Ilustração sobre a Localidade

Ria

Natureza

Ria

E pensar que a formosa Ria resultou de um acidente hidrográfico? É verdade e um dos mais belos da costa portuguesa. 
A Ria de Aveiro é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do séc. XVI, formaram uma laguna. 
Esta extensão lagunar ocupa 11.000 hectares, dos quais 6.000 estão permanentemente alagados, e é composta por quatro grandes canais ramificados em esteiros que circundam um sem número de ilhas e ilhotes. Ela é também o local eleito pelos rios Vouga, Antuã e Boco para desaguar os seus caudais.
Intrinsecamente ligada ao mar, dada a sua proximidade geográfica, a Ria é ainda por ele influenciada directamente. Comunica com o "filho do oceano" através de um canal que corta o cordão litoral entre a Barra e S. Jacinto, permitindo o acesso de embarcações de grande porte ao Porto de Aveiro.
Rica em peixes e aves aquáticas, possui grandes planos de água, locais de eleição para a prática de todos os desportos náuticos. E, sobretudo, é utilizada para a produção de sal. Uma actividade que já teve grande importância na economia aveirense, mas que tem vindo a perder com o decorrer dos anos a sua preponderância. Ainda assim, esta cultura continua viva, existindo actualmente dezenas de salinas em laboração. Praticada por meio de técnicas milenares, a produção de sal constitui uma das actividades tradicionais mais características de Aveiro.
Quanto ao Norte da Ria, a sua especificidade continua a dar cor à paisagem através da navegação frequente dos barcos moliceiros. Estas embarcações únicas e de linhas perfeitas, decoradas com ingénuos painéis decorativos, continuam a apanhar o moliço fertilizante de eleição, bem dentro dos mais exigentes e actuais parâmetros ecológicos, que transformou solos estéreis de areia em exuberantes terrenos agrícolas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

ICAD espera concluir até Agosto concurso para exploração da sala de consumo do Porto
A sala de consumo amovível está instalada na Viela dos Mortos, tendo começado a funcionar em Agosto de 2022. Espera-se que até Agosto deste ano esteja concluido o concurso para a sua exploração.

Richard Carapaz vence 17.ª etapa do Tour vindo da fuga
Remco Evenepoel recuperou alguns segundos face aos dois primeiros classificados da geral, que continua a ser liderada por Tardej Pogacar.

Orçamento e Plano da Madeira para 2024 aprovados no parlamento regional
PSD e CDS-PP aprovaram o documento, com dez votos contra do JPP e IL, e a abstenção do PS, Chega e PAN.

Em Sines, as Tasquinhas são outro festival
Do choco frito e polvo globais à caldeirada do Raspa o Tacho ou às bifanas do Partido Comunista, das sardinhas ao kebab. São Tasquinhas, senhores, todas juntas com vistas baía e porto de pesca.

Grupo de trabalhadores a recibos verdes da Global Media suspende trabalho até pagamento
Sindicato diz que esta situação é “absolutamente inadmissível” e que há centenas de vidas em suspenso. Trabalhadores não recebem pagamentos há dois meses.

Rainha Camila celebra 77 anos em dia de abertura do Parlamento
A rainha está de aniversário, ainda que os holofotes se tenham deslocado para o discurso do rei na apresentação do programa do novo Governo de Keir Starmer.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade