Ilustração sobre a Localidade

Gastronomia

Tradições gastronómicas de Aveiro

As tradições gastronómicas de Aveiro devem-se, em boa parte, aos paladares adocicados daqueles que, ao longo do tempo, foram cozinhando as receitas que agora fazem as delícias de residente e visitantes. Um caso exemplar é o das freiras do Convento de Jesus. Deixaram um legado capaz, já disse alguém, de nos fazer "cantar louvores supremos". São os típicos ovos moles, pois claro. Símbolo de Aveiro por excelência, são servidos em barriquinhas de madeira decoradas com coloridas pinturas de temática regional ou em revestimento de hóstia imitando formas marinhas.
Percorrendo um pouco mais a doçaria aveirense, encontramos outros legados de conventos religiosos da região de igualmente fazer crescer água na boca. Deixamos aqui apenas alguns exemplos: raivas, ovos em fio, castanhas doces, bolos de vinte e quatro horas, fatias húmidas, barrigas de freira.


Mas não só em doçaria é rica a gastronomia da região. Os apreciadores da boa mesa podem regalar-se com pratos de carne e de peixe, sobretudo deste último, fruto dos bem apaladados pratos dos pescadores que povoaram, e ainda povoam, este litoral lusitano.
Comecemos pelas receitas de peixe. As sugestões são a caldeirada de enguias ou as enguias de escabeche, a raia em molho pitau, as espetadas de mexilhão e as caldeiradas de vários peixes da Ria e do mar.
Quanto às carnes, prove que não se arrepende o suculento carneiro à lampantana (assado na caçoila de barro preto), o estaladiço leitão assado, a chanfana de borrego ou de cabrito, o chouriço com grelos ou, ainda, uns apetitosos rojões.

 

Texto de Joana Simões especialmente para o regiaocentro.net

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Cabo Verde rejubila. “Não há nada mais sublime que libertação da subjugação colonial”
Sessão solene na assembleia nacional marcada pela celebração do percurso feito pelo país desde a independência, a 5 de Julho de 1975. Mas também por reconhecimento dos grandes desafios que enfrenta.

Histórias do Tour: o estranho caso de Benjamin Bottom
Durante a Volta a França, o PÚBLICO traz histórias e curiosidades sobre equipas e ciclistas em prova.

Pedidos de nacionalidade pendentes cresceram dez vezes numa década
Neste momento, segundo dados divulgados este sábado pelo Governo, há 515 mil pessoas à espera de decisão num processo de nacionalidade

Turquia: mais três presidentes de câmara da oposição detidos
Repressão intensifica-se no país: depois da detenção do principal rival de Erdogan, são já um total de 11 os autcarcas da oposição detidos.

Parque Natural Sintra-Cascais interditado devido a risco de incêndio
Este domingo não vai ser possível circular no Parque Natural. A depressão Martinho, ocorrida em Março de 2025, agravou o risco de incêndio.

Alargamento do pré-escolar: IPSS terão “concurso próprio a lançar este mês”
É na região da Grande Lisboa que se concentra o maior número de vagas em falta. Depois de concurso para financiamento de privados, segue-se o do sector social.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade