BUGA
Pedalar por Aveiro
Vai uma volta de BUGA?
Aveiro já há muito é conhecida como a Veneza Portuguesa, com a sua ria a penetrar por entre os bairros alegres. Mas há cerca de dois anos ganhou uma nova comparação: a Amsterdão lusitana. Porque tal como esta cidade holandesa, Aveiro passou a convidar residentes e visitantes a aventurarem-se em passeios de bicicleta. Foi o nascimento das já famosas BUGA, disponibilizadas gratuitamente a todos os cidadãos, sem burocracias e com total liberdade: basta pegar, andar e largar.
Esta iniciativa, inédita no nosso país, partiu da Câmara Municipal de Aveiro e integrou-se numa campanha global destinada a promover a cidade como "amiga" dos seus habitantes e visitantes. Bem explícito no slogan da campanha: "Aveiro. Uma cidade que gosta de ti!". Que também poderia ser: "BUGA numa cidade que gosta de ti!", porque foi esse o nome com que baptizaram as companheiras de viagem.
Mas o nome BUGA encerra em si uma finalidade descritiva, pois é a sigla da Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro.
Não se trata de uma cópia do que já é praticado noutras cidades mundiais, segundo a Câmara, mas sim uma ideia inspirada no que já é praticado noutros lugares, com as devidas adaptações às estruturas da cidade.
As BUGA têm um design muito próprio e característico que as diferencia de qualquer outro engenho a pedais. Além de ter um quadro distinto, cabos e mudanças estão escondidos dentro das coberturas. Uma imagem diferente das habituais bicicletas que se prende, também, com o facto de se querer evitar que sejam objecto de furto.
Pegar, pedalar e largar
O programa iniciou com 200 bicicletas, distribuídas por diversos parques de estacionamento, construídos para o efeito, dispersos pela cidade. O sistema de uso é semelhante ao dos carrinhos de compra dos supermercados. Quem quiser pedalar introduz uma moeda no veículo que só recuperará ao deixá-lo num dos parques existentes: parques BUGA.
Quanto às regras gerais de utilização, fique a saber que todos os cidadãos podem pedalar nas BUGA, com excepção das crianças. E o período de utilização decorre durante o dia. Além disso, o novo veículo municipal pode circular em qualquer local da cidade, havendo, no entanto, algumas pistas apropriadas de forma a facilitar a circulação do tráfego normal.
As BUGA acabam por ser a marca de um estilo de vida mais saudável, em permanente relação com a natureza, fazendo da cidade um local privilegiado para se viver e, claro, para visitar.
Linha BUGA: 96 7050 441
http://www.cm-aveiro.pt/buga
Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net
*Fotos participantes do 1o. Concurso Fotográfico RC. Reproduzidas em concordância com o regulamento do Concurso.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Estados Unidos pedem a cidadãos nacionais para deixarem Venezuela por causa de milícias armadas Aviso dá conta de controlos por parte de grupos armados que estarão à procura de possíveis apoiantes dos EUA. Mais de 420 doentes aguardam primeira observação nas urgências hospitalares Segundo o Portal do SNS, a região de Lisboa e Vale do Tejo concentrava o maior número de doentes em espera, com um total de 224. Manoel Carlos: “Novela é que nem passarinho, é de quem pegar” Se perguntarem no Brasil quem é Manoel Carlos todo o mundo saberá dizer. É o homem que assina algumas das maiores novelas de sucesso do Brasil. Conversa exclusiva numa cervejaria. No Leblon, claro. Governo do Ceará vai pagar translado do corpo da babá brasileira morta em Portugal Lucinete Freitas foi morta em 5 de dezembro de 2025 pela própria patroa, também brasileira, e encontrada 13 dias depois pela Polícia Judiciária. Família não tem como arcar com cerca de 10 mil euros. Protecção Civil abre processo a reforço de ambulâncias, mas Liga dos Bombeiros rejeita qualquer ilegalidade Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou a criação, para este fim-de-semana, de uma task-force de quatro ambulâncias dos bombeiros da Ajuda, Cabo Ruivo, Camarate e Cascais para socorro pré-hospitalar. Manoel Carlos (1933-2026), uma assinatura inconfundível na história da telenovela brasileira Os seus dramas da burguesia carioca (e as suas Helenas) marcaram uma época da Globo, onde chegou pela mão de Jô Soares. Baila Comigo, Por Amor e Laços de Família foram alguns dos títulos mais famosos. Opinião de Laura Mattos
|