Ilustração sobre a Localidade

História

O burgo de Leiria se desenvolveru a partir do morro onde está implantado o castelo. Depois do século XIII desceu encosta abaixo, até chegar à beira do rio Lis. Leiria nasceu da Collipo romana, fundada no século I a.C, que terá existido na colina de São Sebastião, nas proximidades de Andreus.

Todo o burgo esteve sob domínio dos mouros, até que em 1135, D. Afonso Henriques conquistou o castelo, atribuindo-lhe foral em 1142. A fortaleza foi reconstruída por D. Sancho em 1192, que lhe atribuiu foral em 1195. Neste ano verificou-se o derradeiro ataque dos muçulmanos.

Apesar de Afonso III, em 1254, reunir cortes em Leiria, apenas no reinado de D. Dinis o castelo seria decretado residência real (nesta altura foi doado a Santa Isabel de Aragão juntamente com a alcaidaria). A partir daí, deu-se a expansão da povoação para fora das muralhas protectoras do castelo. As muralhas cercaram novamente a vila pois os perigos de novas guerras com Castela estavam sempre presentes.

Em 1385 teve início a Dinastia de Aviz com a Batalha de Aljubarrota. É nessa altura que é estabelecida a paz defenitiva com Castela. Tem início também a expansão no Norte de África.
Enquanto o reino se afirmava além fronteiras, o povoado crescia até ao rio. As ruas e praças quatrocentistas recebem as feiras medievais afamadas no reino. A conjuntura de desenvolvimento económico e social favoráveis do século XV permitiu que em Leiria fossem criadas a primeira fábrica de papel e uma das primeiras oficinas tipográficas do reino.

Foi durante o século XVI que se construíram a Sé Catedral e a Igreja da Misericórdia. Na Praça Rodrigues Lobo, centro da cidade antiga, foi edificado, também nesta altura, o Paço dos Marqueses de Vila Real. Neste local terá existido um hospital na Igreja de S. Maninho.

O poeta Francisco Rodrigues Lobo, conta, na sua poesia seiscentista sobre a Igreja do Convento de Santo Agostinho, barroca, e também das vistas panorâmicas só possíveis de alcançar do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.
Deste lugar vê-se a cidade, as Termas de Monte Real e o famoso Pinhal de Leiria, base das caravelas usadas nos Descobrimentos Portugueses. Este secular pinhal existe até hoje e continua a circundar a Lagoa da Ervedeira.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Lula avisa influencers brasileiros pagos pelas bets que vai atrás deles em Portugal
Declaração do presidente brasileiro foi dada por conta da repercussão da fala do influenciador Rico Melquiades, que disse que trocaria o Brasil por Portugal a partir de outubro.

Maricarmen em casa: acordo com imobiliária permite que idosa de 87 anos regresse
Acordo foi alcançado após várias horas de reuniões entre os proprietários da habitação e os advogados e familiares de Maricarmen.

Cerca de 200 polícias manifestam-se na véspera de reunião com ministro
Agentes da PSP e GNR exigem ao Governo uma valorização salarial.

Acusação no caso gémeas: Lacerda Sales e o director clínico do Santa Maria “abusaram das suas funções”
MP acusa ex-secretário de Estado, o filho de Marcelo Rebelo de Sousa e o director clínico do Santa Maria de peculato ou abuso de poder, enquanto mãe é acusada de burlar o Estado português.

O alvo era Marcelo e, aí, o Chega falhou
André Ventura manifestamente exagera quando diz agora que a decisão do MP dá razão ao Chega. O alvo do Chega foi sempre Marcelo Rebelo de Sousa, e esse tiro falhou. Editorial deMarta Moitinho Oliveira

Encceja quer atrair os milhares de brasileiros com ensino médio incompleto em Lisboa
Curso preparatório para as provas do Encceja começa nesta terça-feira, 29 de setembro, na Universidade Lusófona. As aulas são realizadas no turno da noite e as inscrições são gratuitas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade