Ilustração sobre a Localidade

História

O burgo de Leiria se desenvolveru a partir do morro onde está implantado o castelo. Depois do século XIII desceu encosta abaixo, até chegar à beira do rio Lis. Leiria nasceu da Collipo romana, fundada no século I a.C, que terá existido na colina de São Sebastião, nas proximidades de Andreus.

Todo o burgo esteve sob domínio dos mouros, até que em 1135, D. Afonso Henriques conquistou o castelo, atribuindo-lhe foral em 1142. A fortaleza foi reconstruída por D. Sancho em 1192, que lhe atribuiu foral em 1195. Neste ano verificou-se o derradeiro ataque dos muçulmanos.

Apesar de Afonso III, em 1254, reunir cortes em Leiria, apenas no reinado de D. Dinis o castelo seria decretado residência real (nesta altura foi doado a Santa Isabel de Aragão juntamente com a alcaidaria). A partir daí, deu-se a expansão da povoação para fora das muralhas protectoras do castelo. As muralhas cercaram novamente a vila pois os perigos de novas guerras com Castela estavam sempre presentes.

Em 1385 teve início a Dinastia de Aviz com a Batalha de Aljubarrota. É nessa altura que é estabelecida a paz defenitiva com Castela. Tem início também a expansão no Norte de África.
Enquanto o reino se afirmava além fronteiras, o povoado crescia até ao rio. As ruas e praças quatrocentistas recebem as feiras medievais afamadas no reino. A conjuntura de desenvolvimento económico e social favoráveis do século XV permitiu que em Leiria fossem criadas a primeira fábrica de papel e uma das primeiras oficinas tipográficas do reino.

Foi durante o século XVI que se construíram a Sé Catedral e a Igreja da Misericórdia. Na Praça Rodrigues Lobo, centro da cidade antiga, foi edificado, também nesta altura, o Paço dos Marqueses de Vila Real. Neste local terá existido um hospital na Igreja de S. Maninho.

O poeta Francisco Rodrigues Lobo, conta, na sua poesia seiscentista sobre a Igreja do Convento de Santo Agostinho, barroca, e também das vistas panorâmicas só possíveis de alcançar do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação.
Deste lugar vê-se a cidade, as Termas de Monte Real e o famoso Pinhal de Leiria, base das caravelas usadas nos Descobrimentos Portugueses. Este secular pinhal existe até hoje e continua a circundar a Lagoa da Ervedeira.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

PSP tem de devolver Ferrari apreendido a suspeito de tráfico de droga
Tribunal do Porto concluiu que arguido no processo não é o proprietário do Ferrari 488 GTB apreendido. PSP já tinha personalizado o carro com cores e símbolos desta força policial.

Mãe recorre à justiça para que jogo da apanhada seja declarado perigoso
Aluno partiu uma perna no recreio e progenitora desencadeou guerra judicial, mas juízes responderam-lhe que as correrias infantis “são muito mais saudáveis” do que ficar a olhar para o telemóvel.

Governo recua: repõe três dias de férias e deixa cair despedimento nas médias empresas
Proposta considerada insuficiente pela UGT também traz mudanças na amamentação e na formação, mas não mexe no banco de horas individual nem nas regras do outsourcing.

PSP desmantela rede de falsos estafetas que usavam apps para distribuir droga
PSP deteve seis suspeitos de tráfico de droga, que usavam apps e se faziam passar por estafetas de plataformas de distribuição, em Lisboa.

Cotrim Figueiredo admite que as suas reformas teriam “custos de transição”
O candidato presidencial diz que em Belém trataria um Governo do Chega como o de qualquer outra cor política, mas não hesitaria em pedir a fiscalização de “30 diplomas por mês” se fosse necessário.

Art, Design & Wellbeing Weekend volta ao Martinhal Sagres com retrospectiva de 16 artistas
O Martinhal Sagres Family Beach Resort celebra 15 anos e, para assinalar a data, os artistas que, ao longo dos anos, estiveram em residência no hotel estão de regresso com novas obras de arte.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade