Ilustração sobre a Localidade

Gastronomia

A gastronomia local é marcada pela criatividade popular, que em tempos difíceis, na falta de alguns alimentos, enriqueceram outros criando pratos populares, mas de grande sabor.

Na sua zona costeira, os frutos do mar são a base da gastronomia local, com magníficas sopas de marisco, grelhados de peixe fresco e caldeiradas suculentas e o bacalhau, uma presença constante na culinária portuguesa.

Nas serras, a gastronomia faz uso da carne e das verduras e hortaliças. Entre os inúmerosd exemplos temos a sopa saloia de hortaliça e feijão, a carne de porco, utilizada nos enchidos, o cozido à portuguesa, os queijos de ovelha e cabra e a broa de milho.

Quando se fala na tradição da doçaria, não pode-se deixar de mencionar a rica doçaria conventual, com doces feitos principalmente com ovos moles, mel, amendoas, leite e ovos.

ALCOBAÇA
Os pratos mais famosos são o Frango na Púcura, o Porco à Abade de Cister e o Cherne à Frei João. Na doçaria local destacam-se o pudim de ovos dos frades, broinhas e biscoitos e os tachinhos à Dom Abade. O Pão de Ló de Alfezeirão, as Tortas de Aljubarrota e as queijadas do Bárrio, são quase sempre regados com a doce ginginha de Alcobaça.

ALQUEIDÃO DA SERRA E MIRA DE AIRE
Nestas localidades são típicas as morcelas de arroz e os "tortulhos", pedaços de tripas de carneiro recheadas com arroz e pedacinhos de tripa.

ARRIMAL
Conhecida pela sua Caldeirada de Borrego ou de Cabrito.

LEIRIA
Com grande tradição nas Morcelas de Arroz e em Negritos e Lentriscas assadas na brasa, servidas antes da bacalhoada com migas de nabiça e broa. Não pode-se deixar de mencionar a Chanfana (guisado com carne de cabra) da Chaínça, o Leitão à moda da Boavista e a Fritada dos Peixinhos do Lis. Para terminar, prove as Brisas do Lis ou os bolinhos de pinhão, normalmente acompanhados pelo licor de leite.

OURÉM
Ourém é conhecida pelas Sopas de Verde, Sopas de Lavrador do Casal de Mata, Carneiro com batatas à Vale Travesso, Friginada com migas, Catrepe da Freixianda e o Coelho à Bruxa de Vilar dos Prazeres. Entre os seus doces, destaca-se o Bolo-de-Arco.

LOURIÇAL
As freiras do Convento das Clarissas introduziram na doçaria local, entre outros os biscoitos de azeite.

PRAIA DE VIEIRA
Famosa pelo sabor da sua Feijoada de Chocos e do Arroz de Marisco.

NAZARÉ
Como não poderia deixar de ser numa localidade situada na zona costeira, os pratos a base de peixe, como a sardinha assada, a caldeirada, os carapaus secos ao sol e o robalo assado no forno fazem a maravilha dos moradores e dos visitantes.

SÃO MARTINHO DO PORTO
Nesta localidade, costuma-se servir a sopa de Navalheiros antes do Ensopado de Enguias ou do Arroz de Lapas.

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

Ainda não há comentários para este artigo.

Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast

NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

Estudantes brasileiros em Coimbra promovem debate sobre O Agente Secreto
Exibição do filme acontece neste sábado, às 16h30, seguido de discussões com especialistas. Objetivo é falar da cultura brasileira e das ditaduras enfrentadas por Brasil e Portugal.

Em família, pelo mundo maia de mochila às costas
A viagem tinha como destino a Guatemala, mas tirando proveito dos voos mais baratos para Cancún quisemos aproveitar e conhecer os três países com herança maia: México, Belize e Guatemala.

Turquia emite mandado de detenção por genocídio contra Benjamin Netanyahu
Procuradoria-Geral de Istambul acusa primeiro-ministro israelita e outros membros do seu Governo por alegados crimes contra a humanidade e genocídio.

Esquerda olha para Mamdani como um “raio de luz e esperança” para aprender a ser optimista
A vitória de Zohran Mamdani em Nova Iorque atravessou o Atlântico e está a inspirar a esquerda em Portugal como prova de que é possível vencer a extrema-direita com um discurso optimista.

Despacho sobre Spinumviva pode ser “presente de Natal”, Montenegro está “tranquilo”
Procurador-geral da República comentou andamento da investigação sobre Spinumviva e Operação Influencer. Montenegro diz aguardar com naturalidade.

Eleições no Benfica: mais de 35 mil sócios votaram até ao meio dia
Rui Costa e João Noronha Lopes disputam a segunda volta este sábado. A afluência às urnas foi, na primeira hora e meia, cerca “do dobro” da que se verificou no mesmo período na primeira volta.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal REGIAOCENTRO.ORG

Termos de Serviço

Privacidade