Características geo-fisicas
Temperatura
A temperatura média anual da cidade de Aveiro ronda os 15 graus centígrados. Os períodos mais quentes desta cidade do litoral beirão ocorrem nos meses de Junho, Julho e Agosto. Nestes meses as temperaturas disparam, ultrapassando, por vezes, os 30 C. Já o frio envolve a cidade em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, mas, mesmo assim, a temperatura média não é baixa rondando os 10 C. Por estes valores é fácil perceber que se trata de um local com um clima ameno, onde as temperaturas não sofrem grandes oscilações ao longo do ano, sendo por isso convidativo quer nos meses de Verão, quer nos de Inverno.
Humidade
Quanto a este factor climatérico, as médias anuais de humidade do ar estão compreendidas entre 79 e 88 por cento, resultando estas percentagens elevadas da evaporação permanente que se verifica na Ria e ainda da humidade trazida pelos ventos quentes que, soprando do mar, são influenciados pela Corrente do Golfo.
Pluviosidade
No que diz respeito às chuvas, elas ocorrem em maior intensidade em Janeiro (135 mm), Novembro (130 mm) e Dezembro (125 mm), ocorrendo os valores mínimos em Julho (12 mm) e Agosto (16 mm). O valor médio anual de precipitação é da ordem dos 900 mm.
Ventos
Os ventos são uma constante ao longo de todo o ano, com predominância dos ventos de Noroeste e Norte. No Inverno, há grande variedade de Fumos, com importância decrescente de Sul, Norte e Sudeste. Na Primavera, a variedade é menor, sendo predominantes os ventos de Noroeste e, menos acentuados, os do Norte, situação que se repete no período de Verão. No Outono, a predominância de Noroeste vai diminuindo, aumentando, progressivamente, a influência dos ventos de Sudeste e Sul.
Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net
COMENTÁRIOS DOS LEITORES
Ainda não há comentários para este artigo.
|
|

Click for weather forecast
NEWSLETTER
Subscrever a newsletter:
ARRENDA-SE.NET
Quartos, apartamentos, casas, etc
RECADINHOS
Últimos recadinhos dos leitores:
Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20
RELÓGIO
Veja que horas são no mundo
NOTÍCIAS
Jornal O PÚBLICO
Vinhas Velhas. “A melhor forma de o Alentejo ter futuro é mostrar o que tem de puro” O Alentejo não é uma região conhecida pelas vinhas velhas, mas também as tem. E há quem procure preservá-las a todo o custo. Do viticultor António Calado ao reputado enólogo António Maçanita. Paul Motian em reinterpretação aberta, jazz contemporâneo O quarteto de Hernâni Faustino, Pedro Branco, José Lencastre e João Sousa recorda o celebrado baterista com um jazz contemporâneo e aberto.
Mesa posta: quando a decoração faz parte do banquete de fim de ano As brasileiras Priscila Benesi e Monique Alves ensinam a montar uma bela mesa para as festas de Natal e de ano-novo sem gastar muito. Liderança de Portugal nas renováveis contrasta com paralisia na economia circular Relatório do Estado do Ambiente mostra avanços significativos na transição energética, mas pegada excessiva de recursos materiais e a pressão sobre o solo ameaçam a sustentabilidade a longo prazo. Nuno Markl sofreu um segundo AVC: “Foi dos dias mais tristes da minha vida” “Eu já me estava a mexer, já mexia a mão, já segurava o telemóvel com esta mão, já conseguia lavar a cabeça com as duas mãos”, descreveu o humorista no podcast Isso não se diz de Bruno Nogueira. As luzes de Natal como resistência O Natal começa quando iluminamos o que estava escuro. Num tempo de incerteza, pensar a luz é pensar esperança, escolha e a recusa de caminhar às cegas. Crónica de Carlos Barros
|