Ilustração sobre a Localidade

Ansião

Ansião foi elevada a vila em 1465 por D. Afonso VI. Em 1514, D. Manuel concede foral à localidade. Nesta época foi instalado o pelourinho cuja base está assente em várias bolas de pedra. A ponte da entrada da vila guarda uma lápide com indicações em latim, da época do senhorio dos condes da Ericeira. Conta a tradição local que a Rainha Santa teria se banhado na ribeira de Ansião por baixo da Ponte da Cal.

A Igreja Matriz guarda entre os seus tesouros imagens renascentistas de São Gregório e São Sebastião esculpidas em pedra. No interior da Igreja da Misericórdia encontra-se um portal barroco emoldurado com colunas clássicas. O escadório dá acesso à Ermida da Senhora da Paz, local de conforto espiritual. No largo da Igreja Matriz, poderá encontrar ainda uma bela casa senhorial com janelas de cantaria.

Ansião sofre hoje de um grave problema de desertificação. O êxodo para as grandes cidades está patente, sobre tudo nas camadas mais relevantes para a economia. Algumas ruas já estão desertas com as casas a virarem ruínas em virtude da falta de manutenção. Em especial as ruas que saem do Largo do Municípo mereciam uma atenção especial para a sua recuperação.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Governo condena ataque a viaturas da PSP durante operação em Rabo de Peixe
Agentes tiveram de fazer disparos para o ar depois de terem sido surpreendidos por um grande número de pessoas e pelo arremesso de pedras e barratos durante uma operação contra o tráfico de droga.

Luís Neves desafia protocolo de segurança ao conduzir viatura apreendida pela PJ
Ministro da Administração Interna recorre a carro que já utilizava durante a liderança da Polícia Judiciária, apesar de contar com viaturas oficiais, motoristas e seguranças do Governo.

Qual é o melhor último mês?
Os japoneses ensinaram-nos que copiar é inteligente, desde que se aproveite para pensar no que se copia, para poder melhorar, e adaptar ao tempo actual, e às necessidades de um público diferente. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Menina de quatro anos morre afogada em piscina em Vila Real
Equipas de emergência constataram que criança estava em paragem cardiorrespiratória após a chegada ao local.

Três bombeiros feridos em Arouca estão em estado crítico
Veículo dos Bombeiros Voluntários de Arouca despistou-se e caiu numa ravina de 150 metros. Feridos estão no Hospital de Santa Maria da Feira.

O Benfica falhou a goleada e deixou a Liga Europa em aberto
“Encarnados” foram muito superiores aos dinamarqueses e ficaram a dever a si próprios uma vitória mais robusta. Partem para a segunda mão com dois golos de vantagem.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade