Ilustração sobre a Localidade

História

O burgo de Leiria se desenvolveru a partir do morro onde está implantado o castelo. Depois do século XIII desceu encosta abaixo, até chegar à beira do rio Lis. Leiria nasceu da Collipo romana, fundada no século I a.C, que terá existido na colina de São Sebastião, nas proximidades de Andreus.

Todo o burgo esteve sob domínio dos mouros, até que em 1135, D. Afonso Henriques conquistou o castelo, atribuindo-lhe foral em 1142. A fortaleza foi reconstruída por D. Sancho em 1192, que lhe atribuiu foral em 1195. Neste ano verificou-se o derradeiro ataque dos muçulmanos.

Apesar de Afonso III, em 1254, reunir cortes em Leiria, apenas no reinado de D. Dinis o castelo seria decretado residência real (nesta altura foi doado a Santa Isabel de Aragão juntamente com a alcaidaria). A partir daí, deu-se a expansão da povoação para fora das muralhas protectoras do castelo. As muralhas cercaram novamente a vila pois os perigos de novas guerras com Castela estavam sempre presentes.

Em 1385 teve início a Dinastia de Aviz com a Batalha de Aljubarrota. É nessa altura que é estabelecida a paz defenitiva com Castela. Tem início também a expansão no Norte de África.
Enquanto o reino se afirmava além fronteiras, o povoado crescia até ao rio. As ruas e praças quatrocentistas recebem as feiras medievais afamadas no reino. A conjuntura de desenvolvimento económico e social favoráveis do século XV permitiu que em Leiria fossem criadas a primeira fábrica de papel e uma das primeiras oficinas tipográficas do reino.

Foi durante o século XVI que se construíram a Sé Catedral e a Igreja da Misericórdia. Na Praça Rodrigues Lobo, centro da cidade antiga, foi edificado, também nesta altura, o Paço dos Marqueses de Vila Real. Neste local terá existido um hospital na Igreja de S. Maninho.

O poeta Francisco Rodrigues Lobo, conta, na sua poesia seiscentista sobre a Igreja do Convento de Santo Agostinho, barroca, e também das vistas panorâmicas só possíveis de alcançar do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.
Deste lugar vê-se a cidade, as Termas de Monte Real e o famoso Pinhal de Leiria, base das caravelas usadas nos Descobrimentos Portugueses. Este secular pinhal existe até hoje e continua a circundar a Lagoa da Ervedeira.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Novo Certificado do Tesouro arranca na segunda-feira e dá juro médio de 2,71% ao ano
IGCP lança quinta série do Certificado do Tesouro com juros crescentes. Valor mínimo de investimento é 1000 euros. Produto tem dez anos, mas resgate pode ser possível ao fim de um ano.

O que fazer? Sexta é dia de brindar e julgar que se dança
Uma feira de cerveja artesanal, outra de Alvarinho, outra medieval. E ainda Acid Acid, Lisb-On e Um Julgamento - Depois do Inimigo do Povo.

PS e Chega aprovam devolução de propinas à revelia da AD, PSD aponta risco de défice
Apesar dos votos contra do PSD, do CDS, da IL e da abstenção do PCP, o projecto do PS para tornar o prémio salarial cumulável com o IRS Jovem foi aprovado no Parlamento.

Prémio Inventor Europeu honra inovações em saúde, energia, alimentação e reciclagem
A cerimónia de entrega do Prémio Inventor Europeu 2026, promovido pelo Instituto Europeu de Patentes, realizou-se nesta quinta-feira em Berlim, na Alemanha.

Nova app da NOS quer ser os olhos de quem não vê
A aplicação é alimentada por inteligência artificial e foi desenhada para apoiar pessoas cegas ou com baixa visão na interpretação do espaço que as rodeia através da câmara de um smartphone.

Tottenham “perde a cabeça” e investe 99 milhões de euros em Mateus Fernandes
Médio formado no Sporting é caso de sucesso na Liga inglesa, onde chegou pela mão do Southampton, seduziu o West Ham, que triplicou o preço pago aos “leões”, e bateu agora recorde dos “spurs”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade