Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Quem ganhou o debate entre Marques Mendes e Cotrim de Figueiredo?
Neste Soundbite, a análise aos debates de sábado (Catarina Martins - António José Seguro) e domingo (Marques Mendes - Cotrim de Figueiredo).

António Filipe e Jorge Pinto afastaram-se na Europa e Ucrânia, juntaram-se na eutanásia e lei laboral
Num debate a falar para o eleitorado à esquerda, exploraram-se distâncias sobre o projecto europeu e a Ucrânia. Filipe renegou a Rússia, Pinto diz que “ser patriota é querer ter voz” na Europa.

Junta militar na Guiné-Bissau promulga Carta Política de Transição que suspende Constituição
O documento estabelece um período de transição de 12 meses, mantém os capítulos sobre direitos, liberdades e garantias, e reafirma o compromisso do país com os acordos internacionais.

O discurso de ódio é o melhor escudo democrático
O discurso de ódio deve ocupar o seu lugar no palco da democracia. Prefiro agarrar-me ao otimismo antropológico e acreditar que a lucidez emergirá para condenar o discurso de ódio à tumefação que é. Opinião de Paulo Vila Maior

O foguete retórico de Luís Montenegro
Do nada, Luís Montenegro prometeu uma subida espectacular de salários se todos alinharem com o que está inscrito na reforma laboral. Fê-lo em jeito de promessa, como uma campanha eleitoral. Editorial dePedro Candeias

Esquerda não vê greve como novo fôlego; sindicatos assumem a guerra pelos partidos, dizem politólogos
Politólogos questionados pelo PÚBLICO dizem que os sindicatos e trabalhadores estão a assumir a liderança da luta que os partidos de esquerda já não têm poder no Parlamento para travar.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade