Ilustração sobre a Localidade

Ria

Natureza

Ria

E pensar que a formosa Ria resultou de um acidente hidrográfico? É verdade e um dos mais belos da costa portuguesa. 
A Ria de Aveiro é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do séc. XVI, formaram uma laguna. 
Esta extensão lagunar ocupa 11.000 hectares, dos quais 6.000 estão permanentemente alagados, e é composta por quatro grandes canais ramificados em esteiros que circundam um sem número de ilhas e ilhotes. Ela é também o local eleito pelos rios Vouga, Antuã e Boco para desaguar os seus caudais.
Intrinsecamente ligada ao mar, dada a sua proximidade geográfica, a Ria é ainda por ele influenciada directamente. Comunica com o "filho do oceano" através de um canal que corta o cordão litoral entre a Barra e S. Jacinto, permitindo o acesso de embarcações de grande porte ao Porto de Aveiro.
Rica em peixes e aves aquáticas, possui grandes planos de água, locais de eleição para a prática de todos os desportos náuticos. E, sobretudo, é utilizada para a produção de sal. Uma actividade que já teve grande importância na economia aveirense, mas que tem vindo a perder com o decorrer dos anos a sua preponderância. Ainda assim, esta cultura continua viva, existindo actualmente dezenas de salinas em laboração. Praticada por meio de técnicas milenares, a produção de sal constitui uma das actividades tradicionais mais características de Aveiro.
Quanto ao Norte da Ria, a sua especificidade continua a dar cor à paisagem através da navegação frequente dos barcos moliceiros. Estas embarcações únicas e de linhas perfeitas, decoradas com ingénuos painéis decorativos, continuam a apanhar o moliço fertilizante de eleição, bem dentro dos mais exigentes e actuais parâmetros ecológicos, que transformou solos estéreis de areia em exuberantes terrenos agrícolas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Governo muda fórmula do último apoio estatal de 343 milhões à TAP
Empresa vai reduzir o capital social em 666,4 milhões para limpar prejuízos e alterar a forma como o Estado aplica o último apoio, tendo em vista uma emissão de até 400 milhões em obrigações.

Grupo parlamentar do PS pede explicações ao ministro das Finanças sobre redução de serviços na Caixa
Em causa a redução do serviço de tesouraria em cerca de 40 agências, mas que poderão chegar a uma centena, onde o levantamento de dinheiro só pode ser feito com cartão bancário.

Xavier Barreto: é preciso “acrescentar recursos especializados” às linhas de saúde
Representante dos administradores hospitalares questiona que pediatras vão estar nos CAC pediátricos e recorda medidas do Plano de Emergência e Transformação na Saúde que ficaram de fora do plano.

Média de investimento em ciência na CPLP é inferior a 1% do PIB
Apenas Portugal e Brasil superam a média de investimento em ciência e tecnologia entre os países que pertencem a esta comunidade de países falantes de português.

Um documentário, um musical, uma exposição, um falso biopic: tudo pelos Pavement
O filme Pavements, esta semana no Doclisboa (e em Novembro no Porto/Post/Doc), é uma ambiciosa e criativa homenagem à “banda mais importante e influente do mundo”.

Incêndios: MAI remete reflexão para depois de relatório global da AGIF
Margarida Blasco já recebeu relatório sobre os incêndios que assolaram as regiões norte e centro do país na terceira semana de Setembro, mas remete decisões para mais tarde.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade