Ilustração sobre a Localidade

Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Natureza

Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

Situada no cordão litoral norte da Ria de Aveiro, esta reserva é o local por excelência da observação da fauna e flora, com destaque para as aves migratórias. Foi criada em 1979 com o intuito de proteger as dunas e o respectivo património florístico e faunístico. Um desafio que foi vencido já que além de representar uma das relíquias do ecossistema litoral do país, é uma das mais bem conservadas da Europa.
A reserva concentra elementos típicos da fauna e flora marinha e também da floresta. Isto porque as dunas estão associadas a uma mata de resinosas com cerca de 100 anos de idade, preenchida por núcleos de folhosas associados a pequenas zonas húmidas. Um espaço bastante rico e heterogéneo que por isso mesmo é considerado um ex-libris dos locais de maior interesse educativo. 
Quanto a medidas. A superfície da reserva é de 666 hectares, dos quais 90 são de reserva de recreio, 473,5 de reserva parcial e os restantes 102,5 de reserva integral.
Apreciá-la só mesmo com um passeio a pé e algumas horas disponíveis. E não faltarão atractivos neste meio natural para que a visita se torne numa das mais belas descobertas do que nos oferece a natureza. A própria reserva está preparada para receber os visitantes e ao longo do trilho foram previstas paragens em locais considerados de maior interesse e, ainda, zonas para merendas, devidamente equipadas. Dizem os técnicos que o tempo médio para percorrer a totalidade do trilho é de cerca de duas horas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Baldio

Israel ataca o Irã: guerra, sobrevivência política e riscos globais
A ofensiva de Israel contra o Irã é cheia de camadas: tática, simbólica, política. É um ataque que serve a muitos propósitos, mas dificilmente trará segurança duradoura ao país de Netanyahu. Opinião de Marina Pereira Guimarães

Drones escondidos e uma base secreta. Como a Mossad e o exército prepararam ataque ao Irão?
Drones explosivos usados no ataque foram sendo contrabandeados e armazenados no Irão pela Mossad.

Os millennials terão mesmo o seu primeiro santo: Carlo Acutis, “influencer de Deus”
Conhecido por “influencer de Deus”, Acutis aprendeu várias linguagens de programação antes da sua morte aos 15 anos e criou sites para divulgar a sua fé.

Pior ataque dos últimos 40 anos contra o Irão é “declaração de guerra”
Os drones do Irão contra Israel não serão ainda a maior parte da retaliação, que deverá incluir ataques a instalações militares e talvez a infra-estrutura crítica, diz a analista Ellie Geranmayeh.

Hyundai Inster: a funcionalidade dos automóveis não se mede aos palmos
Condução confortável e duas opções de bateria, ambas com boa autonomia para um automóvel de características urbanas. Mas a cereja é a funcionalidade com que se pode apresentar.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade