Características geo-fisicas
Temperatura
A temperatura média anual da cidade de Aveiro ronda os 15 graus centígrados. Os períodos mais quentes desta cidade do litoral beirão ocorrem nos meses de Junho, Julho e Agosto. Nestes meses as temperaturas disparam, ultrapassando, por vezes, os 30 C. Já o frio envolve a cidade em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, mas, mesmo assim, a temperatura média não é baixa rondando os 10 C. Por estes valores é fácil perceber que se trata de um local com um clima ameno, onde as temperaturas não sofrem grandes oscilações ao longo do ano, sendo por isso convidativo quer nos meses de Verão, quer nos de Inverno.
Humidade
Quanto a este factor climatérico, as médias anuais de humidade do ar estão compreendidas entre 79 e 88 por cento, resultando estas percentagens elevadas da evaporação permanente que se verifica na Ria e ainda da humidade trazida pelos ventos quentes que, soprando do mar, são influenciados pela Corrente do Golfo.
Pluviosidade
No que diz respeito às chuvas, elas ocorrem em maior intensidade em Janeiro (135 mm), Novembro (130 mm) e Dezembro (125 mm), ocorrendo os valores mínimos em Julho (12 mm) e Agosto (16 mm). O valor médio anual de precipitação é da ordem dos 900 mm.
Ventos
Os ventos são uma constante ao longo de todo o ano, com predominância dos ventos de Noroeste e Norte. No Inverno, há grande variedade de Fumos, com importância decrescente de Sul, Norte e Sudeste. Na Primavera, a variedade é menor, sendo predominantes os ventos de Noroeste e, menos acentuados, os do Norte, situação que se repete no período de Verão. No Outono, a predominância de Noroeste vai diminuindo, aumentando, progressivamente, a influência dos ventos de Sudeste e Sul.
Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
O espectáculo das eleições Os eleitos vão mudando, e os eleitores também, mas o carácter improvisado das noites eleitorais, uma certa euforia democrática, de poder votar e de poder eleger, isso fica. E dá gosto ver. Crónica de Miguel Esteves Cardoso Era este o Benfica que procurava José Mourinho? A viagem a Vila do Conde foi o jogo perfeito: houve descanso físico e emocional na segunda parte, depois de uns primeiros 45 minutos que são tudo aquilo que Mourinho ainda procurava nesta equipa. Casal de músicos pernambucanos morre em acidente em Portugal Adriana Nascimento e Jardel de Souza faziam parte da Igreja Baptista de Coimbra, na região central de Portugal, e eram formados pelo Conservatório de Música de Pernambuco. O acordo UE-Mercosul num mundo “America First” O acordo com o Mercosul é a negação europeia do corolário trumpista do “America First” e do regresso, sem disfarces, da velha lógica das esferas de influência. Editorial deTiago Luz Pedro António José Telo: “Sem os Estados Unidos, a Europa não tem capacidades para enfrentar as ameaças à sua volta” Venezuela, Gronelândia e Ucrânia. Trump reclama para si o papel de “um novo xerife” numa arena em que disputa o poder com a Rússia e a China. Qual o papel da Europa nesta nova conjuntura? A experiência nem sempre é um posto e Cristian Chivu é a prova Escolhido para treinador do Inter de Milão com base na experiência de 13 jogos numa equipa que lutava para não descer, o ex-defesa romeno está a liderar a Série A italiana.
|