Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Polícia identifica brasileiro na França que financiava ataques a escolas no Brasil
Segundo núcleo da Polícia Civil, adolescente promovia ações violentas e induzia meninas à automutilação. Investigação levou à emissão de alerta azul da Interpol.

O crime compensa na Guiné-Bissau
Missão da CEDEAO foi à capital guineense fazer um favor aos militares golpistas. Jornalista moçambicano com equipamento apreendido. Entrevista com a investigadora Sheila Khan.

Programa de estudo da ionosfera criou sismos na Venezuela? Narrativa antiga não tem sustentação científica
Há vários anos que uma teoria da conspiração relaciona o HAARP, programa de estudo de uma camada superior da atmosfera com a ocorrência de sismos. Especialistas consideram relação inverosímil.

Biden forneceu mais de cem mil milhões de dólares em equipamento militar à Ucrânia? Falso
Até Abril de 2026, os EUA deram cerca de 73 mil milhões de dólares em apoio militar à Ucrânia, valor inferior às “centenas de milhares de milhões” indicadas por Trump depois da reunião com Erdogan.

Os EUA de Rita Siza, da era Bush à esperança de Obama
O Fogo e Fúria convida alguns dos antigos correspondentes do PÚBLICO nos EUA, a propósito dos 250 anos da independência do país.

Hacks e The Pitt lideram as nomeações aos Emmys
O anúncio foi feito esta quarta-feira. Na comédia, a série mais nomeada é Hacks, à quinta e última temporada, enquanto a favorita no drama é The Pitt, que vai na segunda.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade