Ilustração sobre a Localidade

Gastronomia

A gastronomia local é marcada pela criatividade popular, que em tempos difíceis, na falta de alguns alimentos, enriqueceram outros criando pratos populares, mas de grande sabor.

Na sua zona costeira, os frutos do mar são a base da gastronomia local, com magníficas sopas de marisco, grelhados de peixe fresco e caldeiradas suculentas e o bacalhau, uma presença constante na culinária portuguesa.

Nas serras, a gastronomia faz uso da carne e das verduras e hortaliças. Entre os inúmerosd exemplos temos a sopa saloia de hortaliça e feijão, a carne de porco, utilizada nos enchidos, o cozido à portuguesa, os queijos de ovelha e cabra e a broa de milho.

Quando se fala na tradição da doçaria, não pode-se deixar de mencionar a rica doçaria conventual, com doces feitos principalmente com ovos moles, mel, amendoas, leite e ovos.

ALCOBAÇA
Os pratos mais famosos são o Frango na Púcura, o Porco à Abade de Cister e o Cherne à Frei João. Na doçaria local destacam-se o pudim de ovos dos frades, broinhas e biscoitos e os tachinhos à Dom Abade. O Pão de Ló de Alfezeirão, as Tortas de Aljubarrota e as queijadas do Bárrio, são quase sempre regados com a doce ginginha de Alcobaça.

ALQUEIDÃO DA SERRA E MIRA DE AIRE
Nestas localidades são típicas as morcelas de arroz e os "tortulhos", pedaços de tripas de carneiro recheadas com arroz e pedacinhos de tripa.

ARRIMAL
Conhecida pela sua Caldeirada de Borrego ou de Cabrito.

LEIRIA
Com grande tradição nas Morcelas de Arroz e em Negritos e Lentriscas assadas na brasa, servidas antes da bacalhoada com migas de nabiça e broa. Não pode-se deixar de mencionar a Chanfana (guisado com carne de cabra) da Chaínça, o Leitão à moda da Boavista e a Fritada dos Peixinhos do Lis. Para terminar, prove as Brisas do Lis ou os bolinhos de pinhão, normalmente acompanhados pelo licor de leite.

OURÉM
Ourém é conhecida pelas Sopas de Verde, Sopas de Lavrador do Casal de Mata, Carneiro com batatas à Vale Travesso, Friginada com migas, Catrepe da Freixianda e o Coelho à Bruxa de Vilar dos Prazeres. Entre os seus doces, destaca-se o Bolo-de-Arco.

LOURIÇAL
As freiras do Convento das Clarissas introduziram na doçaria local, entre outros os biscoitos de azeite.

PRAIA DE VIEIRA
Famosa pelo sabor da sua Feijoada de Chocos e do Arroz de Marisco.

NAZARÉ
Como não poderia deixar de ser numa localidade situada na zona costeira, os pratos a base de peixe, como a sardinha assada, a caldeirada, os carapaus secos ao sol e o robalo assado no forno fazem a maravilha dos moradores e dos visitantes.

SÃO MARTINHO DO PORTO
Nesta localidade, costuma-se servir a sopa de Navalheiros antes do Ensopado de Enguias ou do Arroz de Lapas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Ex-ministro João Costa vai liderar agência europeia da Educação inclusiva
Antigo ministro da Educação tomará posse a partir de 1 de Janeiro de 2025.

Tribunal rejeita providência cautelar contra exploração de lítio em Montalegre
O município de Montalegre tinha apresentado um processo cautelar contra a Agência Portuguesa do Ambiente a pedir a suspensão da eficácia da Declaração de Impacte Ambiental emitida pela APA.

BCE mantém as taxas de juro em 3,75%
Autoridade monetária europeia diz que inflação está dentro do previsto, mas não surpreende e adia para Setembro eventual nova descida das taxas de juro.

BE quer reformas actualizadas no ano seguinte à atribuição e alerta para “injustiça”
Mariana Mortágua fala numa “injustiça” que “não faz qualquer sentido” e que deve ser corrigida no Parlamento.

Como grelhar peixe? Os cozinheiros do “melhor peixe do mundo” respondem
As brasas, o sal, a grelha ideal e o momento de virar o peixe — tudo inquietações para quem não dedica a vida à arte do peixe grelhado. Pedimos dicas aos mestres assadores de Matosinhos.

IL disponível para negociar OE avisa que votará contra se for semelhante aos do PS
Rui Rocha diz que o OE2025 “jamais será o orçamento do país liberal” que o partido “gostaria que fosse”, mas que a IL tentará contribuir com “medidas estruturais” e “pontuais”.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade