BUGA
Pedalar por Aveiro
Vai uma volta de BUGA?
Aveiro já há muito é conhecida como a Veneza Portuguesa, com a sua ria a penetrar por entre os bairros alegres. Mas há cerca de dois anos ganhou uma nova comparação: a Amsterdão lusitana. Porque tal como esta cidade holandesa, Aveiro passou a convidar residentes e visitantes a aventurarem-se em passeios de bicicleta. Foi o nascimento das já famosas BUGA, disponibilizadas gratuitamente a todos os cidadãos, sem burocracias e com total liberdade: basta pegar, andar e largar.
Esta iniciativa, inédita no nosso país, partiu da Câmara Municipal de Aveiro e integrou-se numa campanha global destinada a promover a cidade como "amiga" dos seus habitantes e visitantes. Bem explícito no slogan da campanha: "Aveiro. Uma cidade que gosta de ti!". Que também poderia ser: "BUGA numa cidade que gosta de ti!", porque foi esse o nome com que baptizaram as companheiras de viagem.
Mas o nome BUGA encerra em si uma finalidade descritiva, pois é a sigla da Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro.
Não se trata de uma cópia do que já é praticado noutras cidades mundiais, segundo a Câmara, mas sim uma ideia inspirada no que já é praticado noutros lugares, com as devidas adaptações às estruturas da cidade.
As BUGA têm um design muito próprio e característico que as diferencia de qualquer outro engenho a pedais. Além de ter um quadro distinto, cabos e mudanças estão escondidos dentro das coberturas. Uma imagem diferente das habituais bicicletas que se prende, também, com o facto de se querer evitar que sejam objecto de furto.
Pegar, pedalar e largar
O programa iniciou com 200 bicicletas, distribuídas por diversos parques de estacionamento, construídos para o efeito, dispersos pela cidade. O sistema de uso é semelhante ao dos carrinhos de compra dos supermercados. Quem quiser pedalar introduz uma moeda no veículo que só recuperará ao deixá-lo num dos parques existentes: parques BUGA.
Quanto às regras gerais de utilização, fique a saber que todos os cidadãos podem pedalar nas BUGA, com excepção das crianças. E o período de utilização decorre durante o dia. Além disso, o novo veículo municipal pode circular em qualquer local da cidade, havendo, no entanto, algumas pistas apropriadas de forma a facilitar a circulação do tráfego normal.
As BUGA acabam por ser a marca de um estilo de vida mais saudável, em permanente relação com a natureza, fazendo da cidade um local privilegiado para se viver e, claro, para visitar.
Linha BUGA: 96 7050 441
http://www.cm-aveiro.pt/buga
Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net
*Fotos participantes do 1o. Concurso Fotográfico RC. Reproduzidas em concordância com o regulamento do Concurso.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
“NATO 3.0”: EUA “autorizam Europa a ter Exército próprio para se defender da Rússia” As lições da Conferência de Munique para a relação transatlântica, os 80 anos do “longo telegrama”, Rubio na Hungria e a influência do Projecto 2025 na Casa Branca em análise no podcast Diplomatas. Uma refinaria antes da demolição, ou o som como memória da Galp em Leça: Ricochete Instalação na antiga fábrica de conservas Vasco da Gama, em Matosinhos, explora artisticamente o “ecossistema sonoro muito próprio” de uma paisagem industrial em transformação. GNR desmantelou rede organizada de tráfico de droga e deteve 20 pessoas Guardia Civil colaborou com a GNR. Foram apreendidos 14 carros de gama alta, vários tipos de armas e câmaras CCTV. Presidente deposto da Coreia do Sul condenado a prisão perpétua O juiz considerou o conservador culpado de mobilizar forças militares e policiais em Dezembro de 2024, numa tentativa ilegal de tomar o Parlamento. Despertador: Autarca pede “mais controlo” para empresas como a E-Redes: “Parecem intocáveis”
Artista brasileira apresenta obras feitas com fios em Portugal A exposição Habitar, da artista visual Ju Bock, exibe trabalhos inéditos de tapeçaria contemporânea. A mostra pode ser visitada até o dia 31 de março, na Fema Gallery, em Cascais.
|