 2026
Uma investigação nos estuários dos rios Minho, Lima e Douro mostra que as enguias capturadas em zonas poluídas apresentam um estado de saúde significativamente debilitado.

Aos meus, um abraço à meia-noite
É no Natal que sentimos o maior abismo. Chegamos à meia-noite antes ou muitas horas depois de quem amamos. Estamos numa mesa que não é a nossa. Crónica de Pedro Sampaio Minassa

A receita do meu Natal: a aletria da Inês Diniz é a alegria do Natal
Juntamente com os filetes de polvo com arroz do mesmo, a aletria é um dos pratos icónicos da Casa Inês, agora no Time Out Market do Porto. Sem segredos, mas com a mão de quem sabe.

Debora, Anne e Tiago: como pensam três pesquisadores brasileiros em Portugal
Três cientistas brasileiros que vivem em Portugal explicam ao PÚBLICO Brasil como é o dia adia de quem trabalha com pesquisas, mas enfrenta os desafios de qualquer imigrante.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade