Ilustração sobre a Localidade

História

O burgo de Leiria se desenvolveru a partir do morro onde está implantado o castelo. Depois do século XIII desceu encosta abaixo, até chegar à beira do rio Lis. Leiria nasceu da Collipo romana, fundada no século I a.C, que terá existido na colina de São Sebastião, nas proximidades de Andreus.

Todo o burgo esteve sob domínio dos mouros, até que em 1135, D. Afonso Henriques conquistou o castelo, atribuindo-lhe foral em 1142. A fortaleza foi reconstruída por D. Sancho em 1192, que lhe atribuiu foral em 1195. Neste ano verificou-se o derradeiro ataque dos muçulmanos.

Apesar de Afonso III, em 1254, reunir cortes em Leiria, apenas no reinado de D. Dinis o castelo seria decretado residência real (nesta altura foi doado a Santa Isabel de Aragão juntamente com a alcaidaria). A partir daí, deu-se a expansão da povoação para fora das muralhas protectoras do castelo. As muralhas cercaram novamente a vila pois os perigos de novas guerras com Castela estavam sempre presentes.

Em 1385 teve início a Dinastia de Aviz com a Batalha de Aljubarrota. É nessa altura que é estabelecida a paz defenitiva com Castela. Tem início também a expansão no Norte de África.
Enquanto o reino se afirmava além fronteiras, o povoado crescia até ao rio. As ruas e praças quatrocentistas recebem as feiras medievais afamadas no reino. A conjuntura de desenvolvimento económico e social favoráveis do século XV permitiu que em Leiria fossem criadas a primeira fábrica de papel e uma das primeiras oficinas tipográficas do reino.

Foi durante o século XVI que se construíram a Sé Catedral e a Igreja da Misericórdia. Na Praça Rodrigues Lobo, centro da cidade antiga, foi edificado, também nesta altura, o Paço dos Marqueses de Vila Real. Neste local terá existido um hospital na Igreja de S. Maninho.

O poeta Francisco Rodrigues Lobo, conta, na sua poesia seiscentista sobre a Igreja do Convento de Santo Agostinho, barroca, e também das vistas panorâmicas só possíveis de alcançar do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.
Deste lugar vê-se a cidade, as Termas de Monte Real e o famoso Pinhal de Leiria, base das caravelas usadas nos Descobrimentos Portugueses. Este secular pinhal existe até hoje e continua a circundar a Lagoa da Ervedeira.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ministro das Finanças grego vai liderar o Eurogrupo
Kyriakos Pierrakakis e o vice-primeiro-ministro e ministro do Orçamento belga, Vincent Van Peteghem, eram os únicos candidatos.

Brasileiros criam startup que já reúne mais de 10 mil prestadores de serviços
Fundada pelo engenheiro de informática Wessley Silva e administrada por Amanda Prado, ex-odontóloga e hoje CEO, a empresa surgiu da dificuldade que eles tinham para contratar serviços em Portugal.

Bernardo Gouvêa: “Devemos reforçar a aposta dos vinhos portugueses nos EUA. E com massa crítica”
Bernardo Gouvêa diz que a decisão da ViniPortugal de diminuir de 1,375 milhões de euros para apenas 900 mil euros o investimento no mercado americano em 2026 “deve ser corrigida”.

Bag-in-box e vinho a copo. “Vinhos que têm incorporação de vinhos UE devem ser identificados enquanto tal”
Servir um vinho a copo sem dizer que é da UE ou pôr bag-in-box de vinho importado nas prateleiras reservadas a dada região portuguesa é estar “a enganar o consumidor”, entende Bernardo Gouvêa.

Time anuncia “Personalidade do Ano”: “Os Arquitectos da IA”
A revista norte-americana escolheu como “Personalidade do Ano” os líderes das grandes tecnológicas que se encontram na frente da corrida pela inteligência artificial.

Stein-Erik suicidou-se depois de matar a mãe. Agora, os herdeiros processam a OpenAI
Deu entrada num tribunal da Califórnia uma acção contra a OpenAI e a Microsoft. Segundo a família, o ChatGPT alimentou os delírios de Stein-Erik Soelberg sobre uma vasta conspiração contra ele.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade