Ilustração sobre a Localidade

História

O CASTELO DE LEIRIA
Logo após a Porta de São Pedro (ou do Castelo) encontra-se um largo arborizado, que protege a fortaleza. O acesso ao seu interior é feito pela porta da Torre Sineira, que dá acesso ao Terreiro da Alcáçova. Do lado direito deste espaço, mandado erguer por D. Afonso Henriques no século XII, encontra-se a Igreja de Nossa Senhora da Pena. No reinado de D. João I, esta igreja foi reconstruída. A capela-mor e o portal apresentam estilo gótico. O arco que faz a ligação entre o coro e a nave é em estilo manuelino. Ainda neste local se ergue a Torre de menagem e do lado oposto o Paço, uma construção gótica, com traça muito elegante. Apresenta dois torreões, uma galeria panorâmica e no corpo central existe um grande salão.
Entre 1898 e 1944, o castelo foi restaurado por Ernesto Korrodi. Junto da entrada do castelo e do antigo Paço Episcopal (setecentista), ergue-se a Igreja de São Pedro, em estilo românico. Construída no século XII, apresenta uma só nave e portal ricamente trabalhado.

A SÉ
Construída entre 1559 e 1574, a Sé de Leiria apresenta três naves com influências do gótico. No altar-mor apresenta um retábulo do século XVI, maneirista, feito por Simão Rodrigues. O terramoto de 1755 provocou grandes estragos, mas foi reconstruída logo a seguir. O clautro situa-se na cabeceira do templo.

A CIDADE VELHA
A Rua Direita, actual Rua Barão de Viamonte e que começa no largo onde está implantada a Sé, é o actual Eixo da Cidade Velha. O que mais distingue esta rua são as inúmeras casas com cantarias medievais e algumas com varandas de ferro. Os candeeiros de iluminação são em ferro pintado a verde. Ainda por aqui se encontram as velhas mercearias, oficinas de artesãos e cafés.

A IGREJA DA MISERICÓRDIA E A JUDIARIA
Em 1544, na judiaria, a Igreja da Misericórdia foi construída em cima das ruínas da Sinagoga. Com três naves e capelas laterais em talha dourada, esta Igreja foi reconstruída no século XVIII. Junto à Sinagoga situa-se uma tipografia (fundada no século XIV) de grande importância. Foi de lá que saiu a primeira obra científica impressa no país, o "Almanach Perpetuum", impresso em 1495.

A CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
No final da rua fica o Largo Cândido dos Reis, onde na Casa dos Ataídes surge a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XIX. Daqui pode serguir-se a Rua João de Deus e a Rua do Comércio até à Praça Rodrigues Lobo. Deixa-se o coração da antiga cidade, seguindo para o Largo 5 de Outubro, onde está o edifício do Banco de Portugal, em estilo neo-barroco. A obra esteve a cargo de Korrodi Cruze.

A FONTE LUMINOSA
No centro da praça, está a escultura de Lagoa Henriques, representativa do Lis e do Lena, que se ergue na fonte luminosa. Não deixe de atravessar a rua e visitar o Jardim Luís de Camões.

A IGREJA DO ESPÍRITO SANTO
A Igreja do Espírito Santo, construída no século XVIII (possui uma escultura do Espírito Santo, quinhentista), e a fonte Grande (de setecentos) situam-se no Largo Alexandre Herculano.
Alcança-se a Igreja do Convento de Santo Agostinho seguindo pela Rua Tenente Valadim. Apresenta uma imponente fachada barroca e, na capela-mor, um retábulo de pedra, da autoria de Korrodi

O MOINHO DO PAPEL
Existe uma peça única no Largo de Infantaria 7, o Moinho do Papel, construído no século XV (1411). Aí está também o Monumento aos Mortos da Grande Guerra. O Santuário de Nossa Senhora da Encarnação situa-se no Monte de S.Gabriel, em frente ao moinho do papel. Apresenta um monumental escadório barroco. Com uma panorâmica espectacular, atrai curiosos e peregrinos. A Igreja é rodeada por galilé (galeria com arcos). Os azulejos que revestem o interior de uma só navesão seiscentistas. Na capela-mor existe um lanterim (fresta) que deixa entrar a luz. Há ainda uma sala de ex-votos.

O CONVENTO DA PORTELA
O Convento da Portela, também conhecido por Igreja de São Francisco, é um edifício que vale a pena visitar. Tem data de 1904 e apresenta estilo neo-românico.

O SANTUÁRIO DO SENHOR DOS MILAGRES
O Santuário do Senhor dos Milagres, em estilo barroco, foi construído durante o século XVIII na localidade de Milagres. Apresenta painéis de azulejos e mármores embutidos.

A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA LUZ
A Igreja Matriz de Maceira, dedicada a Nossa Senhora da Luz, é uma construção do século XVI. A porta lateral apresenta estilo manuelino. No interior destacam-se a pia baptismal, manuelina, o retábulo renascentista com a Deposição de Cristo, o púlpito e os azulejos mudéjares.

POVOAÇÃO DE CORTES
A seguir ao vale do Lis e das encostas de vinha de Barreira, surge Cortes. Nesta povoação bastante antiga erguem-se moinhos e azenhas e também grandes casas solarengas. A Igreja Matriz apresenta talha dourada abaixo das nervuras da abóbada de construção quinhentista.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Vance ao lado de Trump é uma má notícia para a Ucrânia
O candidato republicano a vice-presidente é uma das vozes mais estridentes na oposição ao apoio norte-americano a Kiev. O senador defende negociações que comprometem soberania da Ucrânia.

Novo Governo britânico apresenta plano para “tirar o pé do travão” do Reino Unido
Carlos III leu o programa do executivo trabalhista de Starmer, que inclui a habitação, a economia, a transição energética e as infra-estruturas nas prioridades para o país alcançar a “estabilidade”.

Governo apresenta proposta de alteração do sistema de avaliação dos médicos
Secretário-geral do SIM, Nuno Rodrigues, diz que sistema está completamente desadequado e torna o sector da saúde privado e o estrangeiro atractivos para o início da carreira dos médicos.

Montenegro cancela viagem a Oxford por estar com gripe, mas recebe partidos na sexta-feira
O PÚBLICO confirmou junto do gabinete do primeiro-ministro que Montenegro está engripado. Por essa razão, o também líder do PSD foi obrigado a cancelar presença numa cimeira em Oxford.

Inaugurado espaço em Lisboa para acolher quem vive na rua há menos de um mês
Carlos Moedas aproveitou a iniciativa para recordar a abertura do projecto “Unidade Municipal de Emprego e Autonomia”, em Março deste ano, que apoia 15 pessoas.

No Vale da Mata as vinhas são podadas duas vezes por ano
Na apresentação dos novos Vale da Mata falou-se de uma técnica que atira as vindimas para Novembro, de forma a termos vinhos frescos e menos alcoólicos. É a engenharia face às alterações climáticas.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade